Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
22/11/2007 (Nº 21) Editorial
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=512 
  
Educação Ambiental em Ação
Apresentação - 21ª Edição

Chegou setembro, mês do início da estação mais florida do ano. Junto com a chegada de setembro, chegam Ipês de cores contrastantes, espalhados por muitas cidades brasileiras, e chega também a 21ª Edição da Educação Ambiental em Ação.
 
Esta edição foi inspirada na frase de Mario Quintana:

"É uma borboleta amarela? Ou uma folha que se desprendeu e não quer tombar?"
 
Sobre a frase é possível fazer muitas reflexões que nos remetem a importância da simplicidade. O simples fato de percebermos os gestos da natureza, sentindo seus encantos e suas magias, nos integra ao ambiente, e deixamos de ser somente apreciadores para nos tornarmos integrantes do cenário. O sentir, o perceber, nos leva a ação, muito mais do que muitos discursos que acabam caindo no vazio. O Professor Aloísio Ruscheinsky destaca, em sua entrevista para esta edição, que a  "Educação Ambiental não é apenas defender o meio ambiente, acima disto trata-se de socializar atitudes, conhecimentos, diálogos e a compreensão do íntimo nexo entre todos os elementos que compõe o ecossistema" . Ele entende, assim como nós, que somente promovendo uma visão integrada será possivel elaborar planos de ação que possam recuperar o meio ambiente degradado, conscientizar o círculo de relações no cotidiano, e vislumbrar a tão desejada e necessária sociedade sustentável. Para ele, sem que haja esta visão de conjunto - sociedade, ser humano enquanto agente e meio ambiente - não existe Educação Ambiental, portanto todos os ambientes são passíveis da ação educativa.
 
Nossa revista Educação Ambiental em Ação é pretenciosa.
Pretende ser instrumento para promover e incentivar ações integradas e conscientizadoras em todos os espaços sociais.
Pretende mostrar o que muitas pessoas, de diferentes Estados do Brasil, e alguns estrangeiros, pensam e fazem para a consolidação da Educação Ambiental.
Pretende ser um jardim de idéias, um solo fértil onde germinam sementes de conscientização, ação, reflexão, tolerância e confiança na construção de um mundo melhor.
 
Boa leitura,
 
Berenice Gehlen Adams e Equipe da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação.
 
Ilustrações: Silvana Santos