OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AS CAPIVARAS E INFESTAÇÃO POR CARRAPATOS NO LAGO MUNICIPAL DE JABOTICABAL(1)

Daniel Antonichelli(2)

Rener Luciano de Souza Ferraz*(3)

Fernanda Galindo Acre(4)

Marcelo de Andrade Barbosa(5)

* Orientador.

(1) Parte do Projeto para Conclusão de Curso do primeiro autor, como um dos requisitos para obtenção da Habilitação Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente.

(2) Técnico em Meio Ambiente pelo Senac Jaboticabal. Rua 24 de maio, Jaboticabal, SP, CEP: 14870-350, E-mail: danielantonichelli@hotmail.com

(3) Prof. Me. Docente do Senac Jaboticabal e doutorando em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista. Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, Jaboticabal, SP, CEP: 14884-900, E-mail: ferraz340@gmail.com

(4) Bióloga, Esp. em Gestão Ambiental, docente do Curso Técnico em Meio Ambiente do Senac Jaboticabal, Rua 24 de maio, Jaboticabal, SP, CEP: 14870-350, E-mail: fernanda.gacre@sp.senac.br

 (5) Doutorando em Agronomia (Ciência do Solo) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista. Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, Jaboticabal, SP, CEP: 14884-900, E-mail: marceloandrade.uepb@hotmail.com

Resumo

A capivara é hospedeira de carrapatos que podem transmitir a Febre Maculosa. Objetivou-se verificar a opinião pública sobre as capivaras e infestação por carrapatos no Lago Municipal de Jaboticabal, SP. Para tanto foi aplicado um questionário com nove perguntas. Apesar dos problemas acarretados pela presença dos carrapatos, as pessoas não vêm isso como empecilho para frequentarem o Lago nem tampouco para perderem seu contato com a natureza, pois elas sabem que o problema pode ser controlado e assim promover um convívio harmonioso entre homem e natureza.

Palavras-chave: Hydrochaeris hydrochaeris, Amblyomma cajennense

Introdução

A capivara é o maior roedor atualmente vivo, chegando a medir 1,30 m de comprimento e 0,50 a 0,60 m de altura (SILVA et al., 2015). Os carrapatos possuem a capacidade de transmitir uma grande variedade de agentes infecciosos, tais como vírus (SANTOS et al., 2015). A Febre Maculosa Brasileira, doença zoonótica, febril aguda, tem como agente etiológico a Rickettsia rickettsii, bactéria gram-negativa intracelular, cocobacilar pleomórfica, visível à microscopia óptica comum, sendo a mesma transmitida por carrapatos da família Ixodidae. Assim, objetivou-se com este trabalho verificar a opinião pública sobre as capivaras e infestação por carrapatos no Lago Municipal de Jaboticabal, SP, visando desenvolvimento de estratégias para a melhor convivência entre homens e animais silvestres de modo a não comprometer a fauna local.

Metodologia

O trabalho foi desenvolvido na cidade de Jaboticabal no interior do Estado de São Paulo. Foram aplicados 30 questionários (CORR, 2016), dos quais 10 no Lago Municipal, 10 na Praça Nove de Julho e 10 no Senac São Paulo, Unidade de Jaboticabal. O questionário foi composto de 9 perguntas: 1 - Qual sua escolaridade? 2 - É possível a convivência harmoniosa entre homem e animais silvestres? 3 - Em sua prática de esporte e lazer ao ar livre a presença de animais silvestres lhe agrada? 4 - As capivaras são importantes para o Lago Municipal de Jaboticabal? 5 - Está ciente de que existe ou existiu infestação por carrapatos no Lago Municipal? 6 - A infestação por carrapatos caracteriza um problema socioambiental? 7 - As capivaras devem ser removidas das imediações do lago? 8 - Quais métodos de tratamento você acredita ser mais indicado para o local e/ou para os animais? 9 - Existe necessidade de controle populacional das capivaras do lago? Os dados foram submetidos à análise descritiva em planilha eletrônica e expressos por meio de histogramas com as porcentagens de frequência de respostas (LIENGME, 2016).

