Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
01/06/2015 (Nº 1) "Mil Milênios da Paz"
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=6 
  
“Mil Milênios de Paz” Mensageiro do manifesto 2000 da UNESCO



Lema do ano 2002: “Sem visão, os povos perecem”



III CONGRESSO INTERNACIONAL POR UMA CULTURA DE PAZ 2002

V EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE POSTAIS “PARA TODOS”

II JORNADAS DE CAPACITAÇÃO PARA FUTUROS LÍDERES

III ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E PARLAMENTARIA

III MANIFESTO DOS JOVENS “O FUTURO DO MUNDO”.





Aos jovens e Entidades participantes:



Os integrantes do “mil milênios de paz” desejam agradecer a todos os que participaram nos Congressos anteriores e dar as boas-vindas a todos os que se integram este ano. Como é conhecido, “mil milenios de paz” não é uma organização, se não, um espaço formado por todas as pessoas e entidades que contribuam a realizar os fatos culturais. Os protagonistas principais dos eventos anteriores, assim como propomos agora, foram e são os jovens depositários do futuro, destinatários das nossas melhores possibilidades educativas e, como já foram demonstrados por meio da qualidade conceitual e a criatividade dos Manifestos pela Paz e pela Vida, artífices de uma nova cultura baseada nos eternos valores humanos.



A base dos acontecimentos culturais deste ano está constituída pela Pesquisa cujo texto se adjunta. As respostas dos jovens a esta pesquisa serão recebidas por cada Instituição educativa a que concorrem cada jovem, e uma cópia da mesma será enviada por correio, E-mail ou por qualquer outro meio, a “mil milenios de paz”. Se a pesquisa em duplicado não chegar em poder dos organizadores antes da data do encerramento, o jovem não poderá participar dos encontros. A partir do dia 22 de março se desenvolverá um processo duplo de seleção dos jovens que serão capacitados como Líderes do futuro, confeccionarão o Manifesto “ O Futuro do Mundo” e participarão da Assembléia Parlamentaria que aprovará o texto. As escolas escolherão, cada uma, as 12 respostas mais significativas que foram produzidas em seu âmbito, segundo critérios e métodos próprios de seleção. Os autores escolhidos terão direito a participar dos encontros citados. Por cada Estado das nações participantes, se realizará um Foro que selecionará as 12 respostas mais significativas dentro de todas as escolhidas pelas escolas, segundo o critério e métodos próprios de seleção. As respostas escolhidas por cada Nação serão incluídas no texto do Manifesto.

Paralelamente, “mil milenios de paz” realizará sua seleção complementar, para garantir assim o número de participantes da Assembléia Parlamentaria , trezentos e vinte e seis no total.

A designação e notificação definitiva a todos os participantes da assembléia será feita por “mil milenios de paz”.

“Mil milenios de paz” não proverá como nas ocasiões anteriores, nenhum transporte nem alojamento para os jovens, salvo a facilitação de gestões para certas possibilidades que serão comunicadas oportunamente.

Acompanha a presente cópia do Programa Geral de Atividades , que inclui a descrição de todas as atividades previstas, as pessoas que possam participar das mesmas, as datas e os lugares de realização.-

Também acompanham as Bases para a V Exposição Artística Itinerante de Postais “Para todos”.

Sugerimos, a todos aqueles que possam fazê-lo, contatar :



MilMileniosdePaz@gruposyahoo.com.ar, com o fim de facilitar a comunicação de novidades e eventuais modificações.



Cordialmente,

“mil milenios de paz”



Domicilio Postal: Mariano Moreno 592 La Lucila Pcia. De Bs As(1636) República Argentina



E-mail: info@milmilenios.org.ar

Web: www.milmilenios.org.ar



“mil milenios de paz” MENSAJERO DEL MANIFIESTO 2000 DE Unesco






LEMA DO ANO 2002: “SEM VISÃO, OS POVOS MORREM”

III CONGRESO internacional pELA Cultura de Paz 2002


QUESTIONÁRIO: DESENHANDO O FUTURO DO MUNDO
PREENCHER EM ORIGINAL E DUPLICADO – ENVIAR O DUPLICADO A “MIL MILENIOS DE PAZ”


Participam jovens cujas idades oscilem entre os 16 e os 20 anos inclusive, até o 31/12/2002



Responder as seguintes perguntas:



que idéias ou sonhos poderei eu aportar para contribuir à consolidação do futuro do mundo? Escrever a continuação o sonho mais apreciado que eu gostaria de ver realizado desde hoje até o ano 2012






dos nove grupos (ver adjuntos) que trabalham para construir uma civilização baseada nos valores do Manifesto pela Paz e exercendo as liberdades do Manifesto Pela Vida dos Jovens do MERCOSUL, em qual/quais grupo/s eu gostaria participar, segundo o meu sonho? (escolher 3 como máximo)
GRUPO NÚMERO ......

