Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Entrevistas
03/09/2010 (Nº 33) Entrevista com Gisela Maria de Souza, para a 33ª Edição da Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=875 
  
Revista Educação ambiental em Ação 33

Entrevista com Gisela Maria de Souza*, para a 33ª Edição da Educação Ambiental em Ação (www.revistaea.org)

Por Bere Adams - Revista Educação Ambiental em Ação

 

Apresentação: A entrevistada desta edição é a Secretária de Meio Ambiente do Município de Campo Bom/RS, Gisela Maria de Souza. Ela vai nos contar um pouco da sua experiência com a Educação Ambiental (EA). Encontrei-a em um evento recente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC),  trocamos algumas “figurinhas”, e nesta conversa identifiquei práticas de EA enriquecedoras, com professoras do município, que desenvolvem há bastante tempo um trabalho em rede, e é sobre isto que vamos trocar ideias.

 

Bere – Olá, Gisela! Conte-nos como foi seu ingresso para as questões ambientais e o que lhe motivou para se dedicar a elas.

 

Gisela –  Na realidade sou Pedagoga e fui Secretaria de  Educação e Cultura no período de 1993 a 1996 em Estância Velha. A administração lá era totalmente voltada ao Meio Ambiente "Administração Ecológica".  Já tinha uma veia verde, pois minha carreira se iniciou em Escola Rural, que na época  se trabalhava bastante a área ambiental.

 

Bere – Neste percurso, quais foram as suas maiores dificuldades?

 

Gisela –  O Meio Ambiente e a Educação Ambiental temos que trabalhar no dia  a dia. Todos os dias é um iniciar para quem ainda não foi  “picado” pelo mosquito do Meio Ambiente, e isso, algumas vezes,  é uma dificuldade.

 

Bere – E quais foram os momentos que lhe proporcionaram maior fôlego para seguir em frente?

 

Gisela –   Os trabalhos ligados diretamente com os professores e com os alunos  me deram fôlego e, muitas vezes, mais vontade de fazer mais e mais, além do resultado sendo mostrado e valorizado pela comunidade e a administração pública num todo.

 

Bere – Como Secretária do Meio Ambiente, quais são as propostas e os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no Município, principalmente os relacionados à Educação Infantil e Séries Iniciais?

 

Gisela – Desde 2001 temos uma rede de EA composta por representantes de todas as entidades de ensino de Campo Bom. A partir da rede construímos uma infinidade de propostas e projetos vinculados as estas entidades, embasados e criados a partir de suas realidades.

 

Bere- Atualmente percebe-se que o trabalho em rede possibilita maios fortalecimento para a efetivação de propostas em todos os setores, principalmente na Educação, e na maioria das vezes os resultados superam expectativas iniciais. Como você define um trabalho em rede e de onde surgiu a proposta, em 2001?

 

Gisela - Na área de Meio Ambiente não se consegue fazer nada sozinho. Para que algo aconteça verdadeiramente e que provoque impacto positivo precisamos trabalhar em grupo, rede, tecido, anéis, corrente. Esta proposta criada aqui em Campo Bom, em 2001,  veio de um trabalho iniciado em Estância Velha/RS no ano de 1993, pelo qual conseguimos uma mudança de hábitos e atitudes junto à comunidade estanciense.

 

Bere – E como é desenvolvido o trabalho em rede, como começou, como funciona, quais os resultados?

 

Gisela – Temos reuniões mensais com o grupo da rede e estes têm um momento semanal no espaço da escola para propagar e tecer  juntos propostas da escola. Os resultados são vários, desde a Separação de lixo até propostas pontuais como Uma Mangueira em Apuros (Projeto da Escola  Municipal de Educação  Estrelinha Azul). 

 

Bere – Durante estes anos todos trabalhando com Educação Ambiental, como você a percebe hoje? Ela tem lugar garantido nos currículos escolares?

 

Gisela –  Sim, com certeza. Há  uma preocupação e uma busca de trabalhos e propostas ligadas ao Meio Ambiente. Perceberam que não conseguimos trabalhar educação que não seja ambiental.

 

Bere – Você acha que o corpo docente está apto ou capacitado para efetivar a Educação Ambiental crítica e emancipatória, ou, como você avalia a compreensão dos professores em relação a Educação Ambiental como prática interdisciplinar?

 

Gisela – Temos muito o que aprender. Se o nosso corpo docente buscasse, como ferramenta, o trato que os alunos dão à área ambiental, com certeza daríamos um pulo significativo.

 

Bere – O Município de Campo Bom também é destaque na coleta de resíduos, e desenvolve um trabalho exemplar com os catadores no Entre Posto de Reciclagem. Conte-nos um pouco sobre este programa!

 

Gisela -  O Programa iniciou a partir de uma necessidade de se terminar com o lixo nas casas dos  catadores.  Hoje já possuímos um Entre Posto de Recicláveis que é a sede dos Cooperados Catadores.  Estes coletam seu resíduo na cidade e no final do turno levam este  resíduo para o Entre Posto.

 

Bere – O que lhe inspira a desenvolver trabalhos de Educação Ambiental?

 

Gisela – A busca por um mundo melhor.  A preservação  das espécies e da minha e claro.  Fazer a minha parte.

 

Bere – Para finalizar, uma última questão. Como surgiu o Blog Posse Responsável, que é voltado para incentivar cuidados e a adoção de animais de rua, e o que ele representa em termos de resultados para este problema que se acentua em todos os centros urbanos do País?

 

Gisela -  O blog Posse Responsável nasceu da necessidade de divulgar este trabalho, pois eram muitas as ligações e os e-mail’s solicitando informações sobre a proposta. É também um canal para ajudarmos  os animais abandonados e pessoas da comunidade que necessitam auxílio para adotar seus animais filhotes e até procurá-los.

 

Bere – Deixe uma frase, um pensamento ou apenas algumas palavras como mensagem final de nossa entrevista:

 

Gisela –   Pessoal, vamos fazer o que está ao nosso alcance: separar o lixo, fechar a torneira, desligar a luz, jogar lixo no lixo, não colocar comida fora, cuidar dos velhos, dos animais e das árvores.  

 

Bere – A Equipe da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação agradece, de coração, por sua participação nesta edição, por compartilhar sua experiência e visão em relação a Educação Ambiental, que muito contribuirá para os que nos acompanham. Muito obrigada!

 

*Dados da entrevistada: Gisela Maria de Souza - Secretária de Meio Ambiente  do Município de Campo Bom/RS (gisela@campobom.rs.gov.br ) Reportagem sobre o Entreposto de Reciclagem:

http://www.youtube.com/watch?v=qnLZtu_um2o  -  Blog Posse Responsável:  http://www.posseresponsavelcampobom.blogspot.com -  Twitter: @PosseCampoBom

Ilustrações: Silvana Santos