IDEIAS DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ESTRATÉGICO NO BRASIL

Autor: João Marcio Júlio, estudante do 6º período de Desenho Industrial pela Universidade Paulista-Unip-Bacelar. /joaomarciojulio@gmail.com/

 

O que vemos hoje dentro do cenário nacional é fruto dos esforços conjuntos de cada brasileiro, visto que tudo o que temos ou que desenvolvemos, é reflexo do nosso momento, seja no âmbito intelectual, econômico, social ou tecnológico. Partindo do fato de que uma sociedade é composta na sua base por cidadãos, e o conjunto nos leva a Nação; creio ser necessário que cada partícula da mesma faça a sua parte para o desenvolvimento sustentável em termos gerais do nosso Brasil. Como estudante de Desenho Industrial - Projeto de Produto na Universidade Paulista-UNIP-Bacelar, creio ser um dever cívico desejar a evolução desse nosso País, tendo como foco a tecnologia que devido a descasos históricos, não demonstra um pungente desenvolvimento, para tanto através de estudos de formas e de composição de ideias, demonstro através de desenhos possibilidades que podem vir a acrescentar na área de desenvolvimento estratégico Brasileiro.

A imagem acima é uma representação ‘do que pode vir a ser’ o local no qual futuramente os estudos vistos a seguir podem ser desenvolvidos, embora a parte arquitetônica não seja a área de atuação de um Designer, a estrutura foi pensada no intuito de preservar o sigilo das atividades nela desempenhadas, eu a denominei como “Seção 2-2-5”.

 

 

A ideia desse jipe em questão não tem um primor técnico mais apurado, pois foi desenvolvido num período anterior aos meus estudos acadêmicos, embora já tivesse frequentado o curso de desenho da Escola de Artes de Osasco. A ideia prima por dar proporção a um conjunto de componentes frontais colocados de forma assimétrica, como proposta de expressão de estilo diferenciado.

Devido ao conhecimento aprofundado do Design de aeronaves, através de leitura de revistas e livros sobre aviões de combate desenvolvi o desenho acima utilizandocomo base os visuais dos caças Super Tucano, AMX, e Gripen. Denominei-o como AMX IIGuararapes”.

 

O Helicóptero “Cascavel” é uma representação do que seria uma versão nacional de uma aeronave de ação ostensiva, sendo o nome oriundo das funções do canhão frontal de 30mm e do dispositivo de manobras posicionados na cauda onde o leme e o corpo do rotor traseiro gira 360° além de fazer girar a hélice. Seus dois casulos aerodinâmicos também podem ser equipados com duas metralhadoras M.A.G.30, e dois lança foguetes.

O desenvolvimento da ideiadesse Motor foi ao longo de estudos e leitura de textos especializados em que imaginei um ventilador sem pá estilo Air Multiplier colocado à frente da turbina para que assim fizesse girar uma hélice num efeito cata vento, sendo o ventilador alimentado pela energia elétrica gerada por um reator atômico localizado dentro do Spinnerinterno que, por conseguinte comprime o ar através do estrangulamento do diâmetro interno da saída de gases devido ao seu formato ogival,e aquecendo o ar e queimando o combustível, através de resistência elétrica localizada no seu interior. O reagente ideal seria o que gera eletricidade através do aquecimento, pois possibilitaria um funcionamento sustentável.

A ideia acima é a expressão do que poderia vir a ser um avião invisível Brasileiro e seu propulsor o Turbo reator mencionado anteriormente. Conhecedor do estilo de aviões desse tipo de outras nacionalidades percebi que o Design sempre se diferencia pelo aspecto geométrico dos componentes do avião fazendo com o que o mesmo seja diferente dos aviões convencionais dificultando (creio eu) assim seu rastreamento por radar.

Anexo: Ideias e evolução;

Não quero deixara ideia de que estes desenhos sejam de um “visionário”, mas sim de um estudante de Desenho Industrial que se propôs a deixar a disposição ideias que possam futuramente servir de inspiração para projetos de T.C.C., sei que não seria fácil pesquisar a maior parte dos assuntos tratados nessa coletânea, mas como disse J.F.Kennedy: “Vamos nos propor a fazer não por que é fácil, mas por que é difícil”!

 

Bibliografia

 

Edição 66 - Revista Asas

creditorial.com.br/Portal/edicoesAnteriores/edicao66.aspx

ASAS 66 (Abril/Maio de 2012) *Plano de Voo: Malvinas ou Falklands ... *Area 51, O Ninho das Aves Negras *Aviação Naval Mexicana, Primeira Linha na ...

Edição 44 - Revista Asas

creditorial.com.br/portal/edicoesAnteriores/edicao44.aspx

Gavião Peixoto - A Nossa Área 51 * Luxo e Tecnologia - A Aviação Executiva da Embraer * Staggerwing - Glamour em Duas Asas * Phantasmas no Golfo

www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/.../Cancelamento-do-Projeto-VBTP-M113-BR/.

www.aereo.jor.br/.../a-29-super-tucano-pode-ser-um-dos-substitutos-do-a-10-thunder...

REVISTA ASAS 83 (Fevereiro/Março de 2015)

*AVEX-Presente e Futuro

Edição 9 | Mundo Estranho

mundoestranho.abril.com.br/revista/9/

1 de nov de 2002 - Por que a potência de um motor é medida em cavalos? access_time 18 abr .... Como funciona o novo motor hipersônico? access_time 18 abr ...

Foto de caça invisível chinês eleva temor de escalada militar na Ásia...

www.cavok.com.br › Inicio › Militar

5 de jan de 2011 - Alguns especialistas sugeriram que o avião pode ser uma maquete, em vez de um protótipo totalmente funcional de um caça invisível – assim ...

Esta frase, no histórico discurso de Kennedy, me marcou para sempre...

Vídeo para JFK: VAMOS FAZER NÂO POR QUE É FACIL, MAS POR QUE É DIFICIL 0:36

https://www.youtube.com/watch?v=o8VTYfA4Qis