Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
16/09/2009 (Nº 29) A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DA ECOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=739 
  
Educação Ambiental em Ação 29

A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DA  ECOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Marina Silveira

 

 

A humanidade não tem cuidado do meio em que vive e isso não é um fenômeno novo. A interação do homem com a natureza há tempos tem sido uma relação desarmônica, onde os recursos naturais são mal usados e desperdiçados. O desenvolvimento econômico fez com que aumentasse a demanda no uso dos recursos naturais.

A industria passou a consumir vorazmente as riquezas naturais aumentando os problemas ambientais e sociais.

Com todo o desenvolvimento econômico o homem não foi capaz de diminuir as diferenças sociais existentes entre a população, houve sim, um aumento das zonas de pobreza, principalmente nos países mais pobres que acabaram se tornando reféns das multinacionais que lá se instalaram a fim de explorar os recursos naturais e a mão de obra barata.

  LEEF, E (apud Pedrini, 2007; 125) considera que:

 A crise ambiental é a crise do nosso tempo. O risco do caos ecológico questiona o conhecimento do mundo. Esta crise apresenta-se como um limite da realidade, que ressignifica e reorienta o curso da história: limite do crescimento econômico e populacional; limite dos desequilíbrios ecológicos e das capacidades de sustentação da vida; limite da pobreza e da desigualdade social.

Há tempos o homem vem percebendo que a relação com a natureza, não é uma relação natural o que tem causado grande sofrimento para a natureza e para a humanidade.

 Constata-se que os recursos naturais estão se esgotando: rios, florestas e tantos outros estão sendo cada vez mais e com maior rapidez degradados e poluídos. Os não renováveis como combustíveis fósseis e águas subterrâneas estão rapidamente diminuindo.

 Diante desse quadro tão alarmante faz-se necessário um novo gerenciamento, uma nova visão de mundo, mais abrangente que traga equilíbrio entre o homem e o seu meio para preservação da vida na Terra.

No entanto, como podem ser encontradas soluções para os problemas ambientais urgentes sem conhecer os sistemas naturais e seu funcionamento? Como pode o homem interagir com a natureza de uma maneira sustentável? Como podemos preparar as pessoas para uma nova maneira de encarar a vida e de se relacionar com a natureza?  Como preparar as pessoas para os possíveis desastres ambientais ensiná-las a minimizar, a preveni-los, sem uma educação que os faça pensar, refletir, que consolide novas práticas, hábitos, que os alfabetize ecologicamente colocando o homem de volta aos trilhos para a formação de sociedades justas e sustentáveis?

 Segundo CURRIE, K.L (apud Pedrini, 2007; 128) [...] para garantir a sobrevivência da espécie precisamos desenvolver o respeito mútuo entre os diferentes membros da espécie e uma compreensão global da fundamental importância de todas as formas de vida coexistentes em nosso planeta.

É neste novo processo de aprender, que surge a educação ambiental (EA) ferramenta para a construção de uma nova ética, onde todos os seres são respeitados.

 Mas o que é educação ambiental?

 Educação ambiental é uma educação com bases holísticas que desenvolve novos valores e atitudes para a sobrevivência humana no planeta, que por sua dimensão abrangente possui amplo significado e conceitos.

Stapp et alii (apud Adams, 2005) definiu a educação ambiental como um processo que tem por objetivo a formação de cidadãos, cujos conhecimentos acerca do ambiente biofísico e seus problemas associados, possam alertá-los e habilitá-los a resolver seus problemas.

Mellowes (apud Adams, 2005) define que a Educação Ambiental seria um processo no qual deveria ocorrer o desenvolvimento progressivo de um senso de preocupação com o meio ambiente, baseado em um completo e sensível entendimento de relação do homem com o meio.

A educação ambiental por sua complexidade incorpora abordagens multi, inter e transdisciplinares nas dimensões sociais, culturais e ecológicas.

E para que seu papel transformador seja capaz de restaurar o equilíbrio ecológico é necessário o conhecimento da biosfera, as interações entre as populações e os organismos e seu ambiente estudadas pela ecologia.

 Nascida das ciências biológicas a ecologia é o estudo da interação dos seres vivos entre si com o meio ambiente; analisa e estuda a estrutura e a função dos ecossistemas. Segundo o zoólogo alemão Ernest Haeckel, ecologia é a relação dos animais e seu meio ambiente orgânico e inorgânico.

Até o fim do século XX, faltava a ecologia uma base conceitual, mas com o início da modernidade ela passou a se concentrar no conceito de ecossistema, que mantém sua estabilidade com a constante troca entre os organismos.

Saber como funciona a natureza, as conexões existentes entre os seres vivos, as populações e as comunidades facilita a compreensão de como a ação do homem afeta o meio ambiente. A ecologia favorece o reconhecimento de que os problemas estão interligados e interdependentes, a concepção sistêmica.

 Conhecer os diversos ecossistemas sua grande variedade, as espécies da flora, da fauna, os microorganismos, suas funções, os recursos vivos, auxilia no manejo dos recursos naturais, o gerenciamento dos ecossistemas que são a base para as atividades econômicas.O resultado desse conhecimento faz com que atitudes sensatas e mais elaboradas sejam formuladas e praticadas em benefício da manutenção da vida no planeta para a nossa e as futuras gerações.

A educação sob o ponto de vista ecológico, prepara o homem para a vida no seu habitat, expande a mente para que os indivíduos desenvolvam novas habilidades mais conscientes da relação homem/natureza.

 

Bibliografia Consultada

 

ADAMS, B, G. Texto Comemorativo: O que é educação Ambiental?     Publicado no website do Projeto Apoema - Educação Ambiental em 05/06/2005.

CASCINO, F. Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores.São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 1999.

PEDRINI, A de G.(org.).Metodologias em educação ambiental.Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SENAC.Princípios da ecologia e conservação da natureza. Bloco temático II  E-Book do curso de educação ambiental, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos