"Vamos sonhar com um futuro positivo para agir de forma consistente e coerente!" (Lara Lutzemberger)
ISSN 1678-0701
Número 52, Ano XIV.
Junho-Agosto/2015.
Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Contato      Números anteriores 
 
Número 52, Ano XIV.
Junho-Agosto/2015.
Apresentação

04/06/2015EDITORIAL DA 52ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
Com esta edição adentramos em nosso 14º ano de trabalho, de compartilhamento de ações ambientais a partir da educação, da cidadania, da consciência crítica, e do fortalecimento de laços entre pessoas e instituições que transformam o mundo com experiências concretas, fundamentadas nas mais atuais teorias, destacando a interdisciplinaridade das questões ambientais, o que é um grande motivo de comemoração

02/06/2003Ficha Catalográfica

Normas de Publicação

06/06/2010Como colaborar - Normas de publicação na Educação Ambiental em Ação
Aos interessados em colaborar com esta publicação enviando contribuições, esclarecemos que a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação nasceu a partir do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, em 2002 [...]

Artigos

01/06/2015EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE URUARÁ, PA
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a metodologia adotada pelos professores das escolas públicas de Uruará-Pa para o desenvolvimento de aulas de Educação Ambiental voltada para os resíduos sólidos. Para tanto, foi aplicado um questionamento com questões abertas e fechadas que abordava sobre a temática.

01/06/2015CONHECIMENTO ETNOBIOLÓGICO DE PESCADORES ARTESANAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS, NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ
O propósito deste estudo é descrever o conhecimento de pescadores artesanais do município de São João de Pirabas, nordeste paraense, acerca do comportamento, usos de hábitat, aspectos reprodutivos e migração da pescada-gó Macrodon ancylodon, buscando a valorização do conhecimento empírico.

01/06/2015TEATRO LEGISLATIVO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO ASSENTAMENTO JOSÉ EMÍDIO DOS SANTOS, CAPELA, SE
Nos últimos anos têm-se notado o aumento significativo da preocupação com a manutenção, conservação e recuperação de recursos ambientais como meios fundamentais para atingir a esperada qualidade de vida da presente e, principalmente, das futuras gerações.

01/06/2015FOGÕES ECOLÓGICOS: UMA ALTERNATIVA EFICIENTE PARA SUBSTITUIÇÃO DOS FOGÕES À LENHA CONVENCIONAIS
Este trabalho tem como premissa e escopo, análise da sustentabilidade dos fogões ecológicos uma alternativa eficiente para substituir os fogões à lenha convencional, com a proteção ambiental.

01/06/2015LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES DA FAMÍLIA EUPHORBIACEAE OCORRENTE NA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO, CAMPUS REALENGO – RJ
Levantamento das espécies da Família Euphorbiaceae no Campus Realengo da Universidade Castelo Branco realizado entre os meses de Agosto e Setembro de 2014.

01/06/2015PROCESSO DE BIODIGESTÃO ANAERÓBIA NO BRASIL: DA REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS À PRODUÇÃO DE BIOGÁS
O presente trabalho teve como objetivo apontar a biodigestão como uma solução sustentável para reduzir o acúmulo de lixo, reaproveitando-o para produção de biogás.

01/06/2015PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS SOBRE A BIOSSEGURANÇA NA UNIVERSIDADE
A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar acadêmicos de uma universidade e verificar sua percepção sobre segurança e riscos diários.

01/06/2015EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
A Educação Ambiental assume uma função de transformar, na qual a responsabilização dos indivíduos torna-se um objeto essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento, o sustentável.

01/06/2015EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO LÚDICO
A sensibilização sobre a separação de materiais recicláveis é de grande relevância para minimizar os impactos já causados.

01/06/2015RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA: RELATO DE UM ESTUDO DE CASO
Recuperar áreas degradadas é uma forma de praticar o desenvolvimento sustentável, algo importante no que tange as questões ambientais.

