Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
05/06/2008 (Nº 24) Editorial da 24ª Edição
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=585 
  
Revista eletrônica Educação Ambiental em Ação 24

24ª Edição/Junho-Agosto


Mais uma edição preparada com dedicação e zelo pela qualidade, enfrentando dificuldades e superando distância, tempo, interferências tecnológicas. Chegamos a 24ª edição desta Revista que tem cumprido com a sua tarefa de “criar algo”. Criar um espaço para intercâmbio de informações, de divulgações e exposições de opiniões.   Ela surgiu pela necessidade de termos um espaço voltado a Educação Ambiental (EA)  independente de qualquer condição sócio - educativa ou política.

Nesta edição trazemos de forma implícita o aprendizado vivenciado no I ENCONTRO METROPOLITANO DE EDUCAÇAO AMBIENTAL MARTIM-/PESCADOR/ SÃO LEOPOLDO-RS, ocorrido semana passada, onde foi possível averiguar que o enganchamento dos profissionais está em manter uma sinergia com a qualidade ambiental e a qualidade social, onde foi possível conhecer a superação de profissionais que enfrentam chuvas e frios, atravessam Estados para manter o compromisso com a EA. Neste momento em que se continua discutindo as políticas públicas de meio ambiente, onde o Tratado de Educação Ambiental nos leva a propostas de mudanças, onde as discussões sobre métodos e aplicações de EA ainda se embaralham entre ser disciplina e ser interdisciplinar, é importante trazer como referência mais uma Edição desta Revista, trazer a entrevista do Prof. Genebaldo que com todo a sua serenidade e sabedoria nos convenceu de que há luz no final do túnel e está ao alcance, que devemos apenas acreditar que o interruptor pode ser acessado. O Prof. Guerra que nos trouxe sua sabedoria e exemplos das Redes, e sua luta pela inter-relação de todos os que trabalham em EA. A Profª. Solange Guimarães que exemplificou a aplicação e eficiência da EA nas diversas atividades e a importância de desenvolvermos a percepção ambiental para atingirmos a sustentabilidade. Tantos foram os exemplos a serem seguidos e possíveis de ser citados, mas incondicionalmente meu agradecimento maior vai para o grupo organizador (Instituto Martin Pescador e APOEMA) que com um curto espaço de tempo e numa luta constante conseguiu concluir o Evento com sucesso. Foi possível rasgar as diferenças entre conceitos e lançar no ar um clima de superação de expectativas de sucesso, de esperança.


Nossa Edição traz como tema: Educação Ambiental e aprendizagens significativas através de vivências, e creio que melhor exemplo não há, do que o vivenciado neste I ENCONTRO METROPOLITANO DE EA. Nossa frase inspiradora: "A tarefa mais importante de uma pessoa que vem ao mundo é criar algo" (Paulo Freire) também acho que foi explicita na sua chamada. Entendo que todos os educadores ambientais que de alguma forma, passam por nossas vidas (seja virtual, ou real) estão criando algo, criando um espaço de debates, de discussão, de promoção de cidadania, estão melhorando a qualidade de vida social e ambiental.

Desejamos a todos uma ótima leitura. Um ótimo momento de reflexão.

Sandra Barbosa & Equipe da REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

Ilustrações: Silvana Santos