GRUPO NÚMERO ......

GRUPO NÚMERO ......



Nome e sobrenome….……………………………….............................. Data de nasc:..../..../.......

N°e tipo de carteira de identidade...........................

Endereco.........................................CP................

Cidade…......

Pais, Cidade, Provîncia, Estado...................................................................................

E-mail...................................................

N° de teléfono................................................................



Nome da escola, instituto ou Universidade:.................................................................

Endereco.....................................CP.............Cidade............

Pais, Cidade, Província ,.Estado......................

Teléfone.......................Fax............…............ E-mail........................................................

Contato:





OS GRUPOS QUE TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DA NOVA CIVILIZAÇÃO




1) O grupo dos Comunicadores Genuínos



Este conjunto é aquele que tem a missão de conectar-se com a nuvem de idéias e de difundi-las pelos múltiplos médios entre os intelectuais da humanidade, com a finalidade de atrair à existência o canon do novo e gerar os idéias que puxem para frente a cultura e a civilização emergentes.



2) O grupo dos Observadores Treinados.



Os Observadores treinados estão conectados com a realidade da Luz, apesar de viver imersos na escuridão da Grande Ilusão. Transmitem a luz da verdade a todos aqueles que se encontram a seu lado. Podem ler entre linhas o significado real do que acontece no mundo. Conhecem a origem da miragem que alguns criam com propósitos egoístas, o que todos criamos por ignorância ou medo.

Todo aquele que contribui a manutenção da ignorância e do medo entre todas as pessoas está trabalhando, consciente ou inconscientemente, para expandir e escurecer essa nuvem ilusória, mas que tem o poder de manter-nos na escuridão.











3) O grupo dos Agentes de Saúde



A alta qualidade das relações de uma pessoa determina um estado saudável.

Quando a gente está coordenada e em harmonia, tudo flui saudavelmente.

Este grupo têm a missão de ampliar notavelmente o campo de ação da medicina atual, que ainda se ocupa só do físico e de intentar a eliminação do sintoma, tem realizado prodígios notáveis no âmbito das curas. Quando se compreender que toda enfermidade é o resultado das relações sem amor consigo mesmo, com o outro e com tudo o que existe, poderemos compreender e usar as leis universais da verdadeira saúde.



4) O grupo dos novos Educadores.



Este grupo está trabalhando faz tempo e a sua tarefa é cada vez mais notável.

A missão consiste em ajudar a conhecer e a desenvolver os instrumentos humanos de captação do conhecimento, e eventualmente, da sabedoria. Estes três instrumentos são o instinto, o intelecto e a intuição.

Pelo fato de ser humano, cada indivíduo possui os três mecanismos. A única diferença está no conhecimento de sua natureza real e na capacidade de usá-la do melhor modo possível

Assim, a educação deve ser transformada em uma grande avenida de duas mãos, onde cada pessoa possa expressar aquilo que já é, deixando sair o que já está em nós.



5) O grupo dos Organizadores Políticos do bem nacional e o planetário



A tarefa deste grupo é o serviço político para o bem de toda pessoa, de cada nação e da humanidade inteira.

Não é fácil porque este grupo depende notoriamente do resultado da tarefa educativa do grupo anterior.

Resulta necessária por tanto, una transição temporal significativa que lentamente será incorporada à sociedade, às idéias e aos ideais que condicionaram a evolução a uma vida mais plena, desenvolvendo os ideais dos pensadores que logrem transmitir as vantagens da solidariedade, a cooperação e o bem comum, como meta superior que se anteponha aos interesses pessoais partidários



6) Os Trabalhadores da Ciência da Religião.



A conciliação parece ser o enfoque predominante neste campo. Do mesmo modo que não resulta razoável que exista um deus em cada bairro a globalização tem traído a idéia da Humanidade Una, que pode corresponder-se com a idéia da divindade comum. O estudo das religiões, filosofias e mitologias comparadas pode estabelecer bases científicas para essa comunidade . Por outra parte o estudo da natureza real dos seres humanos terá que se fazer com a participação da ciência moderna, porque esta emprega a linguagem da luz e da energia, sumamente adequada para uma descrição científica de toda realidade.





