Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Saber do Fazer
14/12/2008 (Nº 26) REAPROVEITAMENTO DO LIXO DOMÉSTICO NA CONFECÇÃO DE ARTESANATO
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=629 
  
Educação Ambiental em Ação 26

REAPROVEITAMENTO DO LIXO DOMÉSTICO NA CONFECÇÃO DE ARTESANATO

 

SILVA, Helen Rodrigues1, PINTO, Ione Conceição Pereira2; MELO, Alcimeire Alvarado3; SOUZA, Iris Batista4; ALVES, Silfarle Teles5; SANTANA, Valdenizio Leão6; COSTA, Juciney dos Santos7; NASCIMENTO FILHO, Virgilio Bandeira8; SOARES, Simone Cardoso9.

 

1,3,4,5,6,7Acadêmicos do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); 2Bioquímica; 8Co-orientador do trabalho, Especialista em Didática do Ensino Superior (Faculdade Tahíri), Pedagogo (UFPa), Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 9Orientadora do trabalho, Mestra em Ciências Médicas (USP), Bióloga (UFPa), Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

End. para correspondência: Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - UEA. Av. da Amizade, n. 74, Centro, Tabatinga-AM. Fone/Fax: (97) 3412-4980. E-mail: simone@uea.edu.br.

 

RESUMO

Os impactos gerados no meio ambiente pelo acúmulo de lixo estão cada vez mais interiorizados e a busca de estratégias e intervenções para minimizá-los no município de Tabatinga-AM foi o alvo deste trabalho. Foram feitas coletas de dados nos bairros mais populosos desse município.  Através da educação ambiental e promoção de oficinas de artesanato a população desses bairros foi sensibilizada para a problemática do lixo e reaproveitamento de resíduos visando o trabalho artesanal. Verificou-se a carência de informações e falta de conhecimento para aplicação do reaproveitamento de resíduos sólidos como ornamentos, fonte de renda e conseqüente diminuição desses resíduos no lixão da cidade.

 

Palavras - chave: Meio ambiente, reciclagem, reaproveitamento.

 

 

 

INTRODUÇÃO

Os lixos urbanos, quando acumulados, causam diversos prejuízos à população e ao meio ambiente, tornando-se um problema governamental que está se agravando devido ao crescimento populacional e à rápida urbanização (SILVA, et al., 2007).

 

Em Tabatinga-Am, a problemática do lixo vem sendo agravada, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente nos centros urbanos, resultantes do êxodo rural e da falta de um planejamento familiar.  

O município, com cerca de 50 mil habitantes de clima úmido e muito chuvoso possui um lixão localizado na estrada do INCRA (Instituto Nacional de Criação Agrícola), aproximadamente 2,5 km do centro da cidade. O lixo é depositado de maneira aleatória com dimensões de 500m3, segundo a Secretaria Municipal de Obra/Urbanismo e Limpeza Pública (SMOULP, 2007) é coletado diariamente no município cerca de 1 kg de lixo por habitante.

O aumento do consumo de bens é o principal responsável pelos impactos ambientais, pois o consumo excessivo desencadeando ou não o desperdício, o aumento do consumo de embalagens, de produtos não degradáveis, descartáveis ou tóxicos são apontados como problema referente à questão dos resíduos (CINQUETTI, 2004), contribuindo de forma cada vez mais acelerada para a degradação do meio ambiente.  

O reaproveitamento do lixo passou a ser uma das alternativas para a diminuição da degradação do meio ambiente, pois se bem gerenciado a coleta e destinos destes resíduos representará economia de matéria-prima e de energia fornecidas pela natureza, além de fonte de renda familiar.

Redução na fonte, reutilização, reciclagem são três principais alternativas para reduzir os resíduos sólidos aterrados em solo. A redução e a reciclagem constituem os principais focos das políticas de gerenciamento dos resíduos sólidos. Um dos meios de alcançar a redução na fonte seria o uso de embalagens mais duráveis e com maiores capacidades. Os plásticos apresentam menores índices de reciclagem no mundo, com exceção da garrafa PET, cujo, os índices de reciclagem no Brasil vêm crescendo acentuadamente em relação aos índices de países como EUA, Japão, Franca, Inglaterra, Itália e Alemanha (SANTOS, et al., 2004).

O Brasil está inserido como um dos maiores recicladores do mundo, fato este devido à presença de uma classe de trabalhadores de baixa renda que sobrevive da atividade de coleta de resíduos e recicláveis, os catadores de lixo (SANTOS, et al., 2004).

