Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
O que fazer para melhorar o meio ambiente
16/09/2009 (Nº 29) PRÉ-PROJETO S.O.S. ARROIO PASSO DOS RAMOS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=742 
  
html> Educação Ambiental em Ação 29

PRÉ-PROJETO S.O.S. ARROIO PASSO DOS RAMOS

 

FOFONKA, Luciana

Mestre em Análise Ambiental, Geografia – UFRGS

lufofonka@yahoo.com.br

MIGLIAVACA, Maria de Fátima de S.

Pós-Graduada em Educação Ambiental

 

 

RESUMO

O presente pré-projeto propõe um trabalho sócio-ambiental com atividades de Educação Ambiental a ser realizado entre escola (Instituto Estadual de Educação Santo Antônio) e comunidade, com o propósito de promover a recuperação e manutenção do Arroio Passo dos Ramos, Santo Antônio da Patrulha, RS juntamente com uma proposta de construção de uma via para pedestres em uma das margens deste arroio, bem como de uma área de recreação na outra margem.

Palavras – chave: educação ambiental, projeto, arroio Passo dos Ramos

 

INTRODUÇÃO

A avenida Afonso Porto Emerim, além de ligar o centro de Santo Antônio a escola – Instituto Estadual de Educação Santo Antônio, é também utilizada pelos desportistas para fazerem caminhadas, corridas, andar de patins, de bicicleta, já que a mesma é extensa, plana e asfaltada (o que é raro nesta cidade). Juntamente com essas pessoas, trafegam veículos, pondo em risco constante, a vida de quem transita nesta avenida, pois a mesma não dispõe de acostamento ou pista para pedestres. Infelizmente vários acidentes, como: atropelamento, batidas de carro, (alguns resultando em mortes) já ocorreu pela falta de segurança. Neste contexto, é imprescindível que se construa um local próprio, seguro para os pedestres, e ciclistas. Para tanto, pensou-se na área próximo ao Arroio Passo dos Ramos, devido a sua extensão e localização. Esse arroio está sendo poluído devido ao lixo que é jogado nele, juntamente com destruição da mata ciliar. Através desse projeto queremos minimizar dois problemas: a falta de segurança na avenida e a poluição do arroio. Para transformar a área próxima ao arroio em pista para pedestres, antes se fará a recuperação dessa área e do arroio.

 

Justificativa

O Instituto Estadual de Educação Santo Antônio está localizado na Avenida Afonso Porto Emerim, bairro Laureano, na cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS. Esta escola possui 700 alunos, entre o ensino fundamental e médio, com 40 professores. Atualmente a escola vivencia alguns problemas como: falta de manutenção dos prédios, falta de disciplina e respeito entre os alunos, falta de participação dos pais na escola e educação dos filhos, evasão escolar, drogas, falta de segurança no trajeto até a escola. Além dos problemas enfrentados pela escola, existem os problemas enfrentados pelo bairro onde está inserida a escola.

O bairro Laureano é composto por casas residenciais e de comércio, sendo um bairro em constante crescimento econômico. Nesse bairro, próximo à escola encontra-se o arroio Passo dos Ramos, que atravessa a RS 030 e a avenida Afonso Porto Emerim, percorrendo toda a cidade. Este arroio que nasce na localidade de Cancela Preta e deságua na represa Pereira, vêm sofrendo no decorrer dos anos, vários impactos ambientais: assoreamento decorrente do acúmulo de lixo jogado ao arroio, retirada da mata ciliar, erosão, poluição por esgoto... Os moradores desse bairro não têm uma consciência ambiental, mas já estão sofrendo as conseqüências de seus atos, como o mau cheiro, inundações durante as chuvas, comprometimento dos “pilares” que sustentam a ponte que liga a escola ao centro da cidade...

Um outro problema enfrentado pela escola e comunidade em geral relaciona-se à falta de segurança no trajeto até a escola. A avenida Afonso Porto Emerim liga o centro da cidade à escola; esta avenida é atravessada pelo arroio Passo dos Ramos. Por ser de grande extensão, plana e asfaltada, esta avenida Afonso Porto Emerim, é usada pela população da cidade como área de lazer (caminhada, patinação, ciclismo) e também é o principal meio de acesso até a escola. Devido ao grande fluxo de veículos, os pedestres, desportistas e alunos, estão com constante perigo, já que não há uma pista própria para eles.

