Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
16/09/2009 (Nº 29) Pequeno relato sobre o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=749 
  
Educação Ambiental em Ação 29

Sobre o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - Julho, 2009

 

Uma das minhas alegrias (e do Pedro também) foi conhecer, rever e reconhecer (pessoalmente) muitas pessoas do GEAI e que fazem parte também de outras redes como a Jacqueline Guerreiro principalmente (esse sobrenome não é por coincidência) , o Mauro Schorr (Orua), a Clarissa Lobato, o Ricardo Melo, a índia Patxia - Pataxo e o vice-cacique Pataxo Tapumarã, a Viviane Amaral, a Marilene Cadei, o Bruno Teixeira, o Claudio de Araujo (Sideral), o Zizman Neiman, a Liana Justem, o Alexandre Pedrini, o Guerra e a Mara, o Heitor Medeiros, a Dalvaci Santiago, o Juliano Albano, a Claudia Silva, o Wallen Rocha, o António Pedroso, e muitos outros - certamente não estou lembrando de todos nesse momento. Ah, o Leonardo Stancke, da rede "bebê" do evento, a REAGI (Rede de Educação ambiental Gaúcha Integradora) . Enfim, foram momentos muito emocionantes e certamente inesquecíveis. Minha percepçãp do evento quanto a:

 

EDUCAÇÃO - Havia um clima amigável e familiar dentro (e fora) das tendas. Vozes e sorrisos pra todo lado, e por vezes olhares preocupados e indignados com situações de descaso e de descontinuidade de seus projetos e programas educacionais, em "n" contextos e por "n" situações. No Espaço Semente foram muitas crianças, filhos de participantes, que brincaram juntos, independente da "corrente de pensamento científico-filosó fico" dos seus pais. Elas deliciaram-se com brinquedos expostos e com brincadeiras realizadas pela equipe da Marilene Cadei (UERJ / REARJ), pelo Bruno do Instituto 5 Elementos, e outros colaboradores. A revista EA em Ação fez o maior sucesso no stand do GEAI, entre as pessoas que o visitaram. O encantamento era visível quando explicávamos como era feito o trabalho, pelo seu ineditismo.

 

AÇÃO - Compartilhar experiências, mostrar muitas mãos que fazem a diferença, entre centenas de pôsteres e de atividades desenvolvidas pelas redes de todo Brasil: este fórum mostrou a Educação Ambiental Brasileira em Ação. Se os objetivos eram estes, foram alcançados. Eu diria ainda que o "evento nos disse" que: é preciso colocar em prática o que se propõe pela Educação Ambiental, passar por cima de preconceitos, criticar mais a si mesmo e menos os outros.

 

DIVERSIDADE - CULTURA - Etnias diferentes unidas em uma tenda - isso só pode ser mágica. Quando eu iria imaginar estar sentada com o Pedro, comemorando o final de jornada, em uma mesa de restaurante, acompanhados por um casal indígena. Na conversa eles nos contaram das suas dificuldades quando saem da aldeia, pois nada "aqui fora" se parece com a vida deles. A índia Patxia me contou que em outro evento teve um pequeno problema de saúde e se perguntou: "Como encontrar as ervas que preciso para minha cura? Lá na aldeia eu saio pelo mato e sei direitinho o que preciso, vou colhendo e faço chás, pois eu não tomo remédio não!". E o índio falou que: "Às vezes é muito difícil vir para eventos porque temos nosso ritual para despertar, para comer, e durante o dia inteiro fazemos coisas que são difíceis de fazer na cidade". Os mais diversos sotaques ecoavam pela tenda. Mas sim, vi algumas pessoas indiferentes, outras reclamando de aspectos da organização, mas nada compromete a grandeza deste encontro de gente que se agarra com unhas e dentes no ideal de construir um mundo mais equilibrado e justo.

 

DIFICULDADE - LUTA - FORÇA - GARRA - COMPETÊNCIA - ESPERANÇA – Vimos a dificuldade dos organizadores com nossos próprios olhos, e ouvimos as dificuldades com nossos ouvidos, e percebemos com todos os sentidos o enorme sacrifício do Declev e da Jacq para poder proporcionar esse momento de encontro, e certamente se não fosse a coragem deles, o VI Fórum estaria ainda sem previsão de acontecer. Diante de tantas dificuldades é inacreditável o que conseguiram proporcionar, mesmo que tenham ocorridomuitos contratempos, o evento foi louvável.

 

AMBIENTE - GENTE - Iniciativas sendo desenvolvidas em todos os ambientes, desde os pampas até os manguezais, faz a gente acreditar que temos inúmeras possibilidades e que temos muitos caminhos sendo abertos, no que se refere a prática da Educação Ambiental. Isso dá um incentivo enorme, eu recebi o que fui buscar: FORÇA e ESPERANÇA por um AMBIENTE melhor.

 

SACRIFÍCIO - Deixar de estar com os filhos nas férias, não medir esforços para as coisas acontecerem, abrir mão de noites de sono...

 

UNIÃO - VOZ - VEZ - ECO - EGOS - Se todos nós conseguíssemos deixar um pouco de lado o nosso "EGO", talvez nossas ações teriam mais "VOZ" e seriam mais ouvidas, e teriam mais "ECO", e possivelmente teríamos mais "UNIÃO". Digo isso por uma percepção de que a Educação Ambiental lida com o contraditório e com idealismos aparentemente incompátíveis. Se todos usassem mais as mãos (para fazer), ao invéz de usarem a voz (para criticar), não seria tão difícil para alguns.

 

Este fórum foi um verdadeiro marco, pois fomos em busca de esperança e trouxemos em nossa bagagem uma nova carga de energia e de vontade de continuar.

 

Além de tudo isto, receber os agradecimentos pelo trabalho que desenvolvemos pela internet com o Projeto Apoema (muitos relacionaram a importância inclusive deste informativo) , sentir o reconhecimento das nossas ações em dezenas de pessoas de diferentes partes do Brasil, desde o Maranhão, Acre, Rio Grande do Sul, percebemos um alcance inimaginável do projeto, e isto é uma verdadeira Bênção, pela qual agradecemos a D'us por estes momentos divinos.

 

Clique no link abaixo para conferir as apresentações do GEAI e da Revista no estande do :

http://www.apoema. com.br/geai_ revista.htm

 

Bere e Pedro Adams.

RJ/ JUL/2009

Ilustrações: Silvana Santos