Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Para Sensibilizar
14/12/2008 (Nº 26) A simplicidade depende de referências, ou não?
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=620 
  
Educação Ambiental em Ação 26

A simplicidade depende de referências, ou não?


 
Escrever sobre simplicidade, sem fazer uma referência aos fatos recém ocorridos em Santa Catarina, chega a ser impossível.

Semana passada, através da mídia escrita e televisiva, vivenciamos fatos até então ocorridos tão distante, e não menos assustadores, como o tsunami na Ásia em dezembro de 2004 ou o furacão Katrina em agosto de 2005.

Mas o fato ocorrido em Santa Catarina, aqui, agora, tão próximo de nós, parece que é diretamente conosco que está acontecendo.

Não tenho muitos conhecidos que moram naquela região, apesar de me sentir tão próxima de todos.

Até semana passada muitos dos atingidos, jamais poderiam se imaginar vivendo sem seu carro de último tipo, seu notebook, ou seu celular, ao mesmo tempo em que o seu melhor amigo da escola, lutava ainda para comprar seu primeiro carro, enquanto um colega festejava a compra de seu primeiro aparelho de televisão, outro estava guardando dinheiro para adquirir a viagem de seus sonhos, a vizinha pintava a casa já pensando nas festas de fim de ano, a avó de um deles arrumava os presentes de Natal, pois pela primeira vez em muitos anos ela conseguiria reunir todos os netos e filhos de uma só vez.

Mas, de repente, começou a chover mais forte. É certo que nos últimos meses a chuva era uma constante, mas agora chovia muito mais forte.

E os rios não suportaram tanta água, em tão pouco tempo e subiram rapidamente. Os mares também se encheram, não dando espaço para as águas dos rios, e os morros que já estavam úmidos, agora se encharcavam, a ponto de suas encostas, que antes eram firmes, “como rochas”, agora escorriam, transformados em lama.

Em três dias chovera o que era esperado para alguns meses, e algumas cidades de Santa Catarina quase que desapareceram. Blumenau e Itajaí, parece terem sido as mais atingidas.

O noticiário informa que 60% das áreas de moradia já não podem voltar a ser habitadas, pois os morros, ou não mais existem, ou não são considerados seguros pela defesa civil.

Não sei, ao certo, quantos desaparecidos existem em todo o estado, mas de uma coisa eu sei: os sobreviventes não estão mais preocupados com seu carro de último tipo, ou seus bens materiais, pois estão vivendo todos, lado a lado, em abrigos públicos, e vivendo neste momento exatamente a mesma história.

Uma história que é feita de amor, solidariedade, fé e muita força de vontade.

Força a todos os sobreviventes de Santa Catarina e de tantos outros locais onde ocorreram qualquer fato desagradável.

Felicidades para todos.
Feliz Natal e um 2009 maravilhoso!
   Até a próxima,
   Beijos,
   Marina
 
Marina Strachman é Arquiteta, Especialista em meio ambiente, Mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente. marinastrachman@yahoo.com.br

Ilustrações: Silvana Santos