01/06/2015AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS POR CONSUMIDORES DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS NO CENTRO DE CAMPO GRANDE, RJ
A alimentação constitui uma das atividades humanas mais importantes. Os recursos econômicos envolvidos em alimentação, em termos de mercado, são consideráveis

01/06/2015GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: INICIATIVA PARA CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM SANTA ERNESTINA - SP
Atualmente, a população e a comunidade cientifica tem demostrado preocupação com as alterações ocorridas no planeta, de modo que os resíduos sólidos têm permeado o cerne desta inquietação.

01/06/2015ETNOZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APLICAÇÃO NA CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ANFÍBIOS ANUROS NO SUDESTE DO BRASIL
A etnozoologia estuda o conhecimento tradicional do homem sobre os animais, em foco aos processos de interação de cada comunidade com sua fauna local.

01/06/2015ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA – MG
O presente trabalho buscou analisar a intensidade e forma da realização de projetos ambientais por escolas públicas e particulares de nível fundamental do município de Ituiutaba – MG, bem como o envolvimento da comunidade escolar.

01/06/2015EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA QUESTÃO DO LIXO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DIALOGANDO COM OS ESTUDANTES
A educação ambiental nos dias atuais é de fundamental importância no tocante a preservação ambiental do nosso planeta.

01/06/2015EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HORTA ESCOLAR COMO SUBSÍDIOS PEDAGÓGICOS EM UMA ESCOLA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS, AL (RELATO DE CASO)
Os projetos de hortas escolares são de suma importância para promover a educação ambiental e o estímulo à melhoria do atributo nutricional dos envolvidos.

01/06/2015A CRIANÇA COMO AGENTE PARA A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO AMBIENTE FAMILIAR: ESTUDO DE CASO NA ESCOLINHA SALES
O presente trabalho teve como objetivo apresentar maneiras de cuidar do meio ambiente através da conscientização da importância da separação do lixo na escola.

01/06/2015AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ILHA DA MARAMBAIA, RIO DE JANEIRO, RJ
O presente estudo foi realizado na Ilha da Marambaia, no município de Mangaratiba, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, que por possuir uma longa extensão, possui uma grande diversidade da fauna marinha.

01/06/2015A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CACOAL – RO QUE PARTICIPARAM DE ALGUMAS VERSÕES DA CNIJMA
O intuito do presente trabalho é verificar se a EA está sendo realizada no contexto do processo pedagógico cotidiano das escolas.

01/06/2015A PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA ESCOLA FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
O desenvolvimento sustentável emergiu em meio à década de 1980 e tornou-se global na Conferência Rio-92. Ele aglutinou as necessidades de preservar os recursos e a natureza através de novas práticas sociais.

01/06/2015A PRESERVAÇÃO DOS FÓSSEIS DA MEGAFAUNA PLEISTOCÊNICA DE RONDÔNIA, COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Na cidade de Porto Velho, Rondônia, há o conhecimento acerca dos fósseis da megafauna pleistocênica da localidade de Araras, proveniente de depósitos fluviais da Formação Rio Madeira.

01/06/2015A APREENSÃO DE VEÍCULOS UTILIZADOS EM INFRAÇÕES AMBIENTAIS NO BIOMA AMAZÔNICO: UMA INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS À LUZ DA TEORIA DE FRIEDRICH MÜLLER
Na teoria estruturante do direito de Friedrich Müller, pretende é alertar para a necessidade de dar uma melhor interpretação ao dispositivo legal, atenta à realidade e mais favorável ao meio ambiente.

01/06/2015INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
O presente estudo pretende mostrar a possibilidade das pessoas com deficiências participarem de projetos de gestão ambiental como uma prática de equidade socioambiental. Também traz uma reflexão frente a importância da Educação Ambiental na construção da conciência ambiental de todas as pessoas.

Dicas e Curiosidades

01/06/2015CURIOSIDADES SOBRE A TERRA
De todas as existentes separamos 10 curiosidades interessantes sobre o nosso planeta. Por mais que saibamos sempre haverá algo mais a saber, mas interessante mesmo é nos depararmos com curiosidades que as vezes nos parecem tão óbvias, só que nunca ocorreu de antes repararmos sobre aquilo. Por exemplo: o Everest é o ponto mais alto da terra, mas não é nem de longe a montanha mais alta.

