Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Você sabia que...
10/03/2009 (Nº 27) ...chegamos a ser o quinto país com maior número de espécies ameaçadas do planeta?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=663 
  
educação ambiental em Ação

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO X ÁREAS DE LAZER

LEONARDO FRANCISCO STAHNKE

BIÓLOGO

 

Passado dia 29/12 – Dia Internacional das Diversidades Biológicas – gostaria de trazer uma pauta muito importante para aqueles que sabem o valor de nossas riquezas: o papel das Unidades de Conservação e das Áreas de Lazer. As riquezas as quais me refiro não são $, mas sim o número grandioso de espécies que temos no país, e que estamos perdendo a cada dia – chegando a ser o quinto país com maior número de espéciesameaçadas do planeta, segundo dados da União Internacional pela Conservação da Natureza.

Essa perda acelerada é causada principalmente pela destruição dos hábitats naturais, que restringem o alimento, abrigo, reprodução e a variabilidade genética dos indivíduos, isolando-os dentro de uma malha de pressão constante. Isso pode ser amenizado pela criação de áreas protegidas da ação negativa do homem, como é o caso das Unidades de Conservação (UC) que, ao contrário das Áreas de Lazer (AL), tem função igualitária na proteção das espécies, não beneficiando exclusivamente a espécie humana.

Nas UC, plantas, animais e homens podem viver em harmonia e estarem mais protegidos, desde que respeitem os critérios estabelecidos pelo Plano de Manejo (documento que rege o zoneamento e ações dentro e no entorno da UC) e pelas Leis Ambientais. Segundo Lei Federal nº 9.985/02, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, as UC (espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, objetivos de conservação e limites definidos, ao qual se aplicam GARANTIAS ADEQUADAS DE PROTEÇÃO) classificam-se em dois grupos: as Unidades de Proteção Integral, que primeira tem como objetivo básico a PRESERVAÇÃO da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais; e as de Uso Sustentável, que admite compatibilizar a CONSERVAÇÃO da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos.

Através da Preservação e da Conservação, as áreas em questão deveriam estar asseguradas de danos ambientais, entretanto é possível, apenas observando ao nosso redor, verificar áreas naturais incríveis sendo destruídas e perturbadas pela ação humana. Áreas inclusive tidas legalmente como UC e que vem recebendo aporte exacerbado de público, maquinário, shows de rock e até karaokê.

É lastimável, mas nossas UC estão sendo descaracterizadas pela máscara de se transformarem em AL. Não sou contra a criação destas áreas, desde que se tenha um estudo técnico prévio e que determine que ações podem ser realizadas ali. Falo isso porque acredito que toda UC pode servir de AL (pelo uso de trilhas, aproximação com a fauna e flora, leitura, etc), mas nem toda AL é capaz de cumprir o papel fundamental de uma UC.

Devemos nos moldar ao ambiente e não moldá-lo à nossa cultura e instantes de lazer...

Ilustrações: Silvana Santos