Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
08/12/2007 (Nº 22) Bairros nobres são os campeões do desperdício de água em SP
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=528 
  
Educação Ambiental em Ação 22
Bairros nobres são os campeões do desperdício de água em SP – SPTV



Morumbi, Jardins, Higienópolis, Pacaembu e Perdizes são os que mais desperdiçam.

Nesses bairros, consumo médio diário é de 500 litros, contra 100 litros na periferia.

Os bairros nobres da capital são os campeões de desperdício de água, de acordo com a pesquisa do Instituto Sócio-ambiental de São Paulo. No topo da lista, estão Morumbi, Jardins, Higienópolis, Pacaembu e Perdizes. 

Nesses bairros, o consumo médio por dia é de 500 litros. O desperdício é maior nos condomínios mais antigos. Só para ter uma idéia, nos bairros de classe média da capital, o consumo é de 220 litros e na periferia, 100 litros. 

Por causa do mau uso, todos os dias a região metropolitana de São Paulo perde uma quantidade de água equivalente a represa de Guarapiranga, que poderia abastecer quatro milhões de pessoas.

"O mais importante, seja nos imóveis de classe alta ou de baixa renda, é que haja um esforço coletivo para o uso racional", diz o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.
Esforço que é mais difícil de se perceber nos bairros nobres. Em uma casa flagrada pela reportagem em Perdizes, Zona Oeste, o jato d'água é usado para limpar a garagem e até a calça do jardineiro.

"Eu penso que um dia pode faltar água. Eu moro perto da represa, e vejo o tanto que a represa já baixou", diz o jardineiro Tarcísio Alves.

As dicas para  não desperdiçar água são simples. Por exemplo: não lave o carro com a mangueira aberta. Diminua o tempo dos banhos. Evite usar mais de uma vez por dia a máquina de lavar roupas. E prefira sempre varrer as calçadas ou garagens, ao invés de lavar.



Fonte:
AGUA - Associação Guardiã da Água
Promovendo a Proteção, Conservação e Recuperação da Água:
Essencial à Vida no Planeta !
Ilustrações: Silvana Santos