7) Os trabajalhadores do campo da Criatividade

.

Criar não significa o mesmo que criar .

Criar é a capacidade para fazer algo do nada.

A criação é um âmbito reservado da divindade.

Se a Ciência e as Igrejas pudessem admitir a hipótese da divindade do homem, se abriria um enorme campo de investigação e experimentação no que chamamos criatividade. Esta é a tarefa deste grupo, que trabalha sobre a revelação dos poderes mais elevados do homem, superando as atuais barreiras impostas por modelos mentais antiquados.

Particularmente, no tema da energia poderá manifestar-se, como já se está fazendo, um insuspeitado âmbito do desenvolvimento.















8) Os Psicólogos da Ciência da Alma.



Psicologia, em grego, significa literalmente a ciência da Alma.

Os futuros psicólogos, em consequência, trabalharão no estudo e na educação das relações entre o homem e sua alma, entre as almas, e entre estas e a super alma, e também se ocuparão das relações do reino humano com os outros três reinos conhecidos da Natureza (animal, vegetal e mineral).





9) Os financistas e economistas da distribuiçao dos recursos abundantes.



Este grupo estuda a natureza real do dinheiro, suas funções, sua distribuição e nossa relação pessoal com este instrumento.





O décimo grupo é o de síntese de todos os anteriores. Síntese amorosa e incluindo todos os homens e mulheres do mundo, de fusão e de comprensão, de contribuição e de compaixão.

Faz falta escolher e jogar-se pelo amor, no amor, sem medo e sem pressa, sem buscar vítimas propiciatórias e sem ódio, que não é mais do que um leve disfarce do medo. Só assim, do presente Caos nascerá um novo Cosmos perdurável e amoroso.







Fragmento do livro “EL NACIMIENTO DE UNA NUEVA CIVILIZACIÓN”

Pode-se ler-se o baixar gratuitamente em www.milmilenios.org.ar



“mil milenios de paz” MENSAGEIRO DO MANIFESTO 2000 DE Unesco



LEMA DO ANO 2002: “SEM VISÃO, OS POVOS MORREM”


III CONGRESSO INTERNACIONAL POR UMA CULTURA DE PAZ 2002
V EXPOSIÇÃO ITINERANTE de POSTAIS “PARA TODOS”
II JORNADAS DE CAPACITAÇÃO PARA FUTUROS LÍDERES

iii aSSEMBLEIA LEGISLATIVA E pARLAMENTARIA
Iii manifesto dos JOVENS “O FUTURO DO MUNDO”



PROGRAMA GERAL DE ATIVIDADES
ATIVIDADE
DESCRIÇÃO
DATA
LUGAR
QUESTIONÁRIO: DESENHANDO O FUTURO DO MUNDO
Podem participar todos os jovens que tenham entre 16 e 20 anos
Lançamento:

4 de abril de 2002. Encerramento:

21 de junho
Na escola ou endereco do participante

FORO DAS ESCOLAS Eleição dos 12 jovens cujas respostas sejam as mais significativas
1 a 15 de julho
Escolas participantes

FORO DAS PROVINCIAS
OU ESTADOS
Eleição dos 12 jovens cujas respostas sejam as mais significativas entre todas as escolas da Província ou Estado
16 a 30 de julho
Províncias ou Estados dos países

FORO DAS NAÇÕES
Eleição dos 12 jovens cujas respostas sejam as mais significativas entre todas as selecionadas pelas Províncias ou Estados
1 a 15 de agôsto
Capitais dos Países
V EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA ITINERANTE

DE POSTAIS

“PARA TODOS”

CRIANCAS (5/7) e (8/12)

JOVENS 13 /20
Desenho de postais com os temas: ALEGRÍA, JUSTICA, BONDADE, GENEROSIDADE, TOLERANCIA, COOPERACAO, HONESTIDADE, RESPEITO, COMPREENSÃO, AMOR, LIBERDADE, CUIDADO
recepção até 30 de julho



EXPOSIÇÃO

3ª. Semana de setembro








Palais de Glace
PROJETOS INOVADORES:

EDUCATIVOS, SOCIAIS E CULTURAIS
As Instituições e as pessoas poderão enviar por E-mail os projetos. Os que resultem selecionados serão incluídos na página web de mil milenios
Recepção até

