Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
16/09/2008 (Nº 25) Fontes Renováveis de Energia no Ensino Fundamental: Atividades Desenvolvidas No Projeto Usina Ecoelétrica.
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=611 
  

fontes renováveis de energia NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES desenvolvidas nO PROJETO USINA ECOELÉTRICA.

 

Talita Mazzini Lopes1, Michel Pisa Carnio2, Danitielle Cineli Simontato2, Dionízio Paschoareli Junior3, Carolina Buso Dornfeld4

 

1. Bióloga, formada na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS-UNESP, São Paulo.

2. Graduandos, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas FEIS–UNESP, São Paulo.

3. Docente, Departamento de Engenharia Elétricas, FEIS–UNESP, São Paulo.

4. Docente, orientadora, Departamento de Biologia e Zootecnia, FEIS–UNESP, São Paulo.

Endereço para correspondência: Departamento de Biologia e Zootecnia, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, campus de Ilha Solteira – SP. Rua Monção, 830, CEP: 15385-000, Ilha Solteira, SP – Brasil. Telefone: 18-37431152, Fax: 18-3743

 

 

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar aos alunos do Ensino Fundamental de uma escola de Ilha Solteira – SP, informações sobre as formas e as fontes de energia renováveis, bem como obter os conhecimentos prévios que os mesmos possuem acerca da temática “Energia, meio ambiente e sociedade”. A aproximação e intervenção ocorreram em 2007 por meio de palestras, dinâmicas, experimentos e feira cultural. Pelas imagens e frases elaboradas pelos alunos, pode-se inferir que os conhecimentos foram apreendidos e que as mudanças comportamentais, em relação ao meio ambiente, certamente poderão ser observadas no futuro. O projeto está em continuidade em 2008.

 

Palavras-chave: fontes alternativas de energia; educação ambiental; interdisciplinaridade.

 

 

1. Introdução

O aumento da demanda de energia é um processo natural e irreversível baseado no crescimento populacional, na busca da melhoria de qualidade de vida das populações, e na democratização da energia (RIOS, 2006: p. 63). Por isso, a conexão energia-meio ambiente tem sido objeto de muitos estudos e, algumas vezes, é possível estabelecer uma relação causa e efeito entre o uso da energia e os danos ao meio ambiente (GOLDENBERG & VILLANUEVA, 2001: p.21).

Embora a energia elétrica não seja diretamente um recurso natural, sua produção requer recursos naturais, como a água, o sol, o gás natural, a madeira, o vento, o petróleo, o magma, ondas de marés, biomassa, dentre outras formas (LIMA, 2006: p.1).

A minimização dos problemas ambientais causados pela utilização da energia, tais como, esgotamento dos recursos naturais, chuva ácida, diminuição da camada de ozônio e mudanças climáticas globais, passa pelo uso, em larga escala, de fontes renováveis de energia. Para implementação efetiva do uso dessas fontes são necessárias as seguintes atividades: a adoção de um sistema de educação em fontes renováveis de energia intensivo, extensivo e de alta qualidade; pesquisa de excelência em fontes renováveis de energia; e disseminação e pronto emprego das tecnologias de fontes renováveis de energia (RIOS, 2006: p.64).

Outra abordagem importante é o uso dos conceitos de conservação de energia, aqui entendido como uso racional de energia, através do aumento da eficiência dos equipamentos e da mudança de postura dos consumidores adotando hábitos mais conservadores (RIOS, 2006: p.65). Assim, segundo Pintol et al. (2001), a conservação de energia significa melhorar a maneira de se utilizar a energia sem abrir mão do conforto e das vantagens que ela proporciona aos usuários.

Porém, o uso indiscriminado dos recursos naturais e da tecnologia, sem critérios adequados de preservação ambiental, conduziu o planeta a um caminho de degradação. Como uma reação em sentido contrário, diferentes áreas da ciência começaram a trabalhar juntas para resolver esses problemas, e, portanto, torna-se fundamental educar os cidadãos, não apenas para a aquisição de conhecimento, mas para o seu uso ético e responsável (HARTMANN & ZIMMERMANN, 2007: p.3). Segundo Freire (2007: p.146) é necessário atuar ao nível do sistema educativo para ajudar os alunos a compreender que a nossa atuação local tem influência global, a reconhecer o impacto da globalização nas nossas vidas e a resistir aos seus impactos.

