Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Contribuições de Convidados/as
28/05/2009 (Nº 28) A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UM DOS INSTRUMENTOS NA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA: Subsídios para Capacitação de Agentes de Saúde do Programa Médico da Família no Município de Manaus/AM
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=719 
  

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UM DOS INSTRUMENTOS NA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA: Subsídios para Capacitação de Agentes de Saúde do Programa Médico da Família no Município de Manaus/AM

Dissertação de Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental / Universidad de Las Palmas de Gran Canária.

JOSÉ AUGUSTO DE CASTRO CARVALHO

 

RESUMO

Por ser a Leishmaniose Tegumentar Americana - LTA uma endemia importante no Brasil e principalmente na Região Norte faz-se uma panorâmica histórica, econômica e social da cidade de Manaus, enfatizando os impactos ambientais sofridos em decorrência de seu crescimento desordenado, seguido de levantamento bibliográfico e histórico da Educação Ambiental, mencionando a participação no desenvolvimento comunitário (importância política, social e econômica), bem como a ação como instrumento no fortalecimento da cidadania e da saúde. Ressalta o vínculo existente entre saúde, desenvolvimento, qualidade de vida e a Educação Ambiental.

Finalmente, apresenta-se uma proposta de capacitação de Agentes de Saúde do Programa Médico da Família através de curso não formal de Educação Ambiental como instrumento de prevenção da LTA.

Por ser a LTA uma doença intimamente ligada às modificações do meio ambiente natural, no capítulo 1, faz-se um levantamento dos problemas e dos impactos ambientais de Manaus, iniciando com a história da cidade, numa retrospectiva ambiental, e o ciclo da borracha, período extrativista e ligado ao período colonial. Em seguida, descreve-se a Manaus Industrial e as transformações decorrentes das mudanças sofridas nos meios econômicos e sociais ao sair de um sistema extrativista para um sistema capitalista industrial. As características gerais das áreas geográficas de Manaus para situar as áreas críticas desta agressão ambiental e a identificação dos impactos ambientais decorrentes da industrialização de Manaus e suas conseqüências na sociedade como o crescimento populacional. Os agentes causais e os problemas ambientais interferindo na qualidade de vida da população.

O capítulo 2 é reservado à LTA e sua problemática no Brasil. Inicia-se pela definição, importância epidemiológica e formas de manifestação, assinalando-se a expansão pelos diversos Estados.

No capítulo 3, é desenvolvida a problemática em Manaus em relação a LTA, vislumbrada através do levantamento epidemiológico dos últimos anos e sua incidência nos diversos bairros, procurando destacar sua relação com a expansão populacional desenfreada, os desmatamentos e transformações ambientais.

A Educação Ambiental como instrumento de prevenção da LTA é abordada no capítulo 4, iniciando pelo marco conceitual e histórico, tanto no mundo, como no Brasil, a sua importância para o desenvolvimento comunitário no sentido positivo da política e no exercício da cidadania. Seu destaque para a Saúde em educar a população no sentido de prevenção de diversas patologias e no significado que a Educação Ambiental terá ao ser introduzida nos cursos de Ciências da Saúde. Ao final, destaca-se a Educação Ambiental como marco para o desenvolvimento e para a conquista da qualidade de vida das populações.

A proposta da Educação Ambiental como instrumento de prevenção da LTA é apresentada no capítulo 5, através do aproveitamento da metodologia: Proposta de Participação-Ação para a Construção do Conhecimento, empregada nos cursos formais através de elaboração de módulos a serem desenvolvidos num curso de capacitação de agentes de saúde.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBUQUERQUE, Bernardino Cláudio José de; MUTIS, Martha Cecília Suárez. A malária no Amazonas. In: IÑIGUEZ Rojas, Luisa Basilia; TOLEDO, Luciano Medeiros. Espaço & Doença: um olhar sobre o Amazonas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997.

 

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Ponto de Vista. São Paulo: Revista Veja ano36, no.1815, p.24, ago. 2003.

