Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Educação Ambiental e Comunicação
16/09/2009 (Nº 29) Comunicando o mês de Setembro
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=750 
  
Educação ambiental em Ação 29

Comunicando o mês de Setembro

Por: Audrey Fernandes  

As flores crescem em nossos jardins anunciando mais um setembro, e com ele aguardamos ansiosos a chegada da primavera, a estação mais colorida do ano, são folhas, frutos e flores. No mesmo mês, comemoramos o Dia da Árvore, da Amazônia, o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e o Dia Mundial Sem Carro.

Diante de cada data o mundo mobiliza-se para que o ser humano se torne consciente de seus atos, atos estes que prejudicam o mundo que deixarão para seus filhos, netos e bisnetos.

E porque não agir?

Em mais de 90 países, todo terceiro sábado de setembro, realiza-se o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, na verdade, praticamos o Dia. A data foi criada internacionalmente em 1986, conscientizando e mobilizando voluntários para limpeza de margens de rios, praias, lagos e lagoas. A campanha, iniciada pela Ong The Ocean Conservancy, tem como objetivo recolher e analisar o lixo presente em rios e praias. Voluntários trabalham em prol da mesma idéia, alertar a população, autoridades políticas e cientificas, grandes indústrias e a mídia sobre o problema do descarte inadequado do lixo em todos os ambientes onde vivemos.

A cidade de São Carlos, em 2009, realiza seu II Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A cidade, que possui rios e córregos por todos os lados, desenvolveu a proposta de sensibilização da população para a questão dos resíduos sólidos com coordenação da Ong Ramudá – ramos que brotam em tempos de mudança, que acredita que a ação é muito mais que um mutirão de limpeza, é principalmente um trabalho de coleta de dados para a sensibilização e educação ambiental.

Se a sua cidade ainda não conhece esta ação, divulgue, mobilize... COMUNIQUE!
Ilustrações: Silvana Santos