Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Breves Comunicações
14/12/2010 (Nº 34) Todo Educador Ambiental tem Papel Fundamental na Formação do Sujeito
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=926 
  
Educação Ambiental em Ação 34

Todo Educador Ambiental tem Papel Fundamental na Formação do Sujeito

 

Silva, Marco Aurélio da (UNIFRA)Filosofia1 marcoaurelio22000@yahoo.com.br

Kayser, Aristéia Mariane (FISMA)Enfermagem2amarianekayser@yahoo.com.br

Kayser,ElintonVasconcelo(UNIFRA)Psicologia4kayserpsicologia@yahoo.com.br

Rodrigues, Ricardo Antonio (UNIFRA)Filosofia5 ricardo@unifra.br Telefone: 014-55-99948024

Acadêmica do 8º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem – Faculdade Integrada de Santa ¹Maria - Fisma.

²Acadêmica do 8º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem – Faculdade Integrada de Santa Maria - Fisma.

³Acadêmico do 8 ° Semestre do Curso de Graduação em Filosofia – Centro Universitário Franciscano UNIFRA

4 Esp. em Psicopedagogia  – Centro Universitário Franciscano UNIFRA

5 Prof., Doutorando do Curso de Graduação em Filosofia – Centro Universitário Franciscano UNIFRA

 

 

 

Introdução: A Educação Ambiental surgiu com a Conferência das Nações Unidas referente ao Meio Ambiente, a qual foi realizada em 1972 na Suécia. O surgimento do termo educação ambiental surge com a necessidade de não nos afastarmos da natureza. Pois, foi constatado que todo o sistema educacional voltou-se de forma racional as tecnologias. Foi constatado já nos anos 70 se a educação pretende transformar as relações das pessoas com o ecossistema, seria necessária uma nova pedagogia.

Esta ferramenta deveria ser desenvolvida em espaços públicos como praças, parque etc.

 

 

Metodologia: A intenção era desenvolver a percepção das diferencias entre os elementos da natureza. Em todo este processo o educador terá um papel fundamental, de forma interdisciplinar, e multidisciplinar, pois o mesmo utilizará da ferramenta de compartilhar mais, buscar ser mais receptivo, e por fim humanizar as relações dos educandos em sentido com o outro e com a natureza. A educação ambiental é mais ampla, pois, ainda visa em pensar o ciclo de um determinado alimento percorreu até chegar à mesa da sociedade. Outro fator é unificarmos as relações entre a sociedade e o ambiente mais harmonia terá nossa vida.

 

 

Resultado: Todo o problema ambiental tem caráter filosófico, pois, deve ser refletido pela sociedade, pela escola e pelo estado promovendo momentos de diálogos e debates sobre os acontecimentos do ecossistema. A lei 9.605/98 “Vida ou Lei dos Crimes Ambientais” vem nos proporcionar ferramentas para uma Educação Ambiental. Pois, ainda constatamos que o cerne do conflito da sociedade contemporânea com a natureza é em aceitar os limites impostos pela natureza. Esta sociedade que vive um processo de decadência e crise ambiental.

 

 

 

 

 

Referências:

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1988.

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (1992: Rio de Janeiro). Agenda 21. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1995.

DECLARAÇÃO DO RIO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. [Trad. de Rio Decla-ration, United Nations Conference on Environment and Development]. Rio de Janeiro, 3-14 de junho de 1992.

TANNER, R. T. Educação Ambiental. Traducão SCHLESINGER, G. SP: SUMUS E EDUSP, 1978.

MEYER, M. A. A. Educação Ambiental: uma proposta pedagógica. IN: Em Aberto (49) p. 41 - 45, Jan./Mar. 1991.

 

 

 

 

Ilustrações: Silvana Santos