A coleta seletiva é uma metodologia que objetiva minimizar o desperdício de matéria - prima e a reciclagem a forma mais racional de gerir os resíduos sólidos urbanos. O desperdício é uma forma irracional de utilizar os recursos de diversos produtos, podendo ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original ou criando novas formas de utilização. Exemplificando: podemos utilizar os dois lados do papel, confeccionar blocos para rascunhos com papéis escritos ou impressos em apenas um dos lados; reutilizar envelopes e clipes; reutilizar latas, sacos e embalagens plásticas para vasilhames, produção de mudas e até mesmo brinquedos; triturar restos de materiais e entulhos de construção para reutilizá-los em construções simples (CINQUETTI, 2004).

Abordar a problemática da produção e destinação do lixo tendo como base a educação é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo como parte atuante no meio em que vive (PERSPECTIVA, 2008).  Partindo dessa premissa, um grupo de voluntários (discentes e docentes) da Universidade do Estado do Amazonas desenvolveu o projeto “Reaproveitamento do lixo doméstico na confecção de artesanato” nos bairros mais populosos do município de Tabatinga-AM com a finalidade de avaliar o conhecimento da população dessas localidades a respeito do reaproveitamento do lixo doméstico e a possibilidade de ser implantar mudanças em relação a conceitos e atitudes sobre um destino adequado. Além da transformação do mesmo em materiais ou peças artesanais que possam ser reutilizados, como poltronas, luminárias, papel reciclado, etc. Configurando-se num processo de exposição de conceitos e formação de valores, com respeito à diversidade e à promoção, através da sensibilização, da mudança de atitude em relação ao meio.

Com o intuito de minimizar a quantidade de lixo doméstico descartado pela população de Tabatinga este projeto propôs uma ação educativa, visando investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental, bem como incentivar o reaproveitamento daquilo que pode ser reutilizado através do artesanato, podendo maximizar a renda familiar.

O objetivo do desenvolvimento deste tema é informar e sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem de materiais e da forma como se pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida ao difundir-se este conceito.

 

MATERIAL E MÉTODOS

             Este projeto foi realizado em 6  bairros do município de Tabatinga – AM, localizado à margem direita do Rio Solimões, com uma área de 3.239,3 km² e 46.700 habitantes (IBGE, 2008). Os bairros escolhidos foram: Dom Pedro, Centro, Brilhante, São Francisco, Tancredo Neves e Portobrás por serem considerados os mais populosos e conseqüentemente os locais com maior acúmulo de resíduos da cidade.

Com o objetivo de verificar a realidade local, o grupo participante deste projeto (voluntários) realizou visitas aos bairros selecionados, onde foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com a finalidade de verificar sobre a importância da realização das palestras e do curso de artesanato, sendo que a maioria dos moradores demonstrou preocupação, boa vontade e interesse em proteger o meio ambiente.

                   Visita ao lixão da cidade de Tabatinga, para confirmar a necessidade de um trabalho voltado para essa problemática, que aflige a todos e é questão de vida, que se não cuidado, o futuro estará comprometido.

                   O curso de artesanato proposto por esse projeto foi realizado na Associação de moradores dos bairros citados, com aproximadamente 30 a 40 participantes, entre mulheres e crianças. Para a realização do mesmo foram utilizados os seguintes materiais: cola, tesoura, caixas de papel, jornais e-ou revistas, garrafas PET e de vidro, latas.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante a realização deste projeto no município de Tabatinga todas as questões levantadas tanto na teoria quanto na prática foram evidenciadas. São elas: coleta inadequada, falta de projeto sanitário na área, falta de orientação quanto ao local ideal de descarte por parte da população e falta de conhecimento suficiente para aplicar medidas alternativas para a reciclagem do lixo. Nesse contexto, observou-se um grande comprometimento da saúde da população.  Verificamos no lixão que os carros de coleta apenas aglomeram o lixo recolhido nas residências, e há ausência de trabalhadores e máquinas no local para realizarem aterro, prevalecendo por grande tempo à exposição dos resíduos e conseqüentemente um forte odor no local e uma grande quantidade de urubus.

Sabemos que há uma grande diferença de tempo em termos de biodegradação dos diferentes materiais no solo, a não separação, o aumento dos bens de consumo e a densidade demográfica geram o aumento do lixo e conseqüentemente esgotamento de aterros sanitários (JANSEN, et al., 2007). Um dos problemas pouco divulgados é em relação ao perigo de materiais tóxicos radioativos aterrados em solo, uma fonte de contaminação que põe em risco a saúde da população de forma bem danosa (CINQUETTI, 2004).