01/06/2015PELA CULTURA DA FLORESTANIA
O que é florestania? De onde surgiu este termo? Qual é a sua importância? É o que você vai saber com este artigo.

01/06/2015FANTÁSTICO ENCONTRA O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE BRASILEIRO EM SEU HABITAT
Equipe de reportagem conseguiu ver a anta branca, animal raro que vive em reserva ambiental a apenas 120 quilômetros da cidade de São Paulo.

Reflexão

01/06/2015BEM-VINDO À HOLANDA
Texto que remete à uma profunda reflexão em relação à chegada de crianças com necessidades especiais, na época, ainda definidas como “deficiências”.

01/06/2015SOBRE O VÍDEO COMO LOBOS MUDAM O RIO
Mini-documentário explica como os lobos mudam os rios Uma série de mini-documentários produzidos pela ONG Sustainable Human exemplifica a importância de cada animal, em seu respectivo ecossistema. Um dos vídeos mais brilhantes é o Como os Lobos Mudam os Rios.

Textos de sensibilização

01/06/2015O SER HUMANO COMO DANÇARINO
O corpo do ser humano pode ser considerado como um instrumento para a vivência das emoções e valores na dança. O corpo é o templo da vida, onde a vida é celebrada diariamente. O bater do coração, o piscar de olhos, a respiração, o sangue correndo nas veias, tudo é movimento dentro do corpo humano, é uma dança, um ciclo que nos mantém vivos.

01/06/2015QUASE
Sarah Westphal é uma catarinense, autora da crônica "Quase", que durante anos foi atribuída ao escritor Luis Fernando Veríssimo, sendo publicada na França, numa coletânea de textos e versos de escritores brasileiros, reunidos por uma escritora francesa.

Dinâmicas

01/06/2015QUAL É O SEU FOCO?
Em certos momentos nos deparamos com muitas dificuldades e não conseguimos encontrar ânimo para mudar o que precisa ser mudado, e ficamos focados em aspectos negativos. "Qual é o seu foco?" é um exercício simples para para salientar os aspectos positivos da vida.

Entrevistas

09/06/2015ENTREVISTA COM MÁRCIA ZIMMER SCHERER PARA A 52ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO
A Entrevistada desta edição é a pedagoga especialista em Gestão Regional de Recursos Hídricos /UFRG Márcia Zimmer Scherer, que é uma das sócias fundadoras (e por muito tempo esteve a frente das atividades) do Instituto Martim Pescador, cuja sede se localiza em São Leopoldo, RS, e mantém uma embarcação que possibilita à população um contato direto com o Rio dos Sinos.

Culinária

01/06/2015OS ALIMENTOS MILAGROSOS E OS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE
Hoje em dia temos muita facilidade para encontrar alimentos de diversas partes do globo em qualquer época do ano. Claro que ampliar nossas escolhas é muito bom, mas se pensarmos na sustentabilidade será que isso faz sentido?

Arte e ambiente

01/06/2015NAVEGANDO NA FLUIDEZ DA IMAGINAÇÃO
O artigo propõe uma discussão acerca das sensações/percepções produzidas durante uma imersão poética vivenciada por integrantes do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, UFPel/CNPq, em rios da região de Pelotas (RS). Dialogando com as ideias de Gaston Bachelard, na obra “A água e os sonhos – Ensaios sobre a imaginação da matéria” (1998), nós buscamos refletir, verbal e visualmente, sobre as relações que os sujeitos estabelecem com o elemento Água.

Divulgação de Eventos

04/06/2015IV ENCONTRO PERNAMBUCANO E II CONGRESSO BRASILEIRO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O IV Encontro Pernambucano e II Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos recebe até o dia 8 de junho os artigos completos (10 a 15 páginas) que serão apresentados no evento, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de agosto no Ceagri II, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

01/06/2015EVENTOS AMBIENTAIS
A UFSCAR divulga muitos eventos, nacionais e internacionais, relacionados ao meio ambiente, confira!

