A LENDA E HISTÓRIA DOS MIL TSURUS

Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

veja como fazer

Description: Ave sagrada no Japão

Cegonha ou Grou

Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.

A lenda diz ainda que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças. Mais tarde, o tsuru foi associado às orações, sendo oferecidos nos templos, acompanhados de pedidos de proteção. Hoje é usado como enfeite nas festas de ano novo, batizados, casamentos, entre outras comemorações.

http://www.significados.com.br/

 

Sadako Sasaki (佐木禎子), foi uma garota japonesa que vivia distante do epicentro da bomba, juntamente com a mãe e o irmão, saiu ilesa do ataque. Mas consta que durante a fuga, eles foram encharcados pela chuva radioativa que caiu sobre Hiroshima ao longo daquele dia fatídico. Ela tinha apenas 2 anos de idade quando se tornou uma vítima da bomba atômica.

Em 3 de agosto de 1955, Chizuko Hamamoto, amiga de Sadako, visitou-a no hospital e fez para ela um origame de um Tsuru. Sua amiga lhe contou a lenda popular japonesa. Ela pediu também pela paz da humanidade. Sadako conseguiu fazer 646 Tsurus de papel e após sua morte, seus amigos fizeram mais 354, para que ela fosse enterrada com os mil Tsurus. Sadako morreu no dia 15 de outubro de 1955, seus amigos ergueram um monumento em sua memória, no Parque da Paz (em Hiroshima), e lá gravaram as seguintes palavras, “Este é o nosso grito, esta é a nossa oração. Paz na terra!”.

Description: Tsuru29

A Torre dos Tsurus é um monumento erguido em 1958, em Hiroshima, no Parque da Paz. No topo do pedestal de granito, que simboliza a montanha lendária de Paraíso Mt. Horai, está uma menina com os braços estendidos segurando um tsuru. Dentro do pedestal há um espaço para os milhares de tsurus feitos de papel colorido, enviado por pessoas de todas as partes do Japão e do mundo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sadako_Sasaki

Description: Yutaka-Toyota-Tsuru-Amor-e-Paz

Obra de Yutaka Toyota, japonês nascido em 1931, pintor, escultor, desenhista, gravador e cenógrafo.

Yutaka Toyota é um artista consagrado e muito requisitado tendo sido escolhido para fazer monumentos em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa em Arujá, Bastos, Londrina e Registro.

Na obra de Yutaka Toyota transparecem elementos intangíveis como suas, crenças, pensamentos e inspiração, através de materiais concretos e tangíveis como madeira, aço e tinta revelados nas imagens formadas pela ilusão de ótica.

Indicação de texto: Fádio Paulino

Fonte: