FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Leonardo Francisco Stahnke – Biólogo

leosinos@gmail.com

 

 

 

 

PARA ALÉM DO ENSINO TÉCNICO: EDUCAÇÃO DIALÓGICO-EMANCIPATÓRIA

Anelise Rebelato Mozzato

Editora UPF

Passo Fundo/RS, 2003, 149p.

21X14cm; Preto e Branco

 

Este livro, editado pela Universidade de Passo Fundo, visa discutir a possibilidade de um ensino para além da formação técnica, verdadeiramente humanizador, que tem como principal foco a formação para a vida, o resgate da cidadania; um ensino que segue a perspectiva crítica e emancipatória. Dentre as temáticas tratadas destaca-se a aplicação do método de investigação-ação, usado pela autora em análise a educação universitária. Em três seções o livro trata de temáticas ligadas a dialogicidade, dialética e racionalidade comunicativa no processo pedagógico. Um ponto que merece especial atenção é a discussão exposta sobre Treinamento ou Aprendizagem , na qual se compara os espaços empresariais aos educacionais, relacionando trabalho e educação.

 

 

 

 

 

 

 

CONCEITOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: TEORIAS E APLICAÇÕES

Alexandre Schiavetti & Antônio F. M. Camargo

Editora da UESC

Ilhéus/BA, 2008, 289p.

21,5x15,5cm; Preto e Branco

 

Alexandre Schiavetti e Antônio F. M. Camargo apresentam, através desta obra, elementos importantes a serem investigados para a gestão e manejo adequados de bacias hidrográficas, como seus elementos físicos, bióticos e sociais. Além desta abordagem holística, os 12 capítulos do livro trazem conceitos e aplicações que preconizam a limitação das bacias hidrográficas como unidade básica de gestão territorial, além de potencialidades do uso educativo do conceito de bacia hidrográfica em Programas de Educação Ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Hans Michael van Bellen

FGV Editora

Rio de Janeiro/RJ, 2006, 256p.

23x16cm; Preto e Branco

 

Com o objetivo de trazer para um plano mais concreto o modelo de desenvolvimento sustentável, Hans Michael van Bellen analisa diferentes sistemas de indicadores ambientais e compara a amplitude desses para a aplicação na avaliação do desenvolvimento de cidades, estados e países. Segundo o autor, é a medida apropriada do desenvolvimento que vai indicar sua sustentabilidade e demonstrar os erros e acertos das políticas públicas aplicadas e, por isso, cabe à todos o dever de monitorá-las.

 

 

 

 

 

 

 

A ECOLOGIA EM PEQUENOS PASSOS

François Michel

Companhia Editora Nacional

São Paulo/SP, 2005, 79p.

24x17cm; Preto e Branco

 

Este livro é destinado às crianças e tem como objetivo apresentar-lhes a ecologia, como afetamos a natureza e como dependemos dela. Rica em ilustrações coloridas, a obra aborda questões comuns, relacionadas à água, ar, solo e resíduos, além de temas mais específicos, como o perigo da radioatividade, os organismos geneticamente modificados e a extinção de espécies.