 

ALPHANDERY, Pirre. et al. O equívoco ecológico – Riscos políticos da inconseqüência. 1ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

 

BARROS, M. L. B.; PAES, M. G. & TALHARI, S. Leishmaniose cutânea-mucosa na Amazônia – Estudo dos casos diagnosticados em Manaus no período de 1976 a 1980. Na. Brás. Dermatologia, 1982, 57:153-154.

 

BATES, Henry Walter.  Um naturalista no Rio Amazonas. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.

 

BATISTA, Djalma. O paludismo na Amazônia. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946.

 

BATISTA, Djalma. Da habitabilidade da Amazônia. In: Cadernos da Amazônia. CNPq-INPA, 1963.

 

BAUMAN, Z. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

 

BECK, Ulrich. O que é globalização? Equívocos do globalismo: respostas à globalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

 

BENZAKEN, Adele et al. AIDS no Amazonas: Retrospectiva histórica e situação atual. In: IÑIGUEZ  Rojas, Luisa Basilia; TOLEDO, Luciano Medeiros. Espaço & Doença: um olhar sobre o Amazonas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997.

 

BOMFIN, E., MACHADO, M. Psicologia Comunitária. In: Psicologia & Sociedade. Revista da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social). Rio de Janeiro: UERJ/ABRAPSO, ano III, no.4, mar. 1988.

 

BOXER, Charles. O império marítimo português 1415-1825. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

 

BRANDAO-FILHO, Sinval P., BRITO, Maria E. Felinto de, MARTINS, Clediane A. Pereira et al. Leishmaniose tegumentar americana em centro de treinamento militar localizado na Zona da Mata de Pernambuco, Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., nov./dez. 1998, vol.31, no.6, p.575-578. ISSN 0037-8682.

 

BRASIL. Constituição 1988: Texto Constitucional de 5 de outubro de 1988, com as alterações adoradas pelas Emendas Constitucionais nºs 1/92 a 28/2000 e Emendas Constitucionais nºs 1 a 6/94. Ed. Atualizada em 2000. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2000.

 

BRASIL, Leila Melo et al. The prevalence oh hepatitis B vírus marker within household in the state of Amazonas. Hepatology, 19(4):45, 1994.

 

BRASIL, Leila Melo. Epidemiologia das hepatites no Estado do Amazonas. In: IÑIGUEZ  Rojas, Luisa Basilia; TOLEDO, Luciano Medeiros. Espaço & Doença: um olhar sobre o Amazonas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997.

 

BRÜGGER, P. Educação ou Adestramento Ambiental? Col. Teses. Santa Catarina: Letras Contemporâneas, 1994.

 

BURLAMAQUE, Frederico Leopoldo César e MOREIRA, Nicolau Joaquim. Catecismo da agricultura. Rio de Janeiro: 1870.

 

CALLADO, Manuel. Uma introdução à História do Amazonas. Manaus: Objetivo, 1998.

 

CÂMARA, Volnei de M. Textos de Epidemiologia para Vigilância Ambiental em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde: Funasa, 2002.

 

CARNEIRO Filho, Arnaldo. Manaus: fortaleza extrativismo-cidade, uma história dinâmica urbana. In: IÑIGUEZ  Rojas, Luisa Basilia; TOLEDO, Luciano Medeiros. Espaço & Doença: um olhar sobre o Amazonas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997.

 

CARVALHO, José Murilo de. Escravidão e razão nacional. Dados vol. 31, no.3, 1988.

 

CARVALHO, Vilson Sérgio de. Educação Ambiental & desenvolvimento comunitário. Rio de Janeiro: Wak, 2002.

 

CASCINO, Fabio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. 3.ed. São Paulo: Senac, 2003.

 

CHAIM, Célia. O Sonho Mudou. São Paulo: Revista Isto É. Economia & Negócios. Consumo. no.1769, p.69-72, 27.ago. 2003. Disponível em: .

 

CHINOY, Ely. Sociedade: Uma introdução à Sociologia. 5.ed. São Paulo: Cultrix, 1979.

 

CORTE, Antônio Ângelo, NOZAWA, Marcia Regina, FERREIRA, Maria do Carmo et al. Aspectos eco-epidemiológicos da leishmaniose tegumentar americana no Município de Campinas. Cad. Saúde Pública, out./dez. 1996, vol.12, no.4, p.465-472. ISSN 0102-311X.