Este trabalho pretende ser um projeto interdisciplinar e, portanto, é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por alunos e pesquisadores vinculados aos cursos de engenharia elétrica, licenciatura em física e licenciatura em ciências biológicas. Tem um caráter extensionista, e segundo Castro & David (2007: p.2), a articulação da pesquisa com o ensino e a extensão amplia o acesso ao conhecimento e dá sustentação à função da Universidade produzir conhecimento, social e cientificamente relevante, além de orientar a sociedade na construção de aprendizagens e de ações importantes para o desenvolvimento sócio-ambiental.

Diante do contexto apresentado, o presente projeto tem como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Fundamental (6º e 7º anos) informações sobre o uso racional de energia, as formas e as fontes de energia alternativas, buscando uma maior conscientização dos mesmos, bem como obter os conhecimentos prévios que os mesmos possuem acerca da temática do presente trabalho.

 

 

2. PÚBLICO ALVO E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

As atividades ocorreram entre os meses de agosto e novembro de 2007, sendo destinadas aos alunos de 6º e 7º ano (antigas 5ª e 6ª séries) do ensino fundamental do Colégio Euclides da Cunha – Fundação Educacional Engenheiro Souza Dias, no município de Ilha Solteira - SP. Os encontros foram desenvolvidos por meio de palestras, dinâmicas e jogos, que ocorreram semanalmente.

Para a manutenção do anonimato dos alunos nas atividades, os mesmos foram identificados apenas com as letras do alfabeto.

A seguir, estão descritas a seqüência e as atividades desenvolvidas durantes o desenvolvimento do projeto.

 

- Primeiro encontro. Na palestra introdutória, os alunos puderam conhecer a história do uso de energia pelo ser humano, bem como os tipos de fontes renováveis de energia e os benefícios da sua utilização para o meio ambiente.

- Segundo encontro. Na segunda atividade, o tema central foi “O consumo”, e foram abordados tópicos, como, a relação entre consumidor e fornecedor e as responsabilidades do consumidor quanto às empresas, ao meio ambiente, aos impactos ambientais causados durante o processo de fabricação, e quanto às condições de trabalho. Além disso, foram abordados outros problemas ambientais causados pelo consumo excessivo, como a poluição, o desmatamento, a destruição da camada de ozônio e o aquecimento global. Nesse dia foi realizada uma dinâmica denominada “Teia do consumo” (Prática 1), adaptada do material do Instituto AKATU “Árvore do consumo consciente” (2005: p.7), na qual cada aluno recebe um pedaço de papel contendo uma palavra relacionada com as atividades desenvolvidas e precisa relacionar a sua palavra com a de um colega, entregando a ponta de um barbante para o colega seguinte, e formando uma teia de interdependência.

- Terceiro encontro. Através de um debate e como continuação da atividade sobre o consumo, foram apresentadas aos alunos algumas ações que se pode tomar com relação ao uso da água, da energia e da produção de lixo para se alcançar o consumo consciente. À medida que as ações eram propostas, os alunos participavam da atividade dizendo se tomavam ou não aquelas atitudes e o porquê. Com a finalidade de avaliar a assimilação que os alunos tiveram durante as atividades solicitou-se que eles escrevessem na lousa palavras relacionadas à temática. Após, os alunos foram convidados a elaborar frases compostas por pelo menos três dessas palavras mencionadas e elaborassem desenhos sobre o tema “Consumo e Meio Ambiente” (Prática 2).

- Quarto encontro. Para enfatizar a relação existente entre o consumo excessivo, a industrialização, e o desperdício, com alguns problemas do meio ambiente, foi abordado o conceito e as conseqüências e as medidas que se pode tomar frente ao do Aquecimento Global.

Nesse dia foram realizados um jogo e uma dinâmica com os alunos. O jogo, intitulado “Jogo do telefone” (Prática 3), adaptado de Antunes (1996: p.27), tratava de um diálogo entre dois amigos que se passa pelo telefone sobre os assuntos abordados durante o projeto. Entretanto, esse diálogo está incompleto, e o objetivo do jogo é fazer com que os alunos complementem as falas que estão faltando. Para isso, cada aluno recebeu uma folha de papel contendo esse diálogo e completou-o, mostrando assim, o que eles haviam aprendido sobre os temas abordados.

