PANCS: AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS

Equipe eCycle

 

Para ter uma alimentação mais saudável, inclua as Pancs nas suas refeições diárias

 

As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. A sigla é bem autoexplicativa... Fazem parte das Pancs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Contribui também o fato de elas não serem facilmente encontradas em mercados e geralmente serem consideradas "mato", "ervas daninhas" ou "invasoras" por crescerem espontaneamente junto com plantas que cultivamos. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação.

 

Mas nem sempre as coisas foram assim, antigamente as Pancs eram consumidas, mas a falta de contato com a natureza que a vida na cidade proporcionou principalmente a partir do século XX, esses alimentos começaram a ser esquecidos. Estima-se que o número de plantas consumidas pelo homem caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos. Só no Brasil há uma biodiversidade enorme a ser pesquisada que possui esse potencial - estima-se que o país tenha em torno de dez mil plantas com potencial uso alimentício.

Para se ter uma ideia, a rúcula que consumimos hoje era considerada erva daninha há pouco tempo. Também são consideradas Pancs as plantas que são subaproveitadas, como a bananeira - além dos frutos, os mangarás (corações ou umbigos) podem ser aproveitados mas acabam desperdiçados.

 

Comece a incluir as Pancs em sua alimentação. Essas plantas podem ser utilizadas em várias receitas. Não se esqueça depois de fazer a compostagem do resto de alimento que sobrar para contribuir com o meio ambiente.

 

Confira alguns exemplos de Pancs:

Begônia

Suas flores podem ser consumidas cruas em saladas. Também caem bem com geleias e mousses.

Dente-de-leão

Os dentes-de-leão têm muitos fitonutrientes. Possuem vitaminas A e C, e as flores e folhas podem ser consumidas. As raízes torradas também podem compor uma bebida.

Vinagreira (Hibisco)

As folhas jovens e as pontas dos ramos são comestíveis, assim como a flor e as sementes. Pode ser consumida crua, refogada ou cozida.

Serralha

A serralha é fonte de vitaminas A, D e E e pode ser utilizada em saladas - seu sabor é parecido com o do espinafre.

Araçá do campo

Da família da goiaba, a fruta possui vitamina A, B e C, antioxidantes, carboidratos e proteínas.


Fontes: Como fazer hortaPortal VeganismoNosso Futuro RoubadoPaladar Estadão

 

Fonte: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/5387-pancs-as-plantas-nao-convencionais-que-tambem-podem-ser-consumidas-na-alimentaasao.html