O que fazer para melhorar o meio ambiente

01/06/2015INCRÍVEIS JARDINS VERTICAIS PELO MUNDO
Eles absorvem poluentes do ar, agem como isolantes térmicos, reduzem o consumo de energia e, de quebra, embelezam a cidade. Cada vez mais, os jardins verticais ganham adeptos pelo mundo. A utilização de áreas verticais é uma forma de inserir espaços verdes na área urbana sem que seja preciso expandir o território da cidade.

Sugestões bibliográficas

01/06/2015SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Os livros são excelentes “bússulas” conceituais para o aprimoramento da práxis da Educação Ambiental. Por isto, esta seção sempre tem três indicações de autores renomados que auxiliam na efetivação da Educação Ambiental (EA).

Educação

01/06/2015“DESTELLOS DE CONCIENCIA”
En el silencio de mi universo interno se oye una música infinita que trasciende tiempo y distancias, que pone alas a mis sueños, guía mis pasos, me brinda respuestas, me muestra el camino… Es la melodía del corazón que vibra coherencia, armonía, perfección. En ese punto de Luz, donde se unen cuerpo, mente y corazón, justo allí… resplandece la Vida en continua expansión.

Você sabia que...

01/06/2015VOCÊ SABIA QUE...
A informação pode fazer mudar a forma como você pensa? Como não é possível saber, nem conhecer tudo, esta seção traz de tudo um pouco, então, vamos ao que interessa!

Plantas medicinais

01/06/2015PLANTAS MEDICINAIS: ESPÉCIES VEGETAIS CURAM E PREVINEM DOENÇAS
O uso de plantas medicinais para curar e prevenir doenças é uma prática milenar, provavelmente utilizada pelo homem desde a Idade da Pedra. Um dos primeiros registros históricos dessa prática é um texto chamado "Matéria Médica", escrito no século 1 pelo médico grego Dioscórides.

Contribuições de Convidados/as

08/06/2015CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR
Práticas que busquem a sustentabilidade e que discutam questões socioambientais em diversas escalas têm ganhado cada vez mais importância. Por essa razão, o presente trabalho visa relatar a experiência pedagógica com o projeto autoral: “Debatendo as questões ambientais no mundo”. Esta (experiência) foi realizada em 2010 com uma turma de 20 alunos de 8º ano, tendo como base o desenvolvimento de debates [...]

Práticas de Educação Ambiental

01/06/2015DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU SUSTENTABILIDADE?
Os conceitos de desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade não são homogêneos, variando da relação com três dimensões ou pilares - econômico, ambiental e social – para visões mais complexas, com diversas dimensões, como a inserção do aspecto cultural como variável a considerar. A percepção de que não há uma homogeneidade nos dois conceitos favorece uma percepção mais crítica da realidade [...]

Sementes

01/06/2015EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO FAMILIAR
A partir dos pressupostos de que (I) o ser humano é fruto do meio em que vive, e (II) as crianças tendem a reproduzir comportamentos influenciados pelos hábitos familiares, este ensaio foi elaborado a convite de Berenice Gehlen Adams para a seção Sementes, na 52ª edição da Revista Educação Ambiental em Ação, a qual é pautada pelo tema: Educação Ambiental é agir com consciência.

Natureza, Verso e Prosa

01/06/2015ESVERDEAR
Um poema “esverdeado” inaugura a seção com muita sensibilidade, criatividade e emoção. Confira!

01/06/2015APRESENTAÇÃO DA SEÇÃO NATUREZA, VERSO E PROSA
A seção foi criada por Fábio Paulino para trazer à revista a magia e o encantamento da poesia, tão própria da natureza, e essa mágica já começa na sua apresentação pessoal [...]

 
Cadastre-se!      Procurar      Submeter artigo      Contato
Site projetado para InternetExplorer 5.x, Netscape 7.x ou Opera 7.       |       @