A dinâmica (Prática 4), que tratou das “Ações antrópicas e meio ambiente”, foi modificada de WWF-Livro das Águas (2007: p.s/n). Esta dinâmica apresentava várias imagens em tamanho grande de ambientes com ação antrópica e de ambientes naturais, que foram colocadas no chão. Funciona como uma Brincadeira da Cadeira, utilizando pausas de músicas. Quando a música que estão ouvindo pára de tocar, todos têm que arrumar um lugar sobre as imagens para se acomodar. No caso desta dinâmica, as imagens foram retiradas à cada pausa da música e os alunos ficavam com menos opções de locais e menos confortáveis sobre as imagens restantes. O objetivo desta dinâmica foi de mostrar a importância do desenvolvimento e crescimento populacional e industrial com responsabilidade, procurando a sustentabilidade.

- Quinto encontro. Foram introduzidos os conceitos e as características de biodigestor e do biodiesel (Prática 5). Os alunos puderam conhecer também os benefícios ambientais e sociais que a utilização do biodigestor e do biodiesel podem proporcionar.

- Sexto e sétimo encontro. Após terem adquirido conhecimentos teóricos, os alunos ainda visualizaram na prática, a produção do biodiesel, a obtenção de energia solar, energia eólica, eletromagnetismo e motor elétrico.

- Oitavo encontro. O encerramento do projeto se deu com uma Feira Cultural realizada nas dependências da própria escola pelos alunos participantes e que foi aberta para toda comunidade. Nessa feira os alunos expuseram os desenhos elaborados durante o projeto, os experimentos práticos sobre a energia eólica, energia solar, biogás, biodiesel, eletromagnetismo e motor elétrico para que assim, esses conhecimentos por eles adquiridos fossem compartilhados com a comunidade.

 

 

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO        

            Os resultados serão apresentados mostrando os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, tais como os desenhos e as frases elaboradas, bem como fotografias das atividades e principalmente os resultados obtidos no “Jogo do telefone” que foi de grande importância para a modulação do projeto e para avaliação do conhecimento adquirido.

No primeiro encontro foi apresentada apenas uma palestra introdutória que serviu para o levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca da temática do projeto.

 

1. Segundo encontro - Prática 1: Teia do Consumo

            Durante a dinâmica (Figura 1) os alunos participaram ativamente, correlacionando palavras e mencionando a importância e o motivo da relação entre as palavras, isto é, a do próprio aluno e do colega selecionado. Assim, ao final da dinâmica formou-se um emaranhado e os alunos puderam perceber que todas as palavras citadas estavam relacionadas.

 

Figura 1. Imagens da dinâmica de grupo “Teia do Consumo”.

 

 

 

2. Terceiro encontro - Prática 2: Formulação de frases e desenhos

            A Prática 2, de formulação de frases foi realizada após o encerramento do tema Consumo. Abaixo estão citadas algumas frases a título de exemplificação:

 

O consumidor consciente não explora as crianças, evita a poluição, utiliza fontes renováveis e recicla seu lixo. (Aluno A)

 

O consumismo é ruim pois muitos recursos não são renováveis, já o consumismo consciente evita que esses recursos acabem. (Aluno B)

 

 

Jogue o lixo no lixo, não polua o ar, o solo e o planeta Terra. Economize energia. Preserve a natureza. (Aluno C)

 

            Para o presente artigo, foram selecionados apenas quatro desenhos relativos à Prática 2, elaborados pelos alunos, individualmente.

 

Figura 2. Desenhos confeccionados pelos alunos ao final da Prática 2, tema “Consumo”.

 

 

3. Quarto encontro - Prática 3: O Jogo do Telefone

O “Jogo do Telefone” foi realizado com 11 alunos, que complementaram sete falas existentes no diálogo.

Com relação à Fala 1, os alunos deveriam relatar o que havia sido ensinado nas últimas semanas do projeto, as respostas estão apresentadas na Tabela 1.

 

Tabela 1. Respostas dos alunos referentes à Pergunta 1: O que foi ensinado nas últimas semanas?    

