Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
16/09/2009 (Nº 29) Eventos diversos em São Paulo, Rio, Espírito Santo, Curitiba,
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=748 
  
Educação Ambiental em Ação 29

Eventos diversos, de setembro até o final do ano, confira!

_____________________________________________________


VII Conecotur e III EcoUC acontecem em novembro no Espírito Santo Inscrições e contribuição para a programação final já estão abertas via
internet

O VII CONECOTUR - Congresso Nacional de Ecoturismo e o III ECOUC - Encontro Interdiscilplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação acontecerão este ano em Santa Cruz/Espírito Santo, de 17 a 22 de Novembro.

Maior evento de ecoturismo do país, certificado como Qualis B2 pela CAPES/MEC, o CONECOTUR e o ECOUC reúnem, a cada dois anos, os principais setores envolvidos no estudo e no manejo do Ecoturismo em níveis municipal, estadual e nacional, por meio da participação de professores e pesquisadores, estudantes, profissionais da gestão pública, da iniciativa privada e do terceiro setor, além de moradores das comunidades tradicionais e locais.
_____________________________________________________


5º Simpósio em Ecologia


O 5º Simpósio de Ecologia, que terá como tema central "Ecologia do Comportamento" e ocorrerá de 22 a 24 de setembro, no Rio de Janeiro, proporcionará a interação entre pesquisadores para o incentivo a novas pesquisas sobre o assunto no Brasil.


O evento é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Entre os temas a serem discutidos por cientistas brasileiros e estrangeiros estão "Evolução do Comportamento social em pseudoescorpiõ es", "Ecologia comportamental na interface formiga-planta- herbívoro" , "Seleção sexual e hierarquia de dominância em peixes" e "Técnica e ética da fotografia do comportamento animal".


Mais informações: www.biologia. ufrj.br/eco- simposios

________________________________________

VI Congresso Nacional de Unidades de Conservação
Local: Expo Unimed Curitiba - Curitiba (PR)
Data do evento: 20/09/2009
Promoção: Fundação Boticário
Data de término do evento: 24/09/2009
Para mais detalhes >
http://www.itarget. com.br/newclient s/fundacaobotica rio.org.br/ cbuc2009/

______________________________________


10ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, através de seus departamentos de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Comunicação Social, com o patrocínio da Gráfica Bandeirantes, Henkel e Tetra Pak e o apoio do Ministério do Meio Ambiente, PNUMA, WWF-Brasil, CSR, CarbonFix, Sustentax e CEBDS, abriu as inscrições para a Edição 2009 do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, que visa reconhecer o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovam o desenvolvimento em padrões socioambientais sustentáveis.

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade, que se realiza anualmente, foi instituído para transmitir uma mensagem de responsabilidade socioambiental para o mundo, através da valorização de três importantes aspectos: humanidade, tecnologia e natureza.

As inscrições para a 10° edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, foram abertas dia 15 de Junho e se estenderão até dia 25 de Setembro de 2009.

Inscrições, informações e regulamento, visite o site:
www.premiovonmartiu s.com.br

_____________________________________________

5º Encontro Pesquisa em Educação Ambiental

De 30/10/2009 à 2/11/2009
O 5º Encontro Pesquisa em Educação Ambiental será realizado de 30 de outubro a 2 de novembro, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O prazo para envio de trabalhos termina em 19 de maio. Entre os objetivos do evento estão discutir, analisar e divulgar trabalhos
de pesquisa em educação ambiental e aprofundar discussões sobre a configuração do campo da pesquisa na área. Estão previstos apresentação de trabalhos de pesquisa, conferências, mesas-redondas e grupos de discussão de pesquisa. A organização é do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental da UFSCar, do grupo de pesquisa A Temática Ambiental e o Processo Educativo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador da Universidade de São Paulo.
Mais informações: www.epea.tmp. br e 5epea@epea.tmp. br

___________________________________________

 

Conferência Internacional sobre Processo de Reciclagem no Ambiente
Construído - Recycle 2009
De 2/12/2009 à 4/12/2009
Pesquisadores interessados em submeter resumos de trabalhos científicos para a Conferência Internacional sobre Processo de Reciclagem no Ambiente Construído (Recycle 2009) têm até o dia 31 de março para fazê-lo. O evento, que será realizado de 2 a 4 de dezembro, em São Paulo, reunirá especialistas estrangeiros e brasileiros para discutir os desafios e as oportunidades no mercado de reciclagem, tanto de resíduos da construção civil como de indústrias de outros setores. Os resumos de trabalhos, a serem enviados para abstracts@recycle20 09.org, devem estar enquadrados em temas como "Gerenciamento de resíduos, produção corresponsável e reciclagem no ambiente construído", "Técnicas de processamento aplicadas à reciclagem", "Desempenho e durabilidade de produtos recicláveis" e "Avaliação de impacto ambiental e análise de ciclo de vida". O evento é promovido pela União Internacional de Laboratórios e Especialistas em Materiais, Sistemas e Estruturas de Construção, Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
Mais informações: www.recycle2009. org/index. html

________________________________________________________

Fonte destes eventos: http://www.ecolnews .com.br/eventos/ indice.htm

Ilustrações: Silvana Santos