Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Sugestões bibliográficas
14/03/2008 (Nº 23) Consciência ecológica despertada
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=550 
  
Revista Educação Ambiental em Ação 23
Consciência ecológica despertada

21/02/2008

Agência FAPESP – A Livraria da Física, editora de livros didáticos sobre assuntos variados ligados às ciências, acaba de lançar duas publicações voltadas tanto para o ensino de questões ambientais como para a divulgação da ciência. O primeiro, Construindo com PET: Como ensinar truques novos com garrafas velhas, traz um guia prático para explorar a criatividade com a reciclagem desse tipo de embalagem. Trata-se de um livro multidisciplinar que mostra técnicas e idéias do que fazer para reutilizar o material. Os autores são Alfredo Luis Mateus, professor de Química no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Marcos Giovanni Moreira, membro da Fundação Ciência Jovem, formada por professores da UFMG.
 
Eles descrevem projetos simples visando ao reaproveitamento das garrafas. Cada projeto contém instruções passo a passo, com instruções e fotografias, para a exploração de possibilidades como a construção de figuras geométricas, modelos de moléculas e brinquedos educativos, como o “Origami de PET”, inspirado na arte centenária das dobraduras em papel. Um dos desafios é a montagem de uma das estruturas mais importantes da história da ciência: a molécula de DNA. “Embora sua estrutura pareça muito complicada, na verdade a molécula responsável por carregar a informação genética para nossos descendentes contém poucas partes, que se repetem ao longo de sua cadeia. O DNA pode ser visto como uma longa escada”, explicam os autores. Nesse caso, para criar um modelo de adenina, guanina, citosina e timina, com as suas respectivas moléculas de açúcar e fosfato, são necessárias 344 garrafas e 55 copinhos de filme brancos, além de tubos plásticos flexíveis como conectores.
 
A outra publicação, nomeada Questões ambientais em tirinhas, do físico Francisco Caruso em parceria com a pedagoga Cristina Silveira, é um instrumento de trabalho para professores de ciências que desejam melhorar a qualidade das aulas e do aprendizado de seus alunos.
 
O livro é resultado de um projeto social, a Oficina de Educação através de Histórias em Quadrinhos e Tirinhas (Eduhq), realizado há seis anos com alunos da periferia do Rio de Janeiro, vinculados a escolas da rede pública. O objetivo da oficina, cuja sede fica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é promover o ensino das ciências por meio de procedimentos didáticos não-formais. Segundo a editora, os quadrinhos abordam os mais variados impactos humanos sobre a natureza, sobre o ser humano e o que ainda há por vir em tempos de aquecimento global. A idéia é despertar a consciência ambiental de crianças e adolescentes por meio de linguagem descontraída e forte apelo visual. A obra conta com 12 capítulos, que abordam os seguintes temas: água, atitude, desmatamento, efeito estufa, enchentes, equilíbrio ecológico, lixo, poluição, queimada, reciclagem, reflorestamento e saneamento. Além da Uerj, a Eduhq tem parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Iguaçu e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fonte e mais informações em:
http://www.agencia. fapesp.br/ boletim_dentro. php?id=8448


Divulgado por:
http://www.floraefa una.com
Ilustrações: Silvana Santos