Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
19/09/2003 (Nº 3) Educação Ambiental e suportes tecnológicos
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=90 
  
Educação Ambiental e suportes tecnológicos

Berenice Gehlen Adams


Minha experiência na área da Educação Ambiental se dá através da Internet. Primeiramente foi criado um Web Site para o Projeto Vida – Educação Ambiental, projeto este que tem como principal objetivo incentivar a inserção da Educação Ambiental a partir da Educação Infantil. Este projeto está na rede desde setembro de 1999.

A idéia da criação do Projeto Vida – Educação Ambiental partiu de um livro publicado em 1997, entitulado Planejamento Ambiental para Professores da Pré-Escola à Terceira Série do Primeiro Grau. Este livro apresenta uma proposta metodológica que pretende auxiliar na inclusão da EA à rotina escolar das séries iniciais da Educação Básica, incluindo a Pré-Escola.

Para ilustrar, apresento uma pequena entrevista feita recentemente, sobre o Projeto Vida – Educação Ambiental, realizada por minha filha Alice Gehlen Adams, graduanda de Jornalismo do Centro Universitário Feevale/NH - RS:

Como começou este projeto? Conte um pouquinho desta trajetória:

O Projeto Vida – Educação Ambiental começou a partir de uma necessidade pessoal, primeiro como mãe, segundo como cidadã e terceiro como educadora; a partir da seguinte reflexão acerca das condições ambientais: Como estamos tratando o meio ambiente? Por que isto está acontecendo: tanto lixo, tanta poluição? O que eu posso fazer para colaborar? Foi então que em 1993 comecei a escrever o livro Planejamento Ambiental para Professores da Pré-Escola à Terceira Série do Primeiro Grau, que foi editado em 1997. O livro é dirigido a docentes de séries em que atua um professor só, normalmente, dando conta das diferentes disciplinas curriculares. O livro oferece aos professores um roteiro temático com sugestões de histórias e textos, para serem trabalhados com seus alunos, porém, não pretende apresentar receitas prontas, mas sim, servir como uma referência, ou mesmo como um ponto de partida, um incentivo. Esta proposta metodológica foi avaliada por órgãos competentes e obteve parecer favorável quanto a sua aplicação. A partir do lançamento do livro é que nasceu o Projeto Vida – Educação Ambiental. Em 1997 o projeto iniciou sua caminhada participando de encontros nacionais e locais, cursos relacionados às práticas de educação para professores, exposições itinerantes que levaram sugestões de objetos didáticos confeccionados com sucata a diversas escolas e locais públicos.

Qual é o principal objetivo do Projeto Vida – Educação Ambiental e como vem sendo desenvolvido?

O principal objetivo do projeto é divulgar e difundir a Educação Ambiental, principalmente quanto à inserção da EA a partir das séries iniciais da Educação Básica, incluindo a Pré-Escola (Educação Infantil). Hoje a principal ferramenta do desenvolvimento do projeto é a Internet. Através da Home Page é possível acessar informações importantes que servem de referencial teórico prático para o desenvolvimento da EA. Estas informações não ficam somente na tela do computador. Os/as usuários/as são distribuidores das idéias propostas no site que se consolidam nas mais diversas comunidades brasileiras. Não temos como mensurar o alcance e a abrangência, mas pelo retorno através de mensagens recebidas o projeto tem boa aceitação de norte a sul do país. Em 2003 pretendo fazer uma pesquisa aprofundada sobre a sua abrangência.

Para que fique mais claro para quem nos assiste, como você define a Educação Ambiental?

