Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
08/12/2007 (Nº 22) RECEITAS ALTERNATIVAS PARA PRODUTOS DE LIMPEZA
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=520 
  
Educação Ambiental em Ação 22

RECEITAS ALTERNATIVAS PARA PRODUTOS DE LIMPEZA - Luciana Fofonka

 

A utilização crescente de produtos de limpeza fosfatados contribuiu para o surgimento de impactos ambientais negativos, como a poluição de águas. Os fosfatos são aditivos presentes em maior percentual na composição dos detergentes e sabões. Quando em contato com águas naturais estagnadas, atuam como verdadeiros adubos que as plantas aquáticas e algas utilizam para se desenvolver, provocando o crescimento excessivo de algas e, até mesmo a eutrofização do manancial.

Também é importante ressaltar que os sabões e detergentes possuem um grau de toxicidade que, apesar de baixo, pode tornar-se perigoso, dependendo do grau de intoxicação e do tipo de produto que a causa. Os sabões, por exemplo, se forem excessivamente alcalinos, irritam a pele. Se seu uso for contínuo, pode ocasionar dermatites. Se houver contato prolongado do sabão com a mucosa ocular pode resultar em lesões relativamente graves. A ingestão pode causar distúrbios gástricos como vômitos, cólicas e diarréia (OSORIO & OLIVEIRA, 2001).

Nesse contexto para minimizar os problemas ambientais pode-se optar por produtos de limpeza alternativos. Existem receitas de produtos de limpeza, que já foram testadas e aprovadas, que procuram além diminuir os impactos ao meio ambiente, também os causados à saúde humana. Cabe salientar que são receitas práticas e econômicas.

Dentre as várias receitas existentes Waldman & Schneider (2000), Irenes (2007) Greenpeace (2007) destacam algumas:

 

 

Detergente Alternativo

 

Ingredientes-

Um pedaço de sabão de coco neutro, dois limões e quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável).
Preparo-

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

 

 

Detergente Alternativo Multiuso

 

Ingredientes -

Água, vinagre, amônia líquida (amoníaco), bicarbonato de sódio e ácido bórico.
Preparo -

Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico.

Obs: Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais.
Mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Como os detergentes comerciais são fabricados para produzirem espuma além do necessário, sugere-se substituí-los por sabão dissolvido previamente em água quente.

 

Limpador de Janelas e Espelhos

 

Ingredientes – Preparo

Três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Após para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

 

 

Limpador e Desodorante de Carpetes e Tapetes

 

Ingredientes – Preparo

Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente o tapete/ carpete, deixe descansar por uma hora e aspire. Para uma desodorização rápida pulverize o carpete com bicarbonato e aspire logo a seguir.

 

 

Amaciante de roupas

                                                                                   

Ingredientes – Preparo

Para deixar as roupas macias adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe.

 

 

Limpador de Banheiro

 

Ingredientes – Preparo

Para limpeza geral de banheiros, use esponjas e escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para limpar pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Bacias devem ser limpas através da aplicação de uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe agir por algumas horas e após dê descarga. Também pode ser utilizada uma solução forte de vinagre.

Obs: A maioria dos produtos de limpeza causa mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele.

 

Limpador de Vidros

 

Ingredientes – Preparo

Para limpar vidros utilize uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

 

 

Limpador de Forno

 

Ingredientes – Preparo

Use uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com o auxílio de um pano fino.

 

 

Desodorante de Ambiente

 

Ingredientes – Preparo

Para desodorizar o ambiente pode-se utilizar uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão.
Obs: Além de ser mais econômico, evita o aumento de doenças respiratórias e alergias.

 

Limpador de Pisos de Cerâmica

 

Ingredientes – Preparo

Misture aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Após lave o piso como de costume.

 

 

Limpador de Janelas e Esquadrias de Alumínio

Ingredientes – Preparo

Janelas e esquadrias de alumínio podem ser mantidas sempre brilhando como novas, basta limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Após passe um pano macio ou flanela.

