Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
16/09/2009 (Nº 29) Somos privilegiados!
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=727 
  
Educação Ambiental em Ação 29

Somos privilegiados!

 

Olá, que bom poder estar aqui escrevendo para vocês novamente!

Durante as férias de julho recebemos a maravilhosa noticia que a revista desde o primeiro número foi visitada por 1.137.165 pessoas, e que entre estes visitantes, temos uma média de 2.000 visitantes por dia!

A seção das dinâmicas é a mais vista com 114.631 visitas, e como sou responsável pela maioria destas dinâmicas, quero agradecer a vocês por desta forma me incentivarem ainda mais a estar aqui presente em cada edição.

 

Hoje vamos tentar entender porque algumas pessoas nos dizem que somos privilegiados, e mesmo assim, às vezes nos sentimos tão por baixo.

Em Agosto, eu tive o privilégio de ver e ouvir a Orquestra Filarmônica de Israel sob a regência do maestro Zubin Mehta no Teatro Municipal de Paulínia-SP, um espetáculo.

Neste domingo, 16/08/2009, a mesma orquestra fez um concerto ao ar livre, aberto ao publico ao lado do teatro de Paulínia, musica de primeira linha e transporte de graça para toda a população de Campinas. Tinha pouco mais de 20.000 pessoas. Um publico bem razoável, certo?

Errado.

Campinas tem uma população de um pouco mais de um milhão de habitantes e Paulínia um pouco mais de 80.000 hab., ou seja, mesmo de graça na praça, menos de 3%, da população total das duas cidades juntas compareceram!

Em um bom jogo de futebol no Estádio do Morumbi, a capacidade hoje é de 80.000 pessoas, no Beira Rio, 56.000 pessoas Maracanã mai de 100.000 pessoas.

Por quê?

Porque a população brasileira, mesmo os escolarizados, não tem o costume, não teve acesso à educação musical clássica, ou se teve foi pouca.

Então nós que temos acesso à escola, sabemos ler, entendemos o que esta escrito, temos capacidade de discutir sobre um assunto, somos privilegiados, certo?

Certo!

Você não concorda?

De acordo com o site do UOL http://noticias. uol.com.br/ educacao/ ultnot/ult105u59 00.jhtm , visitado no dia 17/08/2009,  “O contingente de analfabetos no Brasil acima de 15 anos, 14 milhões de pessoas, coloca o país no grupo das 11 nações com mais de 10 milhões de não-alfabetizados, ao lado do Egito, Marrocos, China, Indonésia, Bangladesh, Índia, Irã, Paquistão, Etiópia e Nigéria.”  

Ainda assim você não se sente privilegiado?

Então visite alguns pontos de ônibus, em regiões diferentes da cidade e faça a seguinte pergunta:

- você estudou?

- até que ano?

- tem diploma?

- você entende o que você lê?

Se você fez estas perguntas em algum lugar realmente popular algumas respostas serão negativas, e você poderá comprovar que você somente por ter estudo já é um privilegiado, agora, pense que você tem casa para  morar, cama para te abrigar, comida...

Pense sobre isso, você vai se sentir melhor!

Bjs e até a próxima edição,

Marina

Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

marinastrachman@ yahoo.com. br

Ilustrações: Silvana Santos