Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
10/03/2009 (Nº 27) Dinâmica: O que vale tanto quanto?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=656 
  
Educação ambiental em ação

Dinâmica: O que vale tanto quanto?

 

 

 

Nos últimos três meses de 2008, presenciamos um fato até então inusitado para nós que nascemos depois da crise econômica de 1929, alguns bancos americanos quebrando, ou prestes a quebrar.

Para muitos de nós, (de certa forma, eu me incluo entre estes) a economia americana era algo inquebrável e infalível.

Mas vimos que também quebra.

E acho que o que mais espantou é que, hoje em dia ,com tudo e todos interligados, o mundo todo ao mesmo tempo percebeu e reagiu a gravidade da situação.

Mas não estou aqui para deixar ninguém assustado, quero somente, a partir deste fato, criar uma dinâmica divertida para todos nós.

Você já imaginou o mundo sem dinheiro?

Há muitos anos atrás na época dos feudos, usava-se para qualquer negociação a troca, por exemplo, o meu feudo criava ovelhas (lã), o do seu que era meu vizinho, criava galinhas (ovos e comida), outro plantava trigo (farinha), outro tinha leite.

O dono da lã trocava esta, por galinhas, ovos, trigo e leite, assim ele tinha casaco e comida, o dono das galinhas trocava galinhas por farinha, lã e leite...Claro que já tinha o ouro, claro que não era tão simples assim, mas não estou dando nem aula de economia, nem de história, ok?

 

Desde então criou-se o dinheiro, e ficamos “viciados” neste item.

 

E agora, já pensou se o dinheiro desaparecer?!

 

O que vamos usar como dinheiro?

 

Está é a brincadeira, coloque todos para pensar, o que vale tanto quanto o dinheiro? Ou até mais!

 

O que você usaria como item de troca, pois no “frigir dos ovos” o dinheiro nada mais é do que um “item de troca” HIPER valorizado!

 

 

 

Um beijo, Marina

 

 


Marina Strachman - Arquiteta e Urbanista, Mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e Especialista em educação ambiental. marinastrachman@yahoo.com.br

Ilustrações: Silvana Santos