Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Culinária
08/12/2007 (Nº 22) Lições de uma salada de frutas
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=523 
  
Educação Ambiental em Ação 22

Lições de uma salada de frutas

Berenice Gehlen Adams

 

Nesta vida corrida, sentar para descascar uma laranja, um melão, ou então um mamão definitivamente fica fora da nossa agenda de compromissos diários. Se estes alimentos não estão descascados, picados e dispostos na nossa frente, eles não fazem parte do nosso cardápio.  Hoje em dia, por uma questão de tempo, todos os lanches são rápidos e a comida deve ser de preparo o mais simples possível - quanto mais prática, melhor. Melhor para a nossa agenda, não para o nosso corpo! Desta forma, a humanidade em peso alimenta-se de forma inadequada, mas o que é possível fazer? Tem-se pouco tempo, então, como melhorar a qualidade da alimentação? Isto se trata de uma questão de prioridades. A má alimentação, como conseqüência, traz danos à nossa saúde, e sem saúde não é possível viver com qualidade, então, não precisamos esperar nossa saúde ir embora para darmos mais atenção à alimentação. Se nos dermos conta de que a qualidade de vida depende da nossa saúde, e que nossa saúde depende da nossa alimentação, aí ela vira uma prioridade e acabamos encontrando soluções para melhorar nossa alimentação. Que tal começar por incluir na rotina uma boa salada de frutas, feita semanalmente – ou com maior freqüência - para a família?

Percebendo que as frutas, aqui em casa, ficavam, por vezes, “esquecidas” na fruteira, decidi fazer semanalmente uma salada de frutas. Descobri, então, a maneira mais fácil de colocar estes preciosos alimentos (as frutas) no cardápio diário da família.

Existem diversas receitas de salada de frutas, algumas simples, outras mais elaboradas. Então, iniciemos por uma receita bem simples -  que pode ser servida durante até três dias – sendo conservada em pote fechado hermeticamente, e na geladeira. As frutas a serem utilizadas são dois mamões pequenos ou um médio, um melão, quatro maçãs e um abacaxi grande ou dois pequenos. Pique tudo o menor possível e coloque as frutas picadas em um pote resistente e que vede bem. Depois despeje uma caixa se suco de laranjas – se puder fazer na hora um litro de suco de laranja, melhor ainda – e leve à geladeira, deixando à disposição de todos. Estas frutas selecionadas não foram escolhidas por acaso. Normalmente elas não se desmancham rapidamente em contato com o suco. Já o morango, e a banana ficam “moles” no segundo dia, se incorporados na salada de frutas. Aconselho que estas frutas sejam incluídas de forma individual, à salada de frutas já pronta, na hora em que for servida.

Até a chegada deste inverno de 2007 comeram-se mais frutas do que nunca, lá em casa. Além de melhorar a nossa alimentação, passei a gostar de ter este contato com as frutas: sentir a textura, o cheiro, perceber as diferentes cores, sentir os diferentes sabores. As frutas lembram histórias, lembram pessoas, e são preciosos alimentos, e o que é melhor, seus resíduos são saudáveis ao meio ambiente quando devolvidos à Terra.

Ilustrações: Silvana Santos