 

COSTA, W. L.; BUSTAMANTE, F. M. Estimativa da incidência da malária no Brasil no triênio 1950/52. Ver. Brás. Malária Doenças Tropicais, 6 (4) : 597-600, 1954.

 

COUTINHO, C. N. Notas sobre cidadania e modernidade. Praia Vermelha. Rio de Janeiro: PPGESS/UFRJ, no.1, 1997.

 

DANSERAU, P. A Ecologia e a escalada do impacto humano. In: Gerhard Kade et ali. O homem e seu meio ambiente. Rio de Janeiro: FGV, 1975.

 

DASMANNIR. “Toward a Biosphere Consciouness”. In: WORSTER, D. (ed.). The Ends of the Earth. Perspectives on Modern Enviornmental History. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

 

DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.

 

DIAS, Genebaldo Freire. Elementos para capacitação em educação ambiental. Ilhéus: Editus, 1999.

 

DÍAZ, Alberto Pardo. Educação ambiental como projeto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

DIEGUES, Antonio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 2001.

 

DUVOISIN, Ivan Almeida. A necessidade de uma visão sistêmica para a Educação Ambiental: conflitos entre o velho e o novo paradigmas. In: RUSCHEINSKY, Aloísio & cols. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

 

FREUD, Sigmund. Obras Completas. Madrid: Biblioteca Nueva, 1974, Tomo VII. ISBN 84-7030-193-4

 

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. Rio de Janeiro: Imago, 1999.

 

FROMM, Erich. A Arte de Amar. Belo Horizonte: Itatiaia, 1985.

 

FONSECA, O. M; LACAZ, C. S. & MACHADO, P. O. Inquérito imuno-alérgico na Amazônia. Resultados preliminares. Ver. Inst. Méd. Trop. São Paulo, 1973,15:409-416.

 

FOSTER, G. “What is Folk Culture”. In: American Anthropologist, 1963, vol. 55.

 

FOX, Stephen. The american conservation movement. John Muir and his legacy. Madison: University of Wisconsin Press, 1981.

 

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico. Explicitação das normas ABNT. 13. ed. Porto Alegre: s.n., 2004.

 

FURTADO, Celso. O desenvolvimento do ponto de vista interdisciplinar. In: Ensaios de opinião vol. 10. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

 

GÓES, C. O que é Psicologia Comunitária. In: Psicologia & Sociedade. Revista da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social. Rio de Janeiro: UERJ/ABRAPSO, ano VII, no.10, 1992.

 

GOMES, Almério de Castro e NEVES, Vera Lúcia Fonseca de Camargo. Estratégia e perspectivas de controle da leishmaniose tegumentar no Estado de São Paulo. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., nov./dez. 1998, vol.31, no.6, p.549-552. ISSN 0037-8682.

 

GONTIJO, Bernardo e CARVALHO, Maria de Lourdes Ribeiro de. Leishmaniose tegumentar americana. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., jan./fev. 2003, vol.36, no.1, p.71-80. ISSN 0037-8682.

 

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. Col. Magistério: Formação e trabalho pedagógico. São Paulo: Papirus, 1996

 

GUERRA, J. A. O. Et ali. Leishmaniose tegumentar em contingente militar em Manaus (AM). In: Resumos do XXXII Cong. Soc. Brás. Méd. Trop. Goiânia, 1995.

 

GUEVARA, G.A. A Educação Ambiental num órgão governamental: a FEEMA. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação, UFRJ, 1994

 

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 5.ed. Campinas: Papirus, 2003.

 

HILMAN, A. Organização da comunidade e planejamento. Rio de Janeiro: Agir, 3ed., 1974.

 

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

 

IBARRA, A. El desarrollo sostenible em Latinoamérica y las Organizaciones no Gubernamentales. In: Revista de Ciencias Sociales Iberoamericanas SINTESIS. no.20 Tema: La cooperación internacional y el desarrollo sostenible en America Latina. Madrid: AIETI, jul./dic. 1993.

 

IÑIGUEZ  Rojas, Luisa Basilia; TOLEDO, Luciano Medeiros. Espaço & Doença: um olhar sobre o Amazonas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997.