 

Objetivo Geral

O projeto S.O.S. Arroio Passo dos Ramos tem por objetivo geral a melhoria da qualidade sócio-ambienatal na escola e na comunidade, através da recuperação do Arroio Passo dos Ramos e da construção de uma via (aérea) própria para pedestres e área de recreação em uma das margens do arroio, onde seja possível fazer caminhadas, patinação e ciclismo de forma segura.

 

Objetivos Específicos

-        Promover a recuperação e manutenção da mata ciliar das margens do arroio, através do seu reflorestamento (com plantas nativas).

-        Mobilizar a comunidade através de uma educação ambiental, para esclarecimento e discussão dos problemas ambientais, decorrentes da poluição do arroio, bem como a importância de sua conservação.

-        Confeccionar material de apoio (lixeiras, manual, panfletos) para auxiliar o programa de educação ambiental para a conservação da área do arroio Passo dos Ramos.

-        Identificar as espécies vegetais que serão plantadas para compor a mata ciliar do arroio.

-        Promover a participação dos alunos nas atividades do projeto “S.O.S. Arroio Passo dos Ramos”.

-        Construir uma área de recreação e uma via própria para pedestres em uma das margens do arroio contribuindo para uma sensibilização do que seja educação ambiental.

 

Espera-se alcançar os seguintes resultados qualitativos:

-        Garantir de uma maior segurança para os pedestres que utilizarão essa via como acesso e lazer.

-        Recuperação da mata ciliar do arroio.

-        Promoção de uma população consciente de sua responsabilidade para com o meio em que vive.

-        Sensibilização dos alunos para serem multiplicadores.

 

Indicadores de resultados

.        Reflorestamento;

.        Manutenção da limpeza do arroio;

.         Placas de identificação das espécies vegetais do arroio;

.        Participação efetiva dos alunos no projeto;

.         Construção de uma área de recreação e uma via própria para pedestres;

 

PLANO DE AÇÃO

 

§           Reuniões da Equipe “S.O.S. Passo dos Ramos”

Encontros quinzenais para discutir o andamento das etapas do projeto, trocar informações entre os idealizadores do mesmo, bem como rever o programa e as estratégias de trabalho e distribuir as tarefas aos integrantes da equipe.

Carga horária por atividade: 2

Número de meses: 10

Número de participantes: 3

Número de atividades por mês: 2               

              Carga horária total: 120 horas

 

.           Atividades com os professores

Encontros dos professores do projeto com o restante dos colegas com o fim de informá-los sobre o respectivo projeto, visando promover a integração da equipe escolar e possibilitar a troca de informações e também proporcionar que o assunto seja explorado nas demais disciplinas com outros professores que não estão ligados intimamente ao projeto proposto.

Carga horária por atividade: 2

Número de meses: 10

Número de participantes: 40

Número de atividades por mês: 1

Carga horária total: 800 horas

 

.           Criação de material de comunicação

Confecção de material de apoio como: lixeiras, manual de instruções, panfletos e cartazes realizados pelos alunos e professores do projeto, principalmente quando este for trabalhado com a comunidade local.

Carga horária por atividade: 2

Número de meses: 6

Número de participantes: 3

Número de atividades por mês: 1

Carga horária total: 120 horas

 

.           Atividades com alunos

1ª etapa: Orientação de um grupo de alunos da Escola para serem os multiplicadores do projeto. As atividades envolvidas serão ministradas pelos próprios professores idealizadores do projeto através de vídeos; exposição oral do conteúdo; confecção de material para divulgação; visitação ao lugar destinado para o desenvolvimento do mesmo, visando contribuir para uma melhor sensibilização, vivência e aprendizagem de educação ambiental.

2ª etapa: Faremos uma retomada sobre o assunto do 1º encontro para confrontarmos com o que foi visto na prática. Com isso, estaremos fazendo uma avaliação sobre o lugar destinado ao desenvolvimento do projeto pontuando itens favoráveis ou não dentro da  educação ambiental. Após, faremos outra saída (2ª visita ao local) com um olhar e um pensamento mais crítico.

Carga horária por atividade: 2

Número de meses: 10

Número de participantes: 50

Número de professores: 3

Número de atividades por mês: 2

Carga horária total: 120 horas

 

.           Atividade com a comunidade local

Palestra com as pessoas da comunidade, usando como espaço físico o prédio da escola, a fim de uma sensibilização do que seja gestão ambiental, buscando com isso, a conservação dos recursos naturais dessa área e um despertar para uma ação voluntária por parte dos mesmos. Faremos, também, a distribuição do material confeccionado para uma maior divulgação.

