Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
16/09/2009 (Nº 29) Editorial da 29ª edição da Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=755 
  
Educação Amnbiental em Ação
Editorial da 29ª edição da Educação Ambiental em Ação

É com muita alegria que apresentamos mais um volume da nossa revista virtual. Esta edição foi inspirada na frase de Gandhi:

"Temos que aprender a viver mais simplesmente para que os outros simplesmente possam viver" (Gandhi).

A frase ilustra muito bem o essencial para a vida em sociedade, que é o compartilhamento, o preocupar-se com o outro, além de nós mesmos, e utilizar somente o que precisamos para viver, porém, não é isso que percebemos no nosso dia-a-dia, e estamos longe de viver com simplicidade, uma vez que nossa vida, a cada dia, passa a ser mais complexa.

E o que podemos fazer, então, para resgatar uma vida com simplicidade? Primeiro e mais importante de tudo é "querer" ter uma vida simples, depois disto, a mudança vem ao natural. A vontade de mudar (do querer) pode demorar para acontecer, como pode vir de um momento para o outro, e essa vontade chega mesmo quando nos sensibilizamos, quando nos sentimos cidadãos responsáveis pela manutenção da vida no Planeta, e quando mudamos, passamos a realizar ações que contribuem para que outros possam mudar também, e tudo fica melhor.
 
Este, portanto, é um dos objetivos desta edição: promover o desejo de mudar; mudarmos uns aos outros, desde os integrantes da equipe até os leitores, uns apoiando os outros, uns incentivando os outros a mudarem, mas mudar não é algo fácil, bem sabemos disto, por que é uma construção interna.

Envolvidos nessa produção, nesses últimos meses, conhecemos muitas pessoas, ações, projetos, textos, curiosidades, dicas e temos enorme prazer em dividir nossas descobertas com vocês. Além disso, muitos colaboradores enviaram suas experiências e práticas para enriquecerem este espaço que só estava esperando por você chegar, então, já que está aqui, faça bom proveito desta edição.

Bere Adams e
Equipe da Educação Ambiental em Ação
Ilustrações: Silvana Santos