Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
14/03/2008 (Nº 23) Oficinas e Vivências
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=555 
  
Revista Educação Ambiental em Ação 23
Brinquedo de Sucata

Hoje em dia a reciclagem é assunto discutido por pessoas de todas as idades. Muitas crianças já têm consciência de que o lixo pode ser renovado ou transformado em algo útil. Em casa ou na escola elas aprendem a dar valor em materiais que aparentemente não serviriam para nada e transformam sucata em brinquedos.

O brinquedo feito com sucata, além de ajudar a preservar a natureza, é oportunidade dada à criança para desenvolver sua criatividade e seu pensamento crítico em relação ao desperdício (conseqüência do consumo desenfreado) . É uma maneira simples, econômica e divertida de educar e ajudar na formação dos cidadãos mirins.

Resgatando a Infância

Não precisa voltar muito no tempo para lembrarmos das brincadeiras e dos jogos que inventávamos sem precisar sair de casa. Lembro-me de quando era criança e que a falta de recursos, muitas vezes, me “obrigava” a colocar a cabecinha para funcionar e a fazer meus próprios brinquedos. Como era divertido fazer tartaruga com caixa de ovos, bonecos de meia, barquinhos de papel... e brincar com as sobras de legumes.

No meio dessa era do descartável há uma infinidade de opções que podem fazer do seu lixo um brinquedo educativo e atraente para as crianças. Você já pensou em construir um vai-e-vem com garrafas pet, um bibelô com copo descartável, dobraduras com papel, um jogo da velha com tampinhas coloridas, um fantoche com caixinha longa vida, um chocalho com garrafinhas de leite fermentado ou fazer casinhas com caixas de fósforo?

Então não perca tempo! Chame seu filho, sobrinho e todas as crianças que estiverem por perto. Use a criatividade e a imaginação para construir brinquedos e jogos originais.

Infância Roubada?

Outro ponto que julgo ser interessante tocarmos é o apelo da mídia pelo consumo de brinquedos que usam tecnologias cada vez mais avançadas, sem contar a promoção de personagens e de “personalidades” , como é o caso daquele grupo os Rebelados... ..os Rebeldes (sei lá!) e mais todas essas coisas que a mídia cospe no comércio e nos entopem de cd’s, dvd’s, bolsinhas, blusas, agendas...

Será que essa situação, muitas vezes incentivada pelos próprios pais, não mascara a verdadeira identidade da criança? É tão bom ser a gente mesmo, não é? Pensem nisso!

Sugestões de links que ensinam a construir brinquedos com sucata:


____________ _________ _________ _________ _________ _____
Texto de Renata Gonçalves
 
Ilustrações: Silvana Santos