Carga horária por atividade: 2

Número de meses: 10

Número de professores: 3

Número de participantes: aproximadamente 60

Número de atividades por mês: 2

Carga horária total: 120 horas

 

.           Palestras

Para o desenvolvimento das atividades com a comunidade local convidaremos profissionais de áreas diversas: engenheiro agrônomo; biólogo; consultor ambiental; representante da Emater e outros; para discussão de temas de interesse do projeto como: identificação das espécies vegetais que compõem a mata ciliar do arroio; conservação dos recursos naturais; educação ambiental; impacto sócio-ambiental do projeto; conseqüências da ação antrópica sobre o arroio. Com isso, estaremos auxiliando a comunidade para melhor identificar e conhecer o lugar destinado para o desenvolvimento do projeto, sensibilizando-os para uma maior valorização e conservação da área em questão. Os palestrantes virão de acordo com as necessidades dos temas propostos.

Carga horária por atividade: 2

Número de meses: 5

Número de professores: 3

Número de palestrantes: 1

Número de atividades por mês: 1                               

Carga horária total: 30 horas

 

.           Limpeza e reflorestamento da mata ciliar do arroio

Após o desenvolvimento o programa de educação ambiental com os alunos, professores e com a comunidade local, será realizada a limpeza do Arroio Passo dos Ramos, seguindo com o reflorestamento da mata ciliar deste arroio. Tanto para a limpeza do arroio quanto para o reflorestamento de suas margens, contaremos com o apoio dos alunos, da comunidade local e prefeitura municipal.

Carga horária por atividade: 3

Número de meses: 3

Número de professores: 3

Número de atividades por mês: 8

Carga horária total: 216 horas

 

.           Construção da via própria para pedestres e área de recreação

Após concluído o trabalho de limpeza e reflorestamento da mata ciliar do arroio, será iniciada a construção de uma via asfaltada (própria para pedestres e ciclistas), em uma das margens do Arroio Passo dos Ramos, sendo que na outra margem, nas proximidades da escola, será construída a área de recreação com pracinha (brinquedos), árvores nativas, canteiros com flores. Para o acesso entre a via para pedestres e a área de recreação será construído um pontilhão, unindo essas duas margens.

Carga horária por atividade: 8

Número de meses: 6

Número de profissionais (arquiteto, engenheiro, operários): 5

Número de palestrantes: 1

Número de atividades por mês: 16

Carga horária total: 768 horas

 

CONSTRUÇÃO DAS PARCERIAS

Para a realização do presente projeto, além dos recursos humanos (escola e comunidade), também contaremos com o apoio da Prefeitura Municipal, Emater e profissionais de áreas afins.

Carga horária por atividade: 8

Número de meses: 6

Número de profissionais (arquiteto, engenheiro, operários): 5

Número de palestrantes: 5

Número de atividades por mês: 16

Carga horária total: 768 horas

 

AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO

. A fim de divulgar e disseminar o projeto em questão utilizaremos os seguintes meios:

I.               Impressa: cartazes, faixas, painéis, fotos e informativos.

II.            Mídia: jornal, rádio, internet.

III.          Participação em congresso, encontros e palestras com a população patrulhense.

 

. A avaliação do projeto será feita conjuntamente com as pessoas envolvidas em cada etapa. Para tanto, serão utilizados os seguintes parâmetros:

.               Comparação da área do arroio antes e depois do projeto.

.               Participação dos alunos, professores e comunidade local nas atividades propostas;

.              Satisfação dos alunos, professores e comunidade local com o projeto;

.               Número de parceiros envolvidos no projeto;

.               Mudança de postura em relação à conservação do arroio;

.               Prontidão das parceiras na realização do projeto.

 

INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL

Dados de identificação:

Nome: C.P.M. (Ciclo de Pais e Mestres)

CNPJ: 89834303/0001-13

Inscrição Estadual: isento

Inscrição Municipal: isento

Endereço: Avenida Afonso Porto Emerim, nº 1655- Bairro: Pitangueiras

Cidade: Santo Antônio da Patrulha/ CEP 95500-000- RS, Brasil

FONE/ FAX: (0XX51) 6621791

 

PARCERIAS

.          Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha- Apoio através de palestrantes, técnicos, engenheiros, arquitetos, biólogo, mão-de-obra e maquinários:

.           EMATER- Apoio através de palestrantes, engenheiros e agrônomos;

.          PETROBRAS TRANSPORTE S.A.- Através do Programa de Educação Ambiental elaborado pela Transpetro Sul é que foi possível a construção deste projeto;

.           GAIA (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à aprendizagem)- Apoio através de materiais didáticos e por meio dos encontros do Programa de Educação Ambiental.

Ilustrações: Silvana Santos