Resultados e Discussão

Analisando-se a escolaridade dos respondentes, pode-se verificar que a maioria destes, 60% em média, possuem ensino médio; seguido de ensino superior, com um percentual de 17% (Figura 1A). Verificou-se que é possível a convivência harmoniosa entre homem e animais silvestres, sobretudo na opinião dos entrevistados no lago e no Senac, embora uma parcela significativa dos populares discorde desta possibilidade de convivência (Figura 1B).

Figura 1. Escolaridade dos respondentes (A) e convivência harmoniosa entre homem e animais silvestres (B). Jaboticabal, SP, 2015.

Os entrevistados no Lago Municipal (70%) informam que a presença das capivaras é agradável, enquanto que os populares da praça e do Senac posicionaram-se de forma equilibrada, de modo que metade destes (50%) acham a presença dos animais agradável enquanto que outra metade discorda desta afirmação (Figura 2A). A população amostrada no Lago crê, ligeiramente, que (60%) que as capivaras são importantes para o Lago, enquanto que os respondentes entrevistados no Senac maciçamente reportam não vêm importância destes animais para o Lago Municipal (Figura 2B).

Figura 2. A presença das capivaras agrada (A) e as capivaras são importantes para o Lago Municipal (B). Jaboticabal, SP, 2015.

Os respondentes foram unanimemente concordantes quanto a estarem cientes da ocorrência de infestação por carrapatos no Lago Municipal (Figura 3A), além de acreditarem que esta infestação caracterização um problema socioambiental (Figura 3B).

Figura 3. Ciência quanto à infestação por carrapatos no Lago Municipal (A) e se a infestação caracteriza um problema socioambiental (B). Jaboticabal, SP, 2015.

Os frequentadores entrevistados no Lago (60%) informaram que a melhor solução para o problema seria a remoção das capivaras do local, enquanto que os respondentes da praça (70%) discordam desta medida e defendem que os animais devem permanecer no local (Figura 4A). Majoritariamente, os respondentes do Senac (80%) e da praça (50%) apontam que o melhor método de controle dos carrapatos é o biológico, embora a maioria (40%) dos entrevistados no Lago informam que a vacina é o melhor método (Figura 4B).

Figura 4. Remoção das capivaras do Lago (A) e método de controle mais adequado aos animais ou ao local (B). Jaboticabal, SP, 2015.

A maioria dos populares entrevistados no Lago (90%) discordam que deva ser realizado controle populacional das capivaras do no local, divergindo da maioria dos respondentes da praça (70%) e do Senac (80%) que informaram a existência da necessidade de controle populacional destes animais (Figura 5).

Figura 5. Necessidade de controle populacional das capivaras do Lago Municipal. Jaboticabal, SP, 2015.

Conclusão

Apesar dos problemas acarretados pela presença dos carrapatos, as pessoas não vêm isso como empecilho para frequentarem o lago nem tampouco para perderem seu contato com a natureza, pois elas sabem que o problema pode ser controlado e assim promover um convívio harmonioso entre homem e natureza.

Agradecimentos

Ao Grupo de Pesquisas Agroecoenergia pelo suporte técnico no planejamento do levantamento e análise dos dados.

Referências

CORR, P. J. Reinforcement Sensitivity Theory of Personality Questionnaires: Structural survey with recommendations. Personality and Individual Differences, v. 89, n. 1, p. 60-64, 2016.

LIENGME, B. A Guide to Microsoft Excel 2013 for Scientists and Engineers. Elsevier Ltd. 2016, 1ed., 365 p.

SANTOS, T. R. B.; CASTRO, N. A.; BRETANHA, L. C.; SCHUCH, L. F, D.; FREITAG, R. A.; NIZOLI, L. Q. Estudo in vitro da eficácia de citronela (Cymbopogon wynterianus) sobre carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Science and Animal Healt. v. 3, n. 1, p. 135-149, 2015.

SILVA, L. F.; REIS JR, J. L.; BARBOSA, C. H. G.; GARDINER, C. H.; SANT’ANA, F. J. F. Aspectos anatomopatológicos do parasitismo por nematódeos da superfamília Filarioidea em capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) de vida livre no Centro-Oeste brasileiro. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 35, n. 2, p.165-168, 2015.