Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
10/03/2009 (Nº 27) Mensagem de divulgação de filmes relacionados às questões ambientais
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=681 
  
Educação Ambiental em Ação
Mensagem de divulgação de filmes relacionados às questões ambientais
Veiculada no GEAI (Grupo de Educação Ambiental da Internet) Número 18670
 
Seleção do jornalista Ney Gastal

1-) "A hora final", pungente filme da década de 50, dirigido por Stanley Kramer, sobre os últimos dias da humanidade após o holocausto nuclear. Muito impressionante.

2-) "Nanook do norte", documentário de 1922. mudo, sobre a vida dos esquimós. É considerado por muita gente como o primeiro filme com uma visão "ecológica" da vida.

3-) "Anna dos 6 aos 18", filme/documentá rio sobre a decadência da União Soviética na visão de uma menina (real) e que mostra como nenhum outro o acidente (e suas consequências) de Chernobil.

4-) "Derzu Uzala", de Akira Kurosawa, feito em 1970. Imperdível. Valorizadíssimo na época (entre muitos prêmios ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro) inexplicavelmente esquecido hoje em dia.

5-) "Mais forte que a vingança", de Sidney Pollak, de 1972, uma verdadeira ode à natureza.

6-) "Cosmos", a série inteira, de Carl Sagan, mas principalmente o último episódio (pode ser visto isolado, mas é um crime perder os outros doze), intitulado "O futuro da Terra".

7-) "Lições da escurdião", impressionante documentário de Werner Herzog sobre os efeitos do incêndio que Saddan Hussein mandou atear aos poções petrolíferos do Kwait, após a I Guerra do Iraque, uma das mais violentas agressões ambientais propositais já desferidas ao planeta, e pela qual ele nunca foi punido.

8-) "Síndrome da China", de Sidney Pollak, que marcou época como uma tomada de posição de Hollywood contra as usinas nucleares.

9-) Você vai se surpreender, mas "Parque dos dinossauros" , de Spielberg, que, como outros filmes de ficção científica de aparência inconseqüente, fez muita gente pensar sobre assuntos até então distantes do dia a dia, no caso a manipulação genética. Dentro da mesma linha, "O dia depois de amanhã". E, claro, "The day after" e "O testamento", filmecos de baixo orçamento feitos para a TV na década de 80 que tiveram extraordinária repercussão e ajudaram acelerar o até hoje inconcluso desarmamento nuclear.

10-) "Koyaanisqatsi" e suas duas continuações.

Bem, estes são filmes que fazem pensar, a um ou mais tipos de público. Há muitos outros. O que tentei mostrar é que NÃO dependemos apenas de documentários como os estrelado por Al Gore ou Leonardo Di Caprio, nem precisamos ficar restritos a outros ótimos (e muitos nem tanto) documentários exibidos na TV a cabo, principalmente "National Geographic", "Discovery" e "GNT". Estes todos são importantes, têm dados, mas como qualquer panfleto doutrinário não induzem à reflexão. E o mundo só terá alguma chance de mudar (se é que ainda tem) quando as pessoas voltarem a descobrir que pensar não é perda de tempo, nem que as coisas devem vir prontas e acabadas.

Ney Gastal
Ilustrações: Silvana Santos