Durante as visitas aos bairros selecionados houve a distribuição de convites aos moradores para que participassem de um encontro organizado pelo grupo em parceira com a associação dos moradores, tendo como principais atividades: uma palestra educativa e uma oficina de artesanato. O evento também foi divulgado através de faixas e com o uso de um carro som, o qual informava aos interesados sobre a necessidade de portarem consigo os seguintes materiais: cola, tesoura, caixas de papel, jornais e/ou revistas, garrafas PET e de vidro, latas, como requisito para participação na oficina de artesanato

No dia do evento, previamente marcado com a população de cada bairro, foram colocadas faixas e realizada a distribuição de panfletos os quais ressaltavam a importância da preservação do meio ambiente. A palestra educativa visou sensibilizar a população local sobre os diversos prejuízos causados pelo acúmulo de lixo, bem como orientar sobre a seleção dos materiais reaproveitáveis. Grande quantidade de produtos recicláveis, que poderiam ser reaproveitados, é inutilizada na sua forma de destino final. Isso implica em uma grande perda ambiental, devido ao potencial altamente poluidor e do mau gerenciamento dos resíduos gerados, comprometendo a qualidade do ar, solo e, principalmente, das águas superficiais e subterrâneas (AZEVEDO, 1996 apud FELIX, 2007).

 Para que a gestão dos resíduos seja sustentável, a educação deve ser compreendida como eixo integrador que favoreça a necessária mudança cultural. Ela deverá ser o elemento de articulação das dimensões técnicas, políticas, teóricas, simbólicas e afetivas que fazem parte da trajetória humana no planeta. Segundo Figueiredo (1995) apud Cinquetti (2004) a educação ambiental que buscamos é uma ação pedagógico-interpretativa das relações do homem consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente.

Ao término da palestra deu-se início a oficina de reciclagem com a finalidade de orientar a população sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos como forma de minimizar a problemática do lixo, através da confecção de artesanato, como uma alternativa de trabalho e renda, visando a não poluição do meio ambiente. Os temas abordados foram: a produção de papel reciclado, cestaria com jornais, artesanato com garrafas PET, reutilização de vidros, brinquedos elaborados com latinhas recicláveis, etc. Ciquetti (2004), considera que as abordagens enaltecedoras da reciclagem são fruto de uma perspectiva utilitarista da natureza. Assim, é mais fácil perceber (e ensinar sobre) o retorno para o ser humano da reciclagem, em que o produto “volta” sob outra forma, do que perceber o retorno, em produto ou benefício, da redução do consumo e do desperdício. Pensamos que superar a perspectiva utilitarista representa um dos desafios da Educação.

As atividades realizadas nos bairros foram marcadas pelo interesse dos moradores envolvidos na oficina de reciclagem. Algumas colocações foram feitas por eles a respeito do reaproveitamento do lixo doméstico, dentre os quais: traz benefício para população e meio ambiente; idéia de formação de cooperativas que proporcionassem o trabalho com resíduos provenientes das suas residências; visão como fonte de renda e ornamentação; e a realização constante de oficinas, cursos e treinamentos envolvendo a temática reciclagem. Segundo Sato (2004) apud Jansen, et al. (2007) para que as questões ecológicas sejam incorporadas no cotidiano das comunidades é necessário que novas edições sejam previstas e revistas. Pois a construção do conhecimento através da Educação Ambiental é um processo que ocorre em longo prazo exigindo constante reavaliação.

O encerramento do trabalho foi realizado no dia do Meio Ambiente (05 de junho) no auditório do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas, com uma palestra educativa abordando três temas principais: A preservação do meio ambiente, Educar para preservar e As conseqüências do acúmulo e reaproveitamento dos resíduos sólidos; um curso sobre Reaproveitamento do lixo e sua transformação em artesanato, aberto a comunidade acadêmica, com o objetivo de buscar parceiros para a minimização do problema do lixo na cidade de Tabatinga.

Segundo Felix (2007) ao abordar a questão do lixo, devem-se incluir três aspectos básicos: a discussão sobre suas raízes, sobre as conseqüências em termos de impactos ambientais e sobre as alternativas quanto ao tratamento de resíduos e à disposição do lixo. Durante o evento foram abordados todos os aspectos citados acima, bem como sobre a temática da reciclagem, a exposição de objetos confeccionados a partir do lixo doméstico foi um dos pontos principais frente a relevância do tema discutido.

As raízes da questão dos resíduos remontam à produção dos bens que serão eventualmente descartados. É o consumo de bens o responsável pelos impactos ambientais que podem ser identificados na questão dos resíduos. O consumo desigual entre países e pessoas ricas e pobres, o consumo excessivo, desencadeando ou não o desperdício, e o aumento do consumo de embalagens, de produtos não degradáveis, descartáveis ou tóxicos vêm sendo apontados pela literatura ambientalista (FELIX, 2007) como os principais problemas referentes à questão.

