ENTREVISTA COM MOISES LOBOS PARA A 63ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

por BERE ADAMS

Apresentação: Tive a satisfação de conhecer Moisés Lobos através de uma rede social. Ele está à frente do CINEMAGIA 3D, que utiliza o cinema como ferramenta para desenvolver a Educação Ambiental. Conforme apresentado no site cinema3d.com.br, o CINEMAGIA 3D é o primeiro cinema 3D itinerante no Brasil com sistema 3D polarizado, o mesmo usado nos grandes cinemas pelo mundo. Utilizar este recurso para desenvolver a Educação Ambiental, certamente, contribui para o afloramento da sensibilidade ambiental, considerando-se que o cinema propicia as mais diversas emoções envolvendo os sentidos. Vamos conhecer mais sobre este recurso e como ele é utilizado em atividades de Educação Ambiental, nesta entrevista.

Bere – Moises, é um prazer tê-lo como mais um entrevistado nesta 63ª edição da revista Educação Ambiental em Ação e te agradeço por aceitar o convite, muito obrigada! Para começar, conte-nos o que é o CINEMAGIA 3D, quais as localidades que atende atualmente, e como este está vinculado à Educação Ambiental:

Moises – Olá Bere! Eu quem agradeço pelo convite. O Cinemagia 3D é uma companhia de cinemas 3D itinerantes, que atua, principalmente, em toda a Região Sul do Brasil e no Estado do Mato Grosso do Sul. O nosso carro chefe é o filme "O PLANETA PEDE SOCORRO", de cunho ambiental.

Bere – No que consiste a técnica de Cinema 3D?

Moises – Nós trabalhamos com a mesma tecnologia dos cinemas 3D. Com o uso de óculos polarizados, tela especial e sistema de projeção especial, o filme tem efeitos tridimensionais que fazem com que os objetos pareçam saltar da tela com um realismo incrível.

Bere – Desde quando existe CINEMAGIA 3D, e qual é o público alcançado durante esta trajetória?

Moises – O Cinemagia 3D surgiu há quase onze anos, em 7 de Setembro de 2007. É difícil dizer qual o público atingido até hoje, mas estimamos que passe de 900 mil espectadores.

Bere – Por que você considera importante enfocar a Educação Ambiental a partir deste recurso?

Moises – Porque as sensações que os efeitos 3D proporcionam tornam a mensagem do filme inesquecível. Unir tecnologia e diversão ajudam muito na nossa missão de informar e educar as pessoas sobre como ajudar a manter nosso planeta saudável.

Bere – Quais os filmes em cartaz?

Moises – Normalmente trabalhamos com o "O Planela Pede Socorro", "O Trenó Maluco" e "A Era do Gelo" para o período do Natal e também temos filmes apenas lúdicos, como o "Realidade Virtual" e "Rexy o Dinossauro".

Bere – Qual a faixa etária que pode acessar o CINEMAGIA 3D?

Moises – Aconselhamos pessoas acima de 4 anos, pois as crianças muito pequenas ainda não conseguem diferenciar o filme 3D da realidade e podem se assustar um pouco. Já tivemos espectadores com mais de 80 anos que relataram ser uma das experiências mais fantásticas que tiveram. Com isso, eu diria que todos adoram o Cinemagia 3D.

Bere – Quando as seções são realizadas, qual é a reação das crianças e dos adultos?

Moises – As crianças e os adultos tentam pegar os objetos no ar, tentam desviar, levam uns sustinhos, de vez em quando, e dão muita risada. É muito legal ver a reação deles.

Bere – Qual é a visão dos educadores em relação ao cinema 3D como ferramenta de Educação Ambiental?

Moises – Muitos dos educadores com os quais trabalhamos utilizam o nosso cinema 3D como ferramenta essencial em seus projetos e, normalmente, pedem para voltarmos.

Bere – Quais foram os espaços que já receberam o Cinemagia 3D?

Moises – Tantos que é impossível relatar aqui. Feiras do livro, inúmeras escolas - tanto públicas quanto particulares, feiras, eventos culturais e ambientais, eventos natalinos e assim vai. Com certeza, foram mais de 200 escolas atendidas e o mesmo número de prefeituras e eventos.

Bere – Quais as estruturas que são oferecidas?

Moises – Atualmente temos quatro estruturas. Dois infláveis em formato de Hangar 6x6m, um inflável em formato de iglu, com 8m de diâmetro, e a sala-lego, que é de treliças e montada dentro de espaços fechados. Todas com capacidade de 35 pessoas por sessão.

Bere – Para encerrar, você acha que este recurso pedagógico contribui de forma significativa para a Educação Ambiental? Por quê?

Moises – Com certeza! Podemos notar, principalmente, pela reação dos alunos e crianças que vêem o filme. O resultado nos trabalhos realizados pelos professores, após as sessões, e pelos comentários deles, ao saírem do cinema. Alguns já saem recolhendo o lixo do chão. Muito legal!

Bere – Se alguma escola ou instituição quiser acessar este recurso, como deve proceder?

Moises – A maneira mais fácil é entrar em contato, via e-mail, através do endereço: ecologiaeco3d@gmail.com ou marcelo@cinema3d.com.br

Também, pelo telefone/whats: (48) 9 9660-8883 ou (47)30182288 até mesmo pelo site www.cinema3d.com.br

Bere – Nós, da equipe da revista, somos muito gratos a você por podermos compartilhar aqui as experiências do Cinemagia 3 na utilização deste recurso pedagógico para a Educação Ambiental, muito obrigada!

Bere Adams e equipe da revista Educação Ambiental em Ação