AS PÓS-GRADUAÇÕES EM MEIO AMBIENTE ESTÃO EM ALTA NO MUNDO TODO


Preocupar-se pelo meio ambiente e fazer parte da mudança climática é possível com conhecimento e estudos acadêmicos


Ser amigável com o meio ambiente é um assunto que passou de ser tratado por pessoas com conhecimentos específicos na área, a ser abordado também por profissionais de diferentes disciplinas. O motivo? O aumento de programas acadêmicos que oferecem aos estudantes a possibilidade de serem atores ativos da mudança climática e não apenas simples espectadores, como acontecia anos atrás.


As universidades e institutos de educação de nível superior, do mundo todo, deram início à criação de programas que oferecem diferentes enfoques, considerando as bases conceituais, teóricas e práticas dos postulantes. Desta maneira, os estudos do Meio Ambiente e áreas relacionadas, se transformaram na opção preferida por recém-formados de carreiras — não necessariamente relacionadas — mas sim com interesses particulares sobre o assunto.


No Brasil, assim como em outros países da América Latina, os cursos, carreiras e principalmente as pós-graduações, estão na ordem do dia. Gestão, Planejamento, Educação, Direito e Auditoria são apenas algumas das orientações pelas as quais os profissionais interessados nesta área podem optar para otimizar sua formação numa área cada vez mais importante e de amplia projeção no âmbito laboral.


As instituições de ensino sabem que a maioria dos estudantes que buscam uma especialização nesta área vêm de carreiras que não estão relacionadas a este assunto. Por este motivo o conteúdo dos cursos foram pensados para perfis de todo tipo, para que possam ter a oportunidade de se preparar e contribuir para a transformação ambiental” manifesta Keli Campos, Gerente de Conteúdos do buscador de cursos Educaedu.


No buscador educativo online é possível encontrar opções de estudo em reconhecidas universidades da América Latina. Na Argentina e no Chile, por exemplo, as duas universidades que se destacam no Educaedu são a Universidad Finis Terrae do Chile, que oferece, por exemplo, uma pós em Meio Ambiente: Gestão, Avaliação e Direito Ambiental, e na Argentina, a consultora Servicios Normativos que oferece cursos como Gestão Integrada, Qualidade e Meio Ambiente, Riscos Laborais e Responsabilidade Social Empresarial.



Para os que preferem realizar uma especialização online, o Brasil se destaca pelos cursos da Wpós e Unyleya, os quais fazem ênfases em Licenciamento, Saneamento, Vigilância Sanitária e Direito Ambiental, entre outros.


Na Europa, um dos países que predominam por seus planos de estudos inovadores no Meio Ambiente, é a España, onde os usuários da América latina têm a possibilidade de realizar um curso, inclusive a distância, e obter títulos de universidades como a Escuela Europea de Negocios – EEN e a Fundación Universitaria Iberoamericana – FUNIBER”, afirma a Gerente de Conteúdos.


A oferta é ampla em todos os países e o momento de realizar uma especialização é agora pois o mercado está em alta para estes profissionais.


https://www.educaedu-brasil.com/gestao-ambiental