 

LANE, S. Psicologia da comunidade – história, paradigmas e teoria. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Comunidade e do Trabalho Social. Tomo 2. Belo Horizonte: ago. 1992.

 

LAYRARGUES, Philippe Pomier. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de Castro, (orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002

 

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

 

LOUREIRO, C. F. Educação Ambiental e classes populares: Teoria e prática de uma pesquisa participante. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PUC/RJ, set. de 1992.

 

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de Castro, (orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002

 

LUZ, Zélia Maria Profeta da; PIMENTA, Denise Nacif; RABELLO, Ana et al. Avaliação de material informativo sobre leishmanioses distribuído no Brasil: critérios e subsídios para a elaboração e o aperfeiçoamento de materiais educativos para a saúde. Cad. Saúde Pública, mar./abr. 2003, vol.19, no.2, p.561-569. ISSN 0102-311X.

 

LUZ, Zélia Maria Profeta da; PIMENTA, Denise Nacif; CABRAL, Ana Lúcia Lobo Vianna et al. A urbanização das leishmanioses e a baixa resolutividade diagnóstica em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., maio/jun. 2001, vol.34, no.3, p.249-254. ISSN 0037-8682.

 

MACIEL, T. Ecologia Social. Documenta EICOS nº 2. Rio de Janeiro: UFRJ/IP/Programas EICOS, 1994.

 

MACIVER, R. M. Comunidad – Estúdio Sociológico. Biblioteca Sociológica. Buenos Aires: Losada, 1944.

 

MARCONDES, Carlos Brisola, LOZOVEI, Ana Leuch e VILELA, José Henrique. Distribuição geográfica de flebotomíneos do complexo Lutzomyia intermedia (Lutz & Neiva, 1912) (Diptera, Psychodidae). Rev. Soc. Bras. Med. Trop., jan./fev. 1998, vol.31, no.1, p.51-58. ISSN 0037-8682.

 

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967

 

MARZOCHI, M. A. A leishmania tegumentar no Brasil. In: Grandes endemias brasileiras. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1989.

 

MAXWELL, Kenneth. Marquês de Pombal: paradoxo do Iluminismo. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

 

MEDINA, Nanna Minini; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis: Vozes, 2000.

 

MENDONÇA, Maria Silva de. II Mostra da produção técnico-científica da Universidade do Amazonas. Manaus: Universidade do Amazonas, 2002.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Plano Nacional de Saúde e Ambiente no Desenvolvimento Sustentável: estudos para implementação. Versão preliminar. Brasília, 1996.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gerência Técnica de Doenças Transmitidas por Vetores e Antropozoonoses. Coordenação de Vigilância Epidemiológica. Centro Nacional de Epidemiologia. Fundação Nacional de Saúde. Manual de Controle da Leishmaniose Tegumentar Americana. Brasília: FUNASA, 2000.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Boletim Eletrônico Epidemiológico. Vigilância e monitoramento da Leishmaniose Tegumentar Americana em Unidades Territoriais - Brasil, 1994-2001. Brasília: ano2, no.5, dez 2002. Disponível em: .

 

MOREIRA, Rosilene da Conceição R., REBELO, José Manuel Macário, GAMA, Mônica Elinor Alves et al. Nível de conhecimentos sobre Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e uso de terapias alternativas por populações de uma área endêmica da Amazônia do Maranhão, Brasil. Cad. Saúde Pública, jan./fev. 2002, vol.18, no.1, p.187-195. ISSN 0102-311X.

 

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

 

MOTTA, D.M. Principais Características da Urbanização: desafios da gestão urbana. In: Anais do Workshop Dinâmicas Territoriais. Brasília: UnB, 2001.

 

MUDADO-MALETTA CH. Epidemiologia e saúde pública: história natural das doenças. São Paulo: Atheneu, 1988.

 

MUNTEAL FILHO, Oswaldo. Domenico Vandelli no anfiteatro da natureza. Dissertação de mestrado, Departamento de História. Rio de Janeiro: PUC, 1993.

 

NISBET, R. A. Comunidade. In: FORACCHI, M., MARTINS, J. Sociologia e Sociedade. Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 3.ed., 1983.

 

NOVO, M. El análisis de los problemas ambientales: modelos y metodología. Módulo del Master en Educación Ambiental. Madrid: Fundación Universidad Empresa – UNED, 1990.

 

NOVO, M. La Educación Ambiental en el marco del paradigma ambientalista. Módulo del Master en Educación Ambiental. Madrid: Fundación Universidad Empresa – UNED, 1990.

 

PÁDUA, José Augusto. Um sopro de destruição. Pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista, 1786 – 1888. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

 

PADUA, Suzana Machado; TABANEZ, Marlene Francisca. Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: Ipê, 1997.

 

PAES, Marcilene Gomes. Estudo de quatro espécies de Lutzomyia França, 1924 (Díptera, Psychodidae), em área endêmica de leishmaniose tegumentar americana na periferia de Manaus (Amazonas – Brasil). Dissertação de Mestrado. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Universidade Federal do Amazonas (UFAM), 1991.

 

PAES, Marcilene Gomes et ali. Considerações sobre a ptodução da leishmaniose tegumentar americana no Estado do Amazonas. In : IÑIGUEZ  Rojas, Luisa Basilia; TOLEDO, Luciano Medeiros. Espaço & Doença: um olhar sobre o Amazonas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997.

 

PELICIONI, Américo Colli et ali. Educação Ambiental na formação de agentes comunitários. In: PHILIPPI Jr, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi editores. Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. 2.ed. São Paulo: Signus, 2002.

 

PENINNI, Silmara Navarro. Hanesíase no Estado do Amazonas. In: IÑIGUEZ  Rojas, Luisa Basilia; TOLEDO, Luciano Medeiros. Espaço & Doença: um olhar sobre o Amazonas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997.

 

PEREIRA, Luís. Urbanização e subdesenvolvimento. In: PEREIRA, Luís, org. Urbanização e subdesenvolvimento. Coleção Textos Básicos de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 1969.

PESSÔA, Samuel Barnsley. Parasitologia Médica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1967.

 

PHILIPPI Jr, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi editores. Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. 2.ed. São Paulo: Signus, 2002.

 

PRAXEDES, Rosângela Rosa. Classe média negra no Brasil: negros em ascensão social. São Paulo: Revista Espaço Acadêmico, ano2, no.20, jan 2003. Mensal. ISSN 1519.6186. Disponível em: .

 

REBOUÇAS, André.  Excursão ao Salto do Guairá. O parque nacional. Rio de Janeiro: 1876.

 

RÉIGNER, E. Educação Ambiental: ponte para o amanhã. In: Boletim Técnico do SENAC, vol. 22, no.3, set/dez 1996.

 

RODRIGUES, A. M. A utopia da sociedade sustentável. Ambiente e Sociedade, 1(2): 133-138. Campinas, 1998.

 

RUSCHEINSKY, Aloísio; Costa, Adriane. A Educação Ambiental a partir de Paulo Freire. In: Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

RUSCHEINSKY, Aloísio & cols. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

RUTKOWSKI, E. Relato de uma experiência com educadores ambientais. In: Cadernos CEDES, no.29. Tema: Educação Ambiental. São Paulo: CEDES e Papirus (co-ed), 1.ed., 1993.

 

SABROZA, Paulo Chagastelles. Domicílio como fator de risco na leishmaniose tegumentar americana; estudo epidemiológico em Jacarepaguá, município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre em Saúde Pública, s.n; 1981. 187 p. Planos, tablas, ENSP.

 

SAID, Rosa Valéria Azevedo. Percepção popular da Leishmaniose tegumentar americana; estudo sociológico realizado junto a famílias de baixa renda da localidade do Pau da Fome (Jacarepaguá - RJ). Rio de Janeiro: Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre em Saúde Pública, s.n; 1984. 122 p. Tab. ENSP.

 

SAITO, Carlos Hiroo. Política Nacional de Educação Ambiental e construção da cidadania: desafios contemporâneos. In: In: RUSCHEINSKY, Aloísio & cols. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

SANTOS, João Barberino, LAUAND, Leonardo, SOUZA, Gustavo Santos de et al. Fatores sócio-econômicos e atitudes em relação à prevenção domiciliar da leishmaniose tegumentar americana, em uma área endêmica do sul da Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública, jul./set. 2000, vol.16, no.3, p.701-708. ISSN 0102-311X.

 

SCHERER-WARREN, Ilse. Redes de movimentos sociais. 2ed. São Paulo: Loyola, 1996.

 

SERRES, Michel. O contrato natural. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

 

SEWELL, G. H. Administração e controle da qualidade ambiental. São Paulo: USP, 1978.

 

SILVA, Natal S da; VIANA, Araguacy B, CORDEIRO, José A et al. Leishmaniose tegumentar americana no Estado do Acre, Brasil. Rev. Saúde Pública, dez. 1999, vol.33, no.6, p.554-559. ISSN 0034-8910.

 

SOMBRA, Raimundo Nascimento. Fundamentos de História e Geografia do Amazonas. Manaus: Prisma, 1996.

 

SOUZA, Márcio. Breve História da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.

 

SOUZA, Maria Luíza de. Desenvolvimentos de comunidades e participação. 4ed. São Paulo: Cortez, 1993.

 

SZACHI, J. As utopias ou a felicidade imaginada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

 

TANIGUCHI, Helena Hilomi. Observações ecológicas de flebotomíneos em área endêmica de leishmaniose tegumentar americana no Município de Eldorado, Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, Brasil, período de 1996-1997. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia para obtenção do grau de Mestre, s.n; 2000. 112 p. ilus, tab. BR67.1; 614.43, 52; BR67.1; Mtr, 883

 

TEODORO, Ueslei, KUHL, João B., SANTOS, Demilson R. dos et al. Impacto de alterações ambientais na ecologia de flebotomíneos no sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, out./dez. 1999, vol.15, no.4, p.901-906. ISSN 0102-311X.

 

THIOLLENT Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1988.

 

TONNIES, F. Comunity & Society. Michigan State: University Press, 1957.

 

TONNIES, F. Comunidade e sociedade como entidades típico-ideais. In: FLORESTAN, F. (org.).Comunidade e Sociedade: Leitura sobre problemas conceituais, metodológicos e de aplicação. Biblioteca Universitária. 2ª.ser. São Paulo: Cia. Editora Nacional & EDUSP, 1973

 

TORRES, Carlos Alberto. Sociologia política da Educação. Col. Questões de Nossa Época, vol. 9. São Paulo: Cortez, 1993

 

VASCONCELOS, Pedro Fernando da Costa et al. Arboviroses no Estado do Amazonas:Uma visão histórica. In: IÑIGUEZ  Rojas, Luisa. Basilia; TOLEDO, Luciano Medeiros. Espaço & Doença: um olhar sobre o Amazonas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997.

 

VEIGA-NETO, A. Ciência, Ética e Educação Ambiental em um cenário pós-moderno. In: Revista Educação e Realidade, vol. 19, no.2, Rio de Janeiro: UFRGS, jul/dez 1994.

 

VELASCO, Sírio Lopez. Querer-poder e os desafios socioambientais do Século XXI. In: RUSCHEINSKY, Aloísio & cols. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

VELHO, Gilberto. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. 6.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

VELLOSO, Rui; LA ROVERE, Ana Lúcia Nadalutti; CRESPO Samyra. Projeto GEO cidades: relatório ambiental urbano integrado: informe GEO: Manaus. Rio de Janeiro: Consórcio Parceria 21, 2002.

 

VICTOR, C. Ecologia: de ciência a movimento social. In: Revista Unicsul, maio de 1996, ano 1, nº 1. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, pp. 4-12.

 

WALLACE, Alfred Russel. Viagens pelos rios Amazonas e Negro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.

 

WOLFE, Marshall. Desenvolvimento: para que e para quem? Indagações sobre política social e realidade político-social. Col. O Mundo de Hoje vol. 11. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

 

WONG-UN, Julio Alberto. Community-based control of infectious diseases: reflecting on the collective health practices of Andean Peruvian peasants. Cad. Saúde Pública, 1998, vol.14 supl.2, p.91-100. ISSN 0102-311X.

 

 

Ilustrações: Silvana Santos