Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
28/05/2009 (Nº 28) 28ª edição da Educação Ambiental em Ação
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=720 
  
Educação Ambiental em Ação
Apresentação da 28ª edição da Educação Ambiental em Ação

Esta é mais uma edição comemorativa da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação, pois se trata do seu 7º aniversário. A equipe aproveita este momento de comemoração para agradecer a todos(as) os(as) leitores(as) que prestigiam esse trabalho que é feito com muita dedicação e persistência.

Enquanto preparávamos esta edição, o webmaster e também editor da revista Julio Trevisan sugeriu mudanças no visual da revista. A equipe toda vibrou, e por muito pouco estas mudanças não puderam ser incorporadas nesta edição. Então, provavelmente a próxima edição já estará de "cara nova"!
 
É tão bom mudar, e é tão importante mudar! E por falar em mudança, lembrei-me de um pensamento de Fernando Pessoa: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos". Este pensamento ilustra de forma primorosa a importância de estarmos em permanente processo de mudança, mas somente mudaremos, realmente, se estivermos abertos e receptivos para o novo.

Falar em Educação Ambiental é falar em mudança, em transformação, em revisão, em erro, e por isto a edição deste trimestre foi inspirada na frase: "Errar é o primeiro passo para aprender. Aceitar o desafio é o primeiro passo para vencer", de Flavio Vieira. Identificando nossos erros teremos indícios de como poderemos "errar menos", e quais posturas devem ser revistas e reavaliadas.

Esta edição da revista Educação Ambiental em Ação apresenta algumas idéias, alguns programas e projetos que nos sinalizam a direção de posturas mais saudáveis. São tentativas, experiências, vivências, são esforços que colaboram para o incentivo de uma mudança em nossos hábitos, pelo bem do nosso ambiente e pelo bem de todos com os quais compartilhamos a vida. Isto, para nós, é Educação Ambiental, é compartilhar, é sonhar, é experimentar, é tentar ser diferente, para podermos fazer a diferença.


Berenice Gehlen Adams
Educação Ambiental em Ação
Ilustrações: Silvana Santos