30 de junho

Publicação desde

1 de setembro


www. milmilenios.org.ar

III CONGRESO INTERNACIONAL POR UMA CULTURA DE PAZ
Entrada livre e gratuita para pessoas interessadas no tema
16 e 17 de setembrO
Salão Manuel Belgrano Senado Da Nação

II SEMINARIO DE CAPACITACAO PARA FUTUROS LÍDERES
Os jovens selecionados (329), serão capacitados por especialistas em liderança e comunicação
18 e 19 DE SETEMBRO
ODI

FLORIDA 141,

2do. Andar
III MANIFESTO dos Jovens “O FUTURO DO MUNDO”
Sob a base do questionário, os jovens redigirão o Texto do Manifesto “O Futuro do Mundo” TRABALHO EM 9 COMISSÕES
20 DE SETEMBRO


ODI

III Assembléia LEGISLATIVA E PARLAMENTARIA
APROVAÇÃO DO MANIFESTO E COMPROMISSO DE PARTICIPAÇÃO
23 de SETEMBRO


RECINTO DOS DEPUTADOS

E DOS SENADORES

IV Encontro Artístico Cultural


Ato artístico cultural APresentaÇÃO aO publico dO III manifesto
24 de SETEMBRO AUDITORIO DA LIBRARIA NACIONAL





Mil Milênios de Paz 2002



V Exposição Artística Itinerante de Postais


Bases:



*Poderão participar Jardins de Infâncias, crianças de 5 a 12 anos e

adolescentes de 13 a 18 anos.



*Os trabalhos estarão inspirados nos 12 valores do Manifesto pela paz (Mil Milênios de Paz 2000):

alegria, justiça, bondade, generosidade, tolerância, cooperação,

honestidade. respeito, compreensão, amor, liberdade, cuidado.



*A imagem NÃO SERÁ acompanhada de texto.



*Os trabalhos deverão apresentar-se: só no formato de 10cm de altura x 15 cm (de largura);

deverão estar armados em cartão ou ser realizados sobre "cartão armado" para que possam ser apresentados sem valor adicional ou ser pendurados diretamente



*Poderá ser utilizada qualquer técnica artística plana.



*Deverá constar no verso os seguintes dados:

Nome e sobrenome. idade, residência pessoal, telefone, endereço do correio eletrônico se for possível- cidade -estado - país escola e seu domicilio cidade-estado ( no caso de representá-la) valor/valores que serviram de inspiração.



*Os trabalhos serão recebidos até 30 de julho de 2002 inclusive no seguinte endereço do correio postal; Mariano Moreno 592- La Lucila- Provincia de Buenos Aires – CP 1636- Argentina



*Não serão considerados os trabalhos que:

a) Chegarem fora de término: será tomada como data válida o selo(carimbo) do correio postal.

b) não se ajustem ao formato e forma de apresentação (armados em cartão ou em cartão armado) especificados

c) que não apresentem todos os dados solicitados no verso.





Os trabalhos serão exibidos no Palais de Glâce de 16 até 24 de setembro de 2002.

Serão entregues no dia da inauguração da amostra menções especiais e

certificados aos expositores cujos trabalhos sejam selecionados pelos jurados.



O júri será integrado por 05 membros relacionados com a arte e a cultura.



Os trabalhos apresentados formarão parte de uma amostra itinerante que

poderá ser solicitada a Mil Milênios de Paz, por escolas, ONGs ou outras

instituições vinculadas a Educação, a Arte e a Cultura, para ser exibidos

em outras cidades do MERCOSUL.



As condições para concretização (formas de solicitação, incluindo sua

participação à data de exibição. período de exibição da amostra, translado e

seguro dos trabalhos que a integrem, responsabilidades inerentes ao manejo

das obras que integrem a amostra, etc) serão dadas a conhecer oportunamente aos interessados por correio eletrônico ou telefonicamente.



Os trabalhos reconhecidos com menções especiais poderão formar parte do

grupo de postais de Fim de ano que imprima e distribua alguma entidade de

bem publico. Nos cartões figurará em seu interior o seguinte texto:



Mil Milênios de alegria, justiça, bondade, generosidade, tolerância, cooperação, honestidade, respeito, compreensão, amor, liberdade, cuidado...para todos



Os trabalhos selecionados pelos jurados formarão parte do Mil Milênios de Paz e poderão ser copiados pelos seus autores e distribuídos entre os presentes no dia da inauguração da amostra e entrega das menções correspondentes.



Todos os participantes ficam convidados por esta única via ao ato de

inauguração da amostra de postais.




Ilustrações: Silvana Santos