Resumo - Somos seres pensantes e temos a impressão que somos inteligentes e que nós que dominamos nosso cérebro, será que é assim que funciona?



Encarando as dificuldades como desafios!



Vocês não têm ideia de como eu gosto de escrever pra vocês!

É realmente um prazer!

Vamos conversar, na realidade eu adoraria ouvir um pouco sobre vocês, não se acanhem, podem me escrever, que eu responderei.

A questão de hoje é:

O que você faz quando está diante uma dificuldade?

Enfrenta?

Corre?

Trava?

Ou encara como um desafio?

Somos seres pensantes e temos a impressão que somos inteligentes e que nós que dominamos o nosso cérebro. Pois eu tenho uma notícia pra você.

O seu cérebro que te domina, não o contrário!

A neurociência, segundo Paul McLean - o precursor deste estudo -, explica que temos três cérebros, o Reptiliano, o Límbico e o Neocórtex. Cada um com funções distintas, mas que se comunicam com perfeição.

A parte Reptiliana é a que lida como se ainda estivéssemos nas era das cavernas e que precisamos lutar para sobreviver, ele tem memórias de quando ainda estávamos na caverna, e é também a parte do cérebro que buscamos dados que estão no automático, por exemplo, quando pequenos aprendemos a dar laço no tênis, foi difícil, nesta fase quando aprendemos alguma coisa usamos o Neocórtex, mas quando entra no automático, “migra” para o reptiliano.

O Cérebro Límbico lida com nossas emoções.

E o Neocórtex lida com o conhecimento, com a força de vontade, com planejamento, com pensamento lógico.

Então, se você recebe um desafio, ou tem um problema a resolver, para tomar qualquer decisão possível, e sair da zona de conforto, você terá que se esforçar e recorrer ao seu Néocortex, e para usá-lo é necessário romper a barreira da zona de conforto e, literalmente, criar um desconforto!

Pois, se você sempre utilizar seu cérebro “normal”, este será o cérebro reptiliano, que é o instinto de sobrevivência, ou seja, o da preguiça, do se manter na zona de conforto que é o que te mantém utilizando e gastando o mínimo do seu corpo e assim sobreviver, com o mínimo de esforço… bacana né?

Ou seja, assim como na natureza, quando uma lagarta vira uma borboleta, ou uma semente para brotar, para criar algo novo, devemos sentir algo como no mínimo um desconforto!

Presta atenção se você quer mudar de emprego, conquistar aquele crush, eliminar peso, ganhar massa muscular, correr 5 km, ou deseja fazer qualquer coisa diferente do que faz hoje, você PRECISA sair da zona de conforto, vai ter que se esforçar e MUITO, se não, nada muda!

Valeu galera!

Até a próxima!



Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

marina.strachman@gmail.com

Fonte da imagem: https://www.google.com/search?q=tres+cerebros+humanos&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjwwcCcn5rbAhXHjJAKHQtnAQQQ7AkIMw&biw=1366&bih=662#imgdii=2dK1IqzTGSvYCM:&imgrc=IigSvdpPK8zAFM: