Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
28/05/2009 (Nº 28) Jogo "O que é errar? E o que é vencer?"
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=701 
  
Educação Ambiental em Ação

Jogo - O que é errar? E o que é vencer?

 

A frase de inspiração deste mês é "Errar é o primeiro passo para aprender. Aceitar o desafio é o primeiro passo para vencer" (Flavio Vieira).

Vamos fazer um jogo onde cada equipe montará seu tabuleiro, a partir de suas convicções e discussões de grupo.

Mas primeiro vamos fazer todos responderem um pequeno questionário para "despertar" a discussão.

A você orientador, cabe verificar a diferença entre os vários tabuleiros e incentivar a fabricação de um tabuleiro único, onde todas as questões levantadas são discutidas e de preferência resolvidas, ou ao menos entendidas.

Estamos em uma época difícil de colocar os valores em seus devidos lugares, veja bem, não estou falando de preço, mas sim de "valores" como:

vida, aprendizado, cultura, carinho, atenção, auxílio, humanidade, entre tantas outros itens que podem e devem ser colocados nesta lista de valores sem preço.

Baseado neste fato, vamos jogar?

 

Bom divertimento!

 

Modulo 1-

O que é Meio Ambiente?

A sua casa e a sua escola, fazem parte do Meio Ambiente?

Você sabe dizer por que chama "Meio Ambiente" e não "Ambiente Inteiro"?

Você sabe dizer o que é um Meio Ambiente limpo?

Você sabe dizer se agora você tem mais conhecimento sobre Meio Ambiente?

Você sabe como fazer para melhorar a sua atuação no Meio Ambiente hoje?

 

Modulo 2-

Você sabe o que significa a palavra "urbano"?

Você sabe o que significa a palavra "rural"?

Na sua cidade existe diferença entre espaço urbano e espaço rural, ou

é tudo uma coisa só?

Você sabe o que é um loteamento?

Você sabe o que é lençol freático?

Você sabe o que polui um lençol freático?

E os rios?

E os oceanos?

Você sabe dizer se agora você sabe mais ou menos sobre nossas águas?

Você sabe como fazer para melhorar a sua atuação com relação à poluição das águas hoje?

 

Modulo 3-

Para você o que é racismo?

Você sabe dizer se você conhece alguém que é racista?

Você sabe o que é discriminação?

Você acha que alguém por ser diferente e/ou pensar diferente de você,

pode ser discriminado?

Você já tinha pensado sobre isso?

Você agora pode dizer que agora você vai tratar melhor as pessoas?

 

Modulo 4-

Você sabe me dizer o que é respeito?

Você sabe que respeito é uma palavra que pode ser usada para coisas e

também para pessoas?

Você acha que essa estória de respeito é "careta"? Por quê?

Você sabe o que é espaço público?

Você acha correto dizer que todos devem respeitar o espaço público?

Você acha correto dizer que todos devem respeitar a todos?

Você vai agir melhor com as pessoas e com o espaço que você usa agora?

 

 

 

 Jogo - O que é errar? E o que é vencer? *

*este jogo é fictício, o nome da cidade e as situações descritas são fictícias.

 

Vamos imaginar uma cidade, vamos chamá-la de Inspiração.

 Inspiração é uma cidade com 80.000 habitantes, têm indústrias, comércio, escolas, rios, praças, é uma boa cidade para morar.

Mas existem alguns pontos que parecem que não vão bem, é aqui que começa o nosso jogo.

 

â—˜ A prefeitura vai construir uma estação de tratamento de esgoto. Para isso todas as indústrias, comércio, residências, escolas, enfim todas as construções que geram esgoto têm que pagar uma taxa para esta nova ligação e também uma taxa mensal, que para o comércio e indústria, não será pouco.

Os comerciantes e industriários, não querem pagar, dizem que terão que demitir alguns funcionários, além de subir os preços.

Os funcionários estão com medo de serem demitidos, então a população não sabe se quer ou não esta estação de tratamento.

Você é responsável pela saúde da cidade, como você vai resolver este problema?

Minha sugestão para o tabuleiro:

- A cidade é a casa 1;

- a estação construída é a casa 3;

- a estação não construída, deixa o jogador fora duas rodadas.

 

â—˜ A prefeitura de Inspiração promove uma série de benfeitorias na cidade, mas apenas no centro.

A periferia da cidade, não tem nenhuma infra-instrutora, nem escola, nem creche. Os moradores desta área da cidade fazem um protesto na frente da prefeitura, para a melhoria em seus bairros, mas não são recebidos nem pelos prefeitos, nem por vereadores.

Quando a televisão entrevista os moradores, um diz que "esses caras que a gente elege, acham que somos piores que bichos, não valemos nada."

Um vereador ao ser questionado sobre esta frase faz o seguinte comentário: "não são nada mesmo, são pobres, moram na periferia, só sabem fazer filhos. E querem que a gente com nosso dinheiro, coloque comida em suas casas e eduque suas crianças."

Minha sugestão para o tabuleiro:

- a construção da creche e do posto de saúde- casa 5;

- punição para o deputado, casa 10;

- achar que o deputado está correto, duas rodadas sem jogar;

- o prefeito pedir desculpas em publico para os moradores, casa 14.

 

â—˜ O lixão de Inspiração, utilizado há alguns anos, está sobre uma área de solo de rochas "porosas", com risco de contaminação do solo.

Os órgãos estaduais responsáveis pelas águas exigem que o município construa um aterro sanitário e recupere o solo do lixão.

A prefeitura se nega, diz que não tem dinheiro para isto.

Minha sugestão para o tabuleiro:

- a construção de um aterro - casa 18;

- a recuperação do solo do lixão - casa 23;

- deixar tudo como está - duas rodadas sem jogar;

- descobrir que o lençol freático está contaminado, casa 25 e retorna ao inicio do jogo.

 

â—˜ Na praça principal de Inspiração, existem duas árvores centenárias, um jequitibá e um cedro rosa em condições perfeitas, mas a prefeitura quer construir uma biblioteca e escolheu esta área para a construção, sendo necessária a derrubada das árvores.

Um morador da cidade se amarrou a uma delas para impedir seu corte.

Um protesto ao lado destas árvores, diz que a biblioteca é mais importante que as árvores.

Minha sugestão para o tabuleiro:

- a derrubada das árvores - casa 27 e uma rodada sem jogar;

- a construção da biblioteca nesta área, casa 29 e retorno ao inicio;

- a construção da biblioteca em outra área, casa 30;

E teremos muitas outras questões para montar este tabuleiro sem fim.

 

Neste jogo, não há vencedores neste jogo, existem somente pessoas que aprenderam a cuidar melhor de si mesmo, do seu meio e dos habitantes de sua cidade. Em muitos dos problemas a nós apresentados, não há certo ou errado, mas sim, o melhor a ser feito naquele momento, está é a mensagem deste jogo.

 

  

Marina Strachman - arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental.

marinastrachman@yahoo.com.br

 

Ilustrações: Silvana Santos