É necessário que haja uma ação transdisciplinar, uma verdadeira mudança de padrões, uma mudança interior nas pessoas abrindo espaço para a construção de um novo olhar em que o interesse e a preocupação com a natureza permitam o surgimento de uma relação de amorosidade, cuidado e pertencimento (ECOLOGIA, 2008).

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As visitas realizadas nos bairros selecionados e ao lixão da cidade pela equipe de estudantes e professores/coordenadores do projeto foram de suma importância para uma análise construtiva da dimensão da problemática do lixo. Serviu como registro científico da questão ambiental como um todo, desde a questão sanitária, hábitos e habitat x meio ambiente, de parte da comunidade do município de Tabatinga que na verdade reflete a geografia do município. A problemática do lixo é mundial, a cidade de Tabatinga ainda não enfrenta situações de esgotamento sanitário, no entanto não pensar em medidas para reduzir o destino do lixo nos lixões diante cada vez mais do crescimento da cidade tanto populacional e no tocante a bens de consumo é acelerar a degradação do meio ambiente. A sinalização de socorro emitida pela natureza em todo o globo serve de alerta para que sejam tomadas iniciativas em todos os setores da sociedade, tanto público, privado, OSC e população em geral. E a partir de então se comece a discutir principalmente no âmbito da educação que medidas poderão ser implantadas para fazer a política dos 3R’s e assim melhorar a qualidade de vida, gerar uma nova fonte de renda fazendo nascer dessa forma uma nova economia no município e uma conscientização ambiental. Foi evidenciada a necessidade urgente de intervenções, através de medidas educativas e alternativas de reaproveitamento do resíduo sólido, constatado pelo grande interesse dos comunitários da localidade em estudo, em desenvolver atividades geradoras de renda como a reciclagem, como também obter cada vez mais informações sobre saúde x meio ambiente que possam gerar melhorias na sua qualidade de vida. A oficina/palestra que foi realizada nos Bairros teve a finalidade de sensibilizar os moradores que se fizeram presentes, da importância da preservação do meio ambiente. O evento foi uma oportunidade de esclarecimento as questões relativas à biodegradação. O tempo que os resíduos sólidos, plástico, vidro dentre outros, levam em solo para se degradarem foi uma informação nova que gerou um grande impacto para os participantes, pois começaram a perceber as conseqüências desse tipo de agressão que esses resíduos causam ao solo, ar e as águas subterrâneas, que são poluídos por vários produtos químicos, utilizados na confecção das embalagens.  Com esse objetivo a população pode contribuir para um bom desenvolvimento do meio ambiente e melhoramento da qualidade de vida, tomando as seguintes iniciativas, reutilizando e reciclando o lixo que os mesmos consomem diariamente.

 

REFERÊNCIAS

CINQUETTI, Heloísa Sisla. “Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos. Educar, Curitiba, n. 23, 2004. p. 307-333.

 

ECOLOGIA, Lixo doméstico. Disponível em: <http://www.meusestudos.com>

 Acesso em 30 jun.2008.

 

FELIX, Rozeli Aparecida Zanon. “Coleta seletiva em ambiente escolar”. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Botucatu/SP, v. 18 jan..-jun. 2007, p. 56-71.

 

FIGUEIREDO, P J M (1995) apud CINQUETTI, Heloísa Sisla. “Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos”. Educar, Curitiba, n. 23, 2004. p. 307-333.

 

JANSEN, Giane; VIEIRA, Rafaela; KRAISCH, Raquel. “A educação ambiental como resposta à problemática do lixo”. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Blumenau, v. 18 jan..-jun. 2007, p. 190-203.

 

PERSPECTIVA, “Reciclagem do lixo urbano”. Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/real/ed113z1.htm> Acesso em 30 jun.2008.

 

SANTOS, Amélia S. F.; AGNELLI, José Augusto M.; MANRICH, Sati. “Tendências e Desafios da Reciclagem de Embalagens Plásticas”. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 5, p. 307-312, 2004.

 

SILVA, Fábio; BERGAMASCO, Alessandra; VENDITE, Laercio. “Modelos de transferência de metal pesado na cana-de-açúcar adubada com composto de lixo urbano”. Eng. Agríc., Jaboticabal, v.27, n.1, jan./abr. 2007, p.119-128.

 

SMOULP - “Secretaria Municipal de Obra/Urbanismo e Limpeza Pública”, Tabatinga-AM, 2007.

 

AGRADECIMENTOS

À Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa do Amazonas – FAPEAM, e ao Centro de Estudos Superiores de Tabatainga/Universidade do Estado do Amazonas por todo apoio e suporte dado, aos professores e voluntários que prestaram apoio e conhecimentos para a elaboração deste trabalho.

 

Ilustrações: Silvana Santos