Tópicos respondidos

% de alunos

Fontes Renováveis de energia

100

Aquecimento Global

63,3

Consumismo

54,4

Poluição do ar e da água

54,4

Efeito Estufa

36,4

Reciclagem

27,3

Chuva ácida

18,2

Energia

18,2

Lixo

18,2

Maremotriz

18,2

Undimotriz

18,2

Desperdício

9,1

Desmatamento

9,1

Maremotos

9,1

Meio ambiente

9,1

 

 

 

 

 

 

                                                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Fala 2, os alunos deveriam explicar o que são fontes renováveis de energia, e as respostas obtidas foram: fontes de energia que poluem menos o meio ambiente (3 alunos); indústrias que produzem energia (1 aluno); fontes que fazem energia: usinas (2 alunos); fontes que não poluem o meio ambiente (1 pessoa); fontes não poluentes e que não se esgotam (1 pessoa); e energias que podem ser reaproveitadas (3 pessoas).

Com relação à Fala 3, onde os alunos deveriam exemplificar as fontes renováveis de energia. Os alunos mencionaram os seguintes exemplos: 81,8% - undimotriz; 72,7% - energia eólica; 63,6% - maré-motriz; 54,5% - energia elétrica e solar e 45,4% - biomassa.

Na Fala 4, os alunos deveriam explicar porque a utilização de fontes renováveis de energia é importante para o meio ambiente, e as repostas obtidas foram: evita a poluição do meio ambiente (6 alunos); pode ser reaproveitada (3 alunos); não degradam o meio ambiente (1 aluno); não prejudica o meio ambiente (2 alunos).

Na Fala 5, os alunos deveriam citar as causas do aquecimento global, e os resultados estão demonstrados na Figura 3.

 

Figura 3. Respostas dos alunos à pergunta 5: Quais são as causas do aquecimento global?

 

 

Na Fala 6, os alunos deveriam responder se o consumismo contribui com o aquecimento global e em caso afirmativo mostrar o porquê; 100% dos alunos disseram que sim e os motivos que eles apresentaram foram: o objeto demora muito para se decompor (5 alunos); o consumismo gera desmatamento (1 aluno); inundação (1 aluno); derretimento das geleiras (1 aluno); e a geração de lixo (4 alunos).

Para exemplificar, abaixo estão compiladas algumas sentenças escritas pelos alunos:

 

“Sim, pois se você consome de mais você produz mais lixo e se você produz demais isso contribui para o aquecimento.” (Aluno D)

 

“Sim, porque se ele comprar e depois jogar no chão aquilo vai demora para se decompor.” (Aluno E)

 

“ Sim, porque o papel por exemplo é feito de arvore e quanto mais o utilizamos mais precisamos derrubar arvores e vai acontecendo aquecimento global”. (Aluno F)

 

Na Fala 7, onde os alunos foram indagados sobre o que se pode fazer para contribuir com o meio ambiente, e as respostas estão demonstradas na Tabela 2.

 

 

 

 

Tabela 2. Número de alunos e tópicos respondidos na pergunta 7: O que podemos fazer para contribuir com o meio ambiente?

 

Tópicos respondidos

% de alunos

Evitar a poluição

63,6

Não jogar lixo no chão

54,4

Não desmatar

45,5

Reduzir o consumo

36,4

Não gastar muita água

36,4

Reciclar

27,3

Separar o lixo

18,2

Economizar

9,1

Evitar desperdícios

9,1

Menos queimadas

9,1

Não usar copos plásticos

9,1

Não fazer lixão

9,1

 

 

4. Quarto encontro - Prática 4: Dinâmica “Ações antrópicas e meio ambiente”

            Nessa dinâmica, o conforto dos alunos foi mensurado à medida que eram tiradas figuras do chão e sobrava menos espaço para que todos se posicionassem sobre as figuras restantes. Após comentários sobre a falta de conforto ao final da dinâmica os alunos foram convidados para um debate sobre desenvolvimento sustentável, abordando todos os conteúdos trabalhados até o momento.

 

Figura 4. Imagens da dinâmica de grupo “Ações antrópicas e meio ambiente”.

 

 

5. Quinto encontro - Prática 5: Experimento do Biogás.

            Os alunos assistiram uma palestra sobre o tema, considerando a importância e o uso do biogás e assistiram a demonstração do experimento que utilizava esterco de gado e água para produzir biogás e acender um lampião. Na Figura 5 estão apresentados os desenhos relacionados com a atividade do biogás.

 

Figura 5. Desenhos confeccionados pelos alunos ao final da Prática 5, tema “Biogás”.