 

 

Demais Dicas Alternativas

§         Para a limpeza de panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Após algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. Caso a comida grudar, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e limpe.

§         Esponja e sabão em barra molhados sobre a pia são inimigos da limpeza, pois alimentam as bactérias existentes na pia.
Após o uso da esponja, torça bem e coloque-a para secar ao sol.
Nunca deixe acumular água no recipiente do sabão, esse caldo que fica com o sabão derretido é uma cultura de bactérias.
O paninho usado para enxugar a pia também não deve ficar molhado. Serve como fonte de contaminação.
Depois de usar, torça e deixe secar sobre a torneira, por exemplo.
A lixeira sobre a pia da cozinha também é um foco de contaminação. O ideal e manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.

§         Para limpar catchup, maionese ou refrigerante no tapete, primeiro retire o excesso com um pano ou colher.
Depois borrife uma mistura de uma parte de multiuso e 10 partes de água.
Esfregue um pano seco, de fora para dentro.
Repita isso até sair bem a mancha.
Em seguida, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de um para 10.
Passe o pano.
O vinagre cortará a ação do produto químico.

§         Utilize um pano umedecido com álcool  para remover manchas de água do aço inoxidável

§         A gordura do forno, deve ser retirada da seguinte forma: Ligue-o ao máximo, deixe esquentar bem e depois desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amônia e, na de baixo, outra panela com água fervente. Deixe ficar  de um dia para outro. Depois é só passar um pano com sabão neutro e lavar com água

§         Para passar roupas a ferro, forre primeiramente a tábua de passar roupa com papel alumínio. Assim economizará energia.

§         Quando a roupa amarelar, passe água oxigenada no local e a seguir enxágüe com água morna

§         Risco de caneta esferográfica em papel de parede pode ser retirado passando-se levemente um pouco de acetona

§         Cheiro de alho, cebola e água sanitária nas mãos, pode se retirados assim:
*Esfregue uma colher de aço inoxidável sob água corrente.
*Esfregue-as com um pouco de leite, ou então borra de café, ou ainda vinagre.
*Após esfregue-as com salsa cortada. 
*Também ajuda esfregar as mãos com açúcar e, em seguida lavar em água corrente.

§         Para limpar móveis de fórmica esfregue com um pano embebido em álcool e em seguida dê brilho com flanela limpa e seca.

§         Os móveis de vime devem ser limpos com água quente misturada com bicarbonato de sódio, deixando secar sob o sol.

§         Sofá de couro branco deve ser limpo com uma bucha vegetal, ou de espuma mesmo, com sabonete de nenê, aquele neutro, para limpar e em seguida hidrate o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passe no objeto de couro e deixe secar. Nunca use óleos ou produtos abrasivos, o couro precisa respirar.

§         Para proteger e hidratar peças de couro, nunca as guarde dentro de sacos plásticos, pois, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade.
Tire as peças sempre que puder, de onde estiver guardado e passe um pano úmido, deixando secar a sombra.
Também passe cera incolor (líquidas ou em pasta) para sapatos, e peças de vestuário em couro. Depois tire o excesso com uma flanela ou papel toalha. Assim estará protegendo e hidratando o couro.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Greenpeace. Substitutos para os Detergentes. Disponível em http://www.essencialsites.com.br/DicasSuaCasa.htm. Acesso em novembro de 2007.

 

Irenes. Dicas e Truques Caseiros. Disponível em: http://www.espacoecologiconoar.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3545&Itemid=64.  Acesso outubro. 2007.

OSÓRIO, VIKTORIA KLARA LAKATOS; OLIVEIRA, WANDA DE. Polifosfatos em Detergentes em Pó Comerciais. Quím. Nova vol.24 nº.5, São Paulo, Sept./Oct. 2001

 

WALDMAN, Maurício; SCHNEIDER, Dan. Guia Ecológico Doméstico. São Paulo: Contexto, 2000. 

Ilustrações: Silvana Santos