Definir a Educação Ambiental em poucas palavras é quase impossível, mas vou tentar dentro de uma posição pessoal. Defino Educação Ambiental como uma prática educacional que valorize, em primeiro lugar a vida. Valorizando a vida estaremos trabalhando o respeito, o amor e o sentido fraterno que aos poucos vem sendo excluído das escolas. É uma prática que substitui a competição pela cooperação. É imprescindível, nesta perspectiva trabalhar a interdisciplinaridade, ou seja, trabalhar os temas ambientais em todas as disciplinas, e isto não é tão complicado como parece. A EA deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, segundo recomendações de importantes conferências mundiais, e segundo a Lei de Educação Ambiental: Lei número 9.795 de abril de 1999, que a trata, no Artigo 2o a EA como uma prática permanente em todos os níveis de ensino e em todas as disciplinas.
Falar em EA é falar de hábitos e atitudes. Mudar isso não é uma coisa fácil, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa, de fato, ocorrer. Muitos discursos de ambientalistas acabam por assustar as pessoas com palavras duras e autoritárias ao invés de as sensibilizarem. Não acho que seja por aí. EA é um assunto muito mais sério do que pensamos. Daí a importância dos pequenos atos. São eles que na verdade farão a diferença. Na minha opinião, a Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e datas comemorativas. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.

O que pode ser encontrado no site do Projeto vida – Educação Ambiental?

O site apresenta uma descrição detalhada da proposta metodológica para a inserção da EA a partir da Educação Infantil (Pré-Escola). Além disto apresenta artigos, textos, teses, dissertações, animações, e uma vasta gama de links relacionados à temática ambiental. Também é possível participar de um grupo de discussão via internet utilizando o recurso de correio eletrônico. O GEAI que é o Grupo de Educação Ambiental da Internet conta com aproximadamente 150 participantes do Brasil. O GEAI representa, hoje, uma das atividades mais significativas do projeto. Esta ferramenta proporciona a troca de informações e experiências entre os participantes. Podemos ficar sabendo de eventos relacionados a EA que acontecem em todo o Brasil, discutir dúvidas, enviar artigos e textos importantes da área. Fruto desta lista é a Revista Eletrônica Educação Ambiental em Ação que já está no seu segundo volume, que tem a periodicidade trimestral. É um trabalho feito todo pela internet que resultou de um desafio proposto pelo grupo, e o vencemos.


Portanto, a partir do Web Site foi criado o GEAI – Grupo de Educação Ambiental pela Internet, do qual falarei mais detalhadamente a seguir. A partir do GEAI foi criada a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação, cujo segundo volume está para ser lançado ainda no mês de setembro. Paralelo a estas atividades, foi elaborado um CD-Rom do Projeto Vida – Educação Ambiental, cujo lançamento ocorreu através da Home Page do Projeto. Dentre os trabalhos citados gostaria de dar maior ênfase ao GEAI, pelo que ele representa e pela sua importância em relação à Educação Ambiental e a utilização de suportes tecnológicos.



GEAI
Grupo de Educação Ambiental pela Internet


O que proporciona a criação do Grupo de Educação Ambiental pela Internet que é composto por mais de trezentos integrantes de diversas localidades é o recurso tecnológico mais conhecido por Lista de Discussão.


Operacionalmente este recurso possibilita a troca de correspondências eletrônicas entre pessoas através de um único endereço eletrônico, no qual todos e todas participantes comunicam-se simultaneamente.


Genericamente o GEAI é muitas coisas ao mesmo tempo. Acima de tudo o GEAI é vida real no mundo virtual. É um grupo que começou timidamente (no ano de 2000), não tendo a noção ou a idéia de que ele viria a ser o que é hoje.

Quando passei a desenvolver o Projeto Vida – Educação Ambiental, exclusivamente pela internet, tinha em mente alcançar um público diferente. Pensava em Docentes da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Os primeiros contatos através de mensagens eletrônicas já me mostraram que este é um público de difícil acesso, que pouco utiliza a Internet por diversas e compreensíveis razões: falta de acesso aos equipamentos eletrônicos, falta de conhecimento em informática, falta de tempo, enfim, uma carência que é decorrente de muitos fatores que envolvem a carreira dos docentes da educação básica inicial, infelizmente. Quando o GEAI foi criado, já tinha esta percepção. Este público praticamente inexiste dentro do GEAI.

