Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Trabalhos Enviados
03/09/2010 (Nº 33) A complexidade das questões ambientais sob o paradigma da Educação Brasileira Uma retrospectiva
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=892 
  
Educação Ambiental 33

A complexidade das questões ambientais sob o paradigma da Educação Brasileira Uma retrospectiva.

 

Silva, Marco Aurélio da (UNIFRA)Filosofia1 marcoaurelio22000@yahoo.com.br

Kayser, Aristéia Mariane (FISMA)Enfermagem2amarianekayser@yahoo.com.br

Kayser,ElintonVasconcelo(UNIFRA)Psicologia4kayserpsicologia@yahoo.com.br

Rodrigues, Ricardo Antonio (UNIFRA)Filosofia5 ricardo@unifra.br

Telefone: 014-55-99948024

 

Introdução: Deste o descobrimento do Brasil em 1500, sofremos a degradação do meio ambiente. Sabemos; que não existe uma política educacional efetiva, uma vez que o sistema educacional não prioriza a educação ambiental.  Tendo como propósito educar e conscientizar o indivíduo ou a sociedade quanto urgência de preservação do Meio Ambiente, foi instituída a lei 9.605/98 “Vida ou Lei dos Crimes Ambientais” de forma positiva pune o infrator que comete Crimes Ambientais, percebe-se a legislação é moderna, sabemos que tem falha, mas quando bem aplicada à mesma reduzirá em muito os déficits Ambientais.

 

Metodologia: É refletir questões ambientais dentro do paradigma da educação brasileira Uma vez que a responsabilidade de preservar o ecossistema do planeta é responsabilidade do sujeito seja ele educador ou educando, pois ao contrário estamos fadados a destruição. Falamos em qualidade de vida, mas não usamos os recursos naturais de forma consciente, educacional. Falamos em qualidade de vida, mas não usamos os recursos naturais de forma consciente e educacional.

 

Resultado Esperados: Contribuir nas informações sobre o meio ambiente e os recorrentes crimes ambientais em nosso país, de forma a sensibilizar e capacitar o profissional de segurança pública para a aplicação das Leis que amparam esse assunto, para a importância da preservação/conservação do Meio Ambiente e enfrentamento aos diversos crimes ambientais. Como os Crimes contra a fauna, pois sabemos que não existe a caça profissional. Crimes contra a flora, Poluição e outros crimes ambientais.

 

Referências:

A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL; Lei n°9.605-98. Brasília: Coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação e do Desporto, 1998.

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. A dimensão ambiental da educação escolar de 1ª. – 4ª. séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá. Curitiba: Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, 1999 (Tese de Doutorado).

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1988.

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (1992: Rio de Janeiro). Agenda 21. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1995.

IBAMA. Educação para um Futuro Sustentável - uma visão transdisciplinar para uma ação compartilhada. Brasília, IBAMA & UNESCO, 1999, 118p.

TANNER, R. T. Educação Ambiental. Traducão SCHLESINGER, G. SP: SUMUS E EDUSP, 1978.

MEYER, M. A. A. Educação Ambiental: uma proposta pedagógica. IN: Em Aberto (49) p. 41 - 45, Jan./Mar. 1991.

 

 

 

 

 


[1]Acadêmica do 8º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem – Faculdade Integrada de Santa Maria - Fisma.

²Acadêmica do 8º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem – Faculdade Integrada de Santa Maria - Fisma.

³Acadêmico do 8 ° Semestre do Curso de Graduação em Filosofia – Centro Universitário Franciscano UNIFRA

4 Esp. em Psicopedagogia  – Centro Universitário Franciscano UNIFRA

5 Prof., Doutorando do Curso de Graduação em Filosofia – Centro
Ilustrações: Silvana Santos