Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Saber do Fazer
19/09/2003 (Nº 2) PORTA MUDAS COM JORNAL
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=66 
  

Reaproveitamento e Reutilização de Materiais

 

“É Primavera, te amo, é primavera, te amo, meu amor. Trago essa rosa, para te dar”.... Esse é o trecho de uma música cantada pelo Tim Maia. Tem também uma homenagem de Vivaldi onde ele compôs as 4 estações e na minha opinião a mais alegre é a primavera.

É muito comum as pessoas contarem as suas idades como primaveras, o TIO GUI, por exemplo, tem 36 primaveras.

Como todos já estão carecas de saber, esta é a estação das flores, da alegria, da beleza do olhar, do início das chuvas, dos passarinhos procriarem e também deve ser uma época de pensarmos um pouco mais e olharmos se estamos colaborando para termos uma cidade mais bonita, independente dos políticos e dos politiqueiros. Denunciar que estão cortando árvores, que estão agredindo o meio ambiente é super importante, mas mais importante ainda é estar plantando árvores, flores, tentando recuperar um pouco de tudo que já foi destruído para poder falar: Eu fiz alguma coisa de verdade!

Na edição anterior da Revista aprendemos a branquear tecidos utilizando sacos e fazer massa de sal para modelagem. Nesta edição vamos reutilizar papel jornal, material farto e de fácil acesso onde será possível fazer saquinhos porta-mudas. Com isso evitamos que novas árvores sejam derrubadas, uma vez que para se produzir papel necessitamos de celulose que é encontrada nas árvores.Vale lembrar que para cada tonelada de papel que reciclamos deixamos de derrubar 20 árvores adultas. .

É muito importante que todos aprendam reutilizar os materiais e recuperar o que for possível na natureza, de preferência repondo o que se utiliza.

Pensando nisso o TIO GUI vai ensinar a todos como fazer balaios ou porta-mudas simplesmente reutilizando o papel , para que possam fazer sua própria floresta e dela conseguir extrair as essências necessárias da vida...

 

MATERIAL NECESSÁRIO

01 lata sem tampa e sem fundo (pode ser de massa de tomate, óleo, refrigerante, etc.)

01 folha de papel Jornal

Terra para plantio

Sementes

 

MODO DE FAZER

1) Providencie uma lata para servir de molde para a confecção dos balainhos ou porta-mudas.

Retire a tampa e o fundo da lata tomando cuidado para não se machucar.

Quanto maior a lata maior o tamanho do balainho

2)Pegue a folha de papel jornal e dobre ao meio (A). Dobre mais uma vez ao meio para aumentar a resistência e durabilidade do porta-mudas (B).

3) Coloque a lata na ponta do jornal deixando sempre uma parte para fora. Enrole até acabar o jornal

4) Dobre toda sobra do jornal que foi deixada de fora para fazer o fundo da lata.

5) Coloque a terra até encher a lata

6) Com cuidado retire a lata, se desejar, coloque uma alça para facilitar.

7) Está pronto o seu porta-mudas, é só você pegar as sementes, enterrar, regar, ter muito carinho e sempre trocar umas idéias com as suas plantinhas.Coloque terra de boa qualidade ( pode ser de compostagem feita com restos de alimento).

Escreva para o TIO GUI contando quais sementes você plantou e como vai ficar o seu viveiro de mudas.

O endereço é: tiogui@tiogui.com.br

Um abraço bem florido a todos.

Visite o site: www.tiogui.com.br

Ilustrações: Gustavo Costa

 

Ilustrações: Silvana Santos