Percebendo, então, que estava alcançando um público muito diversificado: representantes de diferentes segmentos e profissionais de diferentes áreas, cujo interesse comum é a Educação Ambiental, senti a necessidade de pesquisar e buscar (na Internet e em livros) o que a este público interessava, tendo em vista que o que eu tinha a oferecer (uma reflexão acerca da inserção da Educação Ambiental a partir da Educação Infantil) não supriria as necessidades ou expectativas destas pessoas. Foi então que mergulhei fundo no oceano da Educação Ambiental, e a cada dia que passa mais e mais pessoas aderem a este mergulho.

Quando falo que o GEAI é muitas coisas ao mesmo tempo, quero dizer que se trata de um grupo que vivencia não só a troca de informações ou experiências sobre Educação Ambiental, ocorre, também a troca de emoções e da afetividade entre participantes ativos (grande parte do grupo tem participação passiva – são leitores e leitoras). As pessoas se conhecem e convivem umas com as outras dividindo suas emoções, como se fosse em um ambiente físico distinto. Porém, isto não é uma coisa fácil de ser controlada, assim como são as próprias emoções.

Toda esta forma diferenciada de relacionamentos que ocorre dentro do grupo tem reflexos diretos na nossa vida e nos têm levado a um crescimento, tanto no sentido da aquisição de conhecimentos sobre a Educação Ambiental quanto na reavaliação de nossos valores de vida.

Apesar de ainda carecer de muito aprendizado, o grupo faz crescer e perpetuar idéias diversas, bem como diferentes pontos de vista sobre a prática e teoria da Educação Ambiental. Através deste recurso tecnológico podemos estar a par de cursos, eventos, projetos, notícias, práticas ambientalistas, artigos. Pouca coisa escapa desta rede. Timidamente ocorrem grandes debates que, apesar de esporádicos, muito ensinam ao Grupo.

Através do GEAI podemos ter a oportunidade de ampliar a discussão (do ponto de vista saudável) sobre Educação Ambiental, descartando qualquer tipo de postura que venha a denegrir posicionamentos diferentes, dentro da proposta da aceitação e tolerância em relação a como os outros vivem e incorporam a Educação Ambiental em sua vida.

Hoje posso dizer que este recurso tecnológico mudou a minha vida, e se a minha vida mudou, e para melhor, no sentido de aprender a respeitar e aceitar o outro, certamente muda a vida dos que estão a minha volta, daqueles com os quais compartilho a vida. Esta mudança vai se expandindo para além do universo pessoal e virtual transformando-se numa mudança ambiental. Aceitar não significa concordar, por isto, para participar de uma Lista de Discussão como o GEAI, é imprescindível que haja o respeito e o amor. Como podemos “pregar” o respeito pelo ambiente se não soubermos nos respeitar? Até podemos, mas não estaremos sendo coerentes com o que desejamos. Posturas pontuais somente desagregam idéias e pessoas.


De todas as lições, esta, para mim, é a mais significativa. O convívio virtual nos proporciona um aprendizado que não se esgota apenas no assunto que une o grupo. Ele vai além e confirma que para falar de Educação Ambiental necessariamente devemos estar abertos a mudanças.


“Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás
passar para atravessar o rio da vida. Ninguém exceto tu, só tu. Existem, por
certo, atalhos sem números e pontes, e semi-deuses que se oferecerão para
levar-te além do rio, mas isso te custaria a tua própria pessoa. Tu te
hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu
podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o.” Nietzche


Endereço da lista GEAI? Grupo de Educação Ambiental da Internet:
http://br.groups.yahoo.com/group/geai2002/
E-mail para inscrição - basta enviar mensagem em branco e sem assunto e aguardar a liberação da moderação para:
geai2002subscribe@yahoogrupos.com.br

Endereço do Projeto Vida - Educação Ambiental
http://sites.uol.com.br/projetovida


Ilustrações: Silvana Santos