Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Saber do Fazer
10/03/2009 (Nº 27) Montagem de projetos e atividades de Educação Ambiental
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=677 
  
Educação Ambiental em Ação

Montagem de projetos e atividades de Educação Ambiental
por Declev Dib-Ferreira
em Dicas, Educação Ambiental, Projetos

Aqui estou eu, mais uma vez, escrevendo sobre projetos. Já fiz isso mais de uma vez - veja os diversos posts na categoria PROJETOS. Mas sou um entusiasta. Acho que nosso trabalho educativo, seja dentro ou fora da escola, pode ser muito mais aproveitado, aprofundado, "capilarizado" (utilizando um neologismo da área) e solidificado através deles.

O bom desenvolvimento de atividades de educação ambiental depende, muitas vezes, da montagem de um bom projeto, que amarre todas as possibilidades e esclareça as caracteristicas do local e do trabalho a ser realizado.

Descrever seus objetivos e ações pode facilitar o envolvimento de mais pessoas, até mesmo a obtenção de apoios financeiros ou materiais.

Seja qual for a atividade, simples como a montagem de uma exposição, ou um projeto mais completo, um bom planejamento é o primeiro passo para seu sucesso.

Veja um pequeno resumo de como pode ser escrito o seu projeto, lembrando que outras opções podem entrar e se somar à esta idéia:

1. Apresentação (quem?)
Capa, título do projeto, coordenador do projeto, equipe técnica, local edata.

2. Introdução (o quê? Por quê?)
Discorrer, resumidamente, sobre o tema geral no qual o projeto está inserido. Na introdução, a justificativa e a relevância do projeto podem ser apresentadas. Na justificativa, você vai expor as razões teóricas e práticas que tornam importante a realização do trabalho - o que ele vai mudar, e porque ele é fundamental. Pode-se dizer, aqui, qual o Público-alvo do projeto, ou seja, a quem ele se destina.

3. Objetivos (para quê? Para quem?)
Os objetivos indicam os resultados a serem alcançados pelo projeto. São construídos com frases que começam com um verbo no infinitivo. São divididos em:
Objetivo geral - É o seu resultado a longo prazo, aonde você quer chegar através da execução do projeto. Em geral, estabelece-se apenas um.
Objetivo específico - São operacionais, correspondem ao que se pretende pôr em prática através do projeto. Definem as ações que, realizadas, farão o projeto alcançar o objetivo geral.

4. Desenvolvimento (como? Com quê?)
Como o projeto será realizado? Chama-se também de metodologia do seu projeto. Considerando que você tem um ponto de partida (situação antes do projeto) e um ponto de chegada (situação após o projeto), esta etapa vai dizer como você vai chegar de um ponto a outro. Entram aqui suas concepções teóricas, a escolha do conjunto de estratégias que você vai utilizar.Desenvolver um curso é uma atividade, mas quais metodologias irão nortear a realização deste curso?

5. Cronograma de atividades (quando?)
Deve explicitar como os objetivos serão atingidos. Aqui vamos definir quais atividades - as tarefas - serão desenvolvidas para se alcançar os objetivos específicos descritos. O que se precisa fazer para que os resultados esperados aconteçam? Sabendo o que se vai fazer, deve-se determinar quanto tempo cada atividade necessita para ser desenvolvida e quando ela será realizada.

O cronograma servirá também para a avaliação permanente do projeto. A melhor maneira é fazer uma tabela das atividades x mês de realização:
AtividadesMês 1Mês 2Mês 3 Mês 4Mês 5
Atividade I x
Atividade II x x
Atividade III x x
Avaliação final x

.
6. Recurso para a realização do projeto (com o que e quanto?) Resumo financeiro ou dos recursos que requer. Entram os recursos humanos (pessoal) e os materiais (publicações, equipamentos, mesas, cadeiras, materiais de escritório.). Quem vai te dizer o que precisa são as atividades as quais você se dispõe a realizar. Muitras vezes, é necessário fazer um cronograma de desenbolso (ou cronograma financeiro): uma tabela como a das atividades, mas com os valores a serem gastos por períodos determinados.

7. Bibliografia (quais as fontes?)
Pode-se relacionar, ao final do projeto, os livros, artigos, documentos etc., que nortearam o trabalho.

8. Avaliação e Monitoramento (como acompanhar)
Não se trata de avaliar apenas o desempenho daqueles que se submetem ao processo (como os alunos, por exemplo), mas avaliar toda a equipe e o próprio plano elaborado e desenvolvido. Trata-se de avaliar o projeto não como um julgamento, mas para melhorar a prática e consertar possíveis erros. Lembrando que a avaliação é um aspecto que deve estar presente em todos os momentos do processo, do planejamento à conclusão. É imprescindível uma avaliação final ao término do projeto, medindo os
resultados imediatos. Estes resultados fornecem instrumentos para futuros projetos.
------------ --------- --------


Para ler mais sobre o assunto
http://diariodoprof essor.com/ 2008/04/02/ montagem- de-projetos- e-atividades- de-educacao- ambiental/

Ilustrações: Silvana Santos