Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
14/12/2008 (Nº 26) II Encontro de EA Martim Pescador
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=641 
  
Educação Ambiental em Ação 26

II Encontro de Educação Ambiental Martim-Pescador - Local: UNISINOS / São Leopoldo-RS

Informações preliminares

 

Intenção e Objetivos

Em maio de 2008 foi realizado, na cidade de São Leopoldo, o I Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim Pescador - Integrando ações e superando desafios, idealizado e realizado pelo projeto APOEMA, CORSAN, Unisinos e Martim Pescador e apoiado pelo Comitê Sinos, SEMAE, Central transportes, REASul, Ministtério Público Estadual, Comitê do Lago Guaíba e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O Encontro teve por objetivo a construção de um processo permanente de Educação Ambiental, implantação de ações efetivas de E.A., a troca de saberes e experiências entre educadores, através de painéis, mesas-redondas e oficinas, contou com a participação, entre outros, do Prof. Dr. Genebaldo Freire Dias (referencia em Educação Ambiental no país) e Antonio Fernando S. Guerra (secretário executivo da REASul- Rede Sul brasileira de Educação Ambiental).

Participaram do evento mais de 200 educadores de diversos setores da sociedade como ONGs, governo e empresas, que durante os três dias de evento tiveram a oportunidade de integrar, trocar experiências e de estabelecer elos que formarão a Rede Metropolitana de Educação Ambiental.

Conforme ficha de avaliação entregue pelos participantes ao final do Encontro as expectativas foram atendidas e até superadas. Outra informação constatada através das fichas de avaliação, foi a sugestão que o Encontro de Educação Ambiental Martim Pescador tenha edições anuais, promovendo, fomentando e integrando as ações em Educação Ambiental da região.

Com este objetivo estamos organizando o II Encontro de Educação Ambiental Martim Pescador, no qual pretendemos além de integrar ações e superar desafios estimular as lideranças locais para o protagonismo ambiental. O II Encontro seguirá o mesmo formato do primeiro, com mesas-redondas, palestras e relatos de experiências, porém, estas contarão com um redator que sintetizará as idéias explanadas e discutidas em cada uma das atividades. Em 2009 almejamos dobrar o numero de participantes, estreitar ainda mais os laços entre universidades, governo, sociedade, ONG’s e empresas.

 

Público-alvo:

Professores, estudantes de magistério, graduação, pós-graduação, profissionais, ONG’s, comunidade em geral, ambientalistas e empresas.

 

Público esperado:

320 educadores

 

Data:

23, 24 e 25 de abril de 2009 (quinta à sábado)

 

Local:

Auditório Central do Novo Campus – UNISINOS (Av. Unisinos, 950, Cristo Rei, São Leopoldo/RS – Centro de Ciências Humanas).

 

Patrocínio:

Para que o II Encontro de Educação Ambiental Martim Pescador mantenha a qualidade e supere dificuldades enfrentadas no I Encontro, ampliando o numero de oficinas, mantendo a qualidade dos palestrantes, atendimento e infra-estrutura e melhore a divulgação, é de fundamental importância à captação de recursos através de patrocínio.  Os patrocinadores terão seus nomes vinculados ao evento, que tem expressão regional, vinculando o nome/marca da empresa a causas educativas e sócio-ambientais. O investimento no evento propiciará à empresa ganhos significativos de imagem em relação ao público-alvo e simpatizantes das causas ambientais, trazendo benefícios comerciais a empresa patrocinadora além de fortalecer a promoção e realização do evento.

Presenças já confirmadas:

Genebaldo Dias, Isabel Carvalho, Valdo Barcelos, José Matarezi, Silvana Leonel, Maria Helena Bueno, Mauro Harff, Centro de Vivências Redentora/NH

 

Contato:

INSTITUTO MARTIM PESCADOR

Rua da Praia, 157, Bairro Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS – CEP 93110-010

CNPJ: 05 457 812/0001 84

Fone: 3590 6472      Fax: 3592 9338            Cel.: 8184 7403

 

 

Ilustrações: Silvana Santos