Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
03/09/2010 (Nº 33) Editorial da 33ª Edição da revista virtual Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=903 
  
Educação Ambiental em ação 33

Editorial da 33ª Edição da revista virtual Educação Ambiental em Ação

 

Neste início de setembro já podemos sentir a mudança natural do clima, quando se amenizam as baixas temperaturas enfrentadas neste rigoroso inverno e lentamente começam a chegar as primeiras flores anunciando uma primavera perfumada. Ipês roxos já florescem e os/as sabiás já iniciam seus primeiros ensaios, antes mesmo de o sol nascer. Um novo tempo vem chegando, e com esse clima de renovação, chega também, mais uma edição da nossa revista Educação Ambiental em Ação.

 

Este ano foi um ano especial. Através de representantes do Grupo de Educação Ambiental da Internet (GEAI), a experiência com essa revista foi relatada no Seminário de Educação Ambiental “Mobilização de Multiplicadores em Bacias Hidrográficas”, no Anfiteatro do Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul/RS - UNISC), no dia 12 de agosto, como Painel de Encerramento do evento, e foi destacada a história do GEAI e o que este representa para a Educação Ambiental brasileira, através da nossa revista eletrônica Educação Ambiental em Ação.

 

A cada edição fica mais evidente o quanto a revista tem crescido, ao ponto de estarmos com artigos em lista de espera de publicação para as edições de 2011, e estamos dispostos a crescer cada vez mais, aprimorando esse espaço. Nós, da equipe, sabemos bem que todos os nossos objetivos e as nossas expectativas iniciais com este trabalho foram plenamente alcançadas, e além disso, ultrapassadas. E por esta sensação de satisfação com nossas conquistas, nos inspiramos na frase de Pollock:

 

"Não importa o quão pequeno ou sem importância o que estamos fazendo possa parecer. Se o fizermos bem, isso pode em breve se transformar no passo que nos guiará para coisas melhores."

 

Isto nos incentiva, nos impulsiona e comprova que um trabalho em rede pode trazer resultados positivos além dos esperados, efetivar muitas ações, espalhar sementes, estabelecer vínculos institucionais e até mesmo laços afetivos.

 

E é com essa enorme satisfação que apresentamos mais esta publicação da Educação Ambiental em Ação, que está recheada com artigos de diferentes contextos e abordagens, divulgação de eventos, sugestões de sites, dicas, apresentação de curiosidades, textos para reflexão, que enriquecem esta edição feita especialmente pra você, que assim como nós, busca mudar o mundo para melhor.

 

À todos/as, uma boa leitura,

 

Berenice Gehlen Adams e Equipe da Educação Ambiental em Ação.

 

 

Quando entrar setembro
(Beto Guedes)

 
 
 

Quando entrar setembro

E a boa nova andar nos campos

Quero ver brotar o perdão

Onde a gente plantou

Juntos outra vez



Já sonhamos juntos

Semeando as canções no vento

Quero ver crescer nossa voz

No que falta sonhar



Já choramos muito

Muitos se perderam no caminho

Mesmo assim não custa inventar

Uma nova canção

Que venha nos trazer



Sol de primavera

Abre as janelas do meu peito

A lição sabemos de cor

Só nos resta aprender

Aprender

 

Ilustrações: Silvana Santos