 

 

6. Sexto, sétimo e oitavo encontro - Prática 6: Apresentação dos módulos didáticos: Energia Solar, Eletromagnetismo e Energia Eólica.

            Após a apresentação teórica dos temas, os alunos visualizaram experimentos com cada um dos módulos didáticos e confeccionaram cartazes, que foram expostos na Feira Cultural da escola (Figura 6).

 

Figura 6. Imagens da Feira Cultural realizada na escola.

 

 

4. Considerações finais

            O projeto tem mostrado sua importância gerando momentos de aprendizagem e de reflexão. O envolvimento da comunidade escolar, bem como dos membros do Grupo Usina Ecoelétrica tem mostrado um crescimento, e, portanto, o comprometimento com o processo educativo pode ser melhorado a cada etapa. As dinâmicas e práticas realizadas tiveram um impacto positivo na participação e aprendizagem dos alunos. Possibilitaram a compreensão da inter-relação entre consumo e ambiente, bem como as conseqüências relacionadas ao ato de consumir. Também auxiliaram para a descontrair o ambiente escolar, o que melhorou a relação entre os participantes e também a reflexão sobre os assuntos trabalhados. A escola solicitou nova parceria para o ano de 2008, mostrando que efetivamente o projeto teve impacto positivo no cotidiano escolar. A análise dos resultados aqui expostos está servindo para um aprimoramento das atividades, sendo que a continuidade do projeto permitirá que novos conceitos sejam adicionados, que mudanças sejam acompanhadas e que a interação Universidade-Escola seja alcançada.

 

 

5. Referências bibliográficas

 

ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia, Petrópolis (RJ), 10ª edição, Ed. Vozes, 190p, 1996.

 

CASTRO, E.M.N.V.; DAVID, H.C.S. “Convivência integradora – ensino, pesquisa e extensão”. IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – questões epistemológicas contemporâneas: o debate modernidade e pós-modernidade, Rio Claro, SP, 16p., 2007.

FREIRE, A. M. “Educação para a sustentabilidade: Implicações para o Currículo Escolar e para a Formação de Professores”. Pesquisa em Educação Ambiental, 2(1):141-154, 2007.

 

Goldemberg, J. & Villanueva, L. D. Energia, meio ambiente & desenvolvimento, São Paulo, 2° Edição rev., Editora da Universidade de São Paulo, 226p, 2003.

 

Instituto akatu. A árvore do consumo consciente – guia do educador, 40p., 2005.

 

HARTMANN, A.; ZIMMERMANN, E. “A sustentabilidade como proposta interdisciplinar para o ensino médio”. IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – Questões epistemológicas contemporâneas: o debate modernidade e pós-modernidade, Rio Claro, SP, 15p., 2007.

 

LIMA, A. L. de. Gestão e uso racional de Energia Elétrica: Práticas e Recomendações. São Paulo, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 86p., 2006. 

 

PINTOL, D.P.; OLIVEIRA, E. J. de; BRAGA, H. A. C. “A disciplina de eficiência energética do curso de Engenharia Elétrica da UFJF”. Disponível em: <http://www.pp.ufu.br/Cobenge2001/trabalhos/NTM006.pdf>, Acesso em 13/03/2008.

 

RIOS, A. W. S. “Educação em energia: fator essencial de mudança comportamental para o uso racional de energia”. Revista ciências exatas, Taubaté, v. 12, n. 2, p. 57-61, 2006.

 

WWF - Livro das Águas Disponível em: , Acesso em 25/08/2007.

 

 

6. Agradecimentos

            Os autores agradecem a Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Pró-reitoria de Graduação (ProGrad) e ao Programa Ciência da UNESP (Vice-reitoria da UNESP) pelo fomento com bolsas e auxílio ao projeto. À todos os integrantes do Grupo Usina Ecoelétrica (www.dee.feis.unesp.br/usinaecoeletrica), sem os quais este trabalho não poderia ser desenvolvido com tanto êxito. À coordenadora pedagógica da escola, Clotildes Gasche, pelo apoio incondicional e convivência com o grupo e com os alunos, facilitando a aproximação e, portanto, a aprendizagem de todos os envolvidos, bem como aos funcionárias da mesma instituição, por todo apoio.

 

Ilustrações: Silvana Santos