Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Reflexão
22/11/2007 (Nº 21) Respeito e Responsabilidade: conceitos básicos que precisamos entender e vivenciar
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=510 
  

Respeito e Responsabilidade: conceitos básicos que precisamos entender e vivenciar

Markus Wilimzig*

Nós temos a Terra emprestada por um tempo definido. O mínimo que nós podemos fazer é devolver a Terra nas mesmas condições como nós a ganhamos. Só que isso não será realidade se não mudarmos de atitudes. Não será possível cumprir este compromisso se não houver mais respeito e responsabilidade para com o ambiente.

Quando nossos pais e os pais deles falam sobre a juventude, eles contam como puderam nadar nos rios e arroios, como brincaram nas matas e nas trilhas. Hoje, nem pensar. E, quando eles falam nesta maneira de viver logo pensamos: “Que pena, os tempos mudaram!”. Ninguém fala que ele mesmo tem culpa, a geração de nossos pais e os pais deles, e, claro também nossa geração são as pessoas que poluíram e degradaram o ambiente. Então, todos nós temos culpa, todos nós temos responsabilidade sobre esta situação ambiental.

Gente, que mundo deixamos para nossas crianças? Elas não podem mais beber a água da torneira, elas não podem nadar mais nos rios e arroios. Como nós pudemos brincar, as nossas crianças não podem brincar mais. Elas vão ter não só problemas com água potável, mas também com lixo, com ar saudável e muitos outros.

Nós todos precisamos trabalhar com toda força para mudar nosso mundo. Quando esperamos que os outros façam isso – nunca vai acontecer a necessária mudança. Quando nós não assumimos nossa responsabilidade – nunca vamos devolver nossa Terra nas mesma condições como nós a ganhamos.

Nós temos muito para fazer e as receitas são várias. Podemos começar em casa, por exemplo fazendo a manutenção de nossas torneiras. O perder de 20 cotas por minuto – cada 3 segundos um blob – é 5.000 litros de água potável perdido per ano. E quantas torneiras fazem blob - blob cada 3 segundos?

E o uso de carro? Nós não precisamos usar o carro para comprar pão no outro lado da rua, ou na outra quadra. Podemos andar a pé – simples. O carro produz em média 200 g de dióxido de carbono por quilometro, e quando nós ligamos o carro a máquina precisa 3 até 6 vezes mais gasolina e com isso produz 1 kg dióxido de carbono só para comprar um pão no outro lado da rua. Gente - anda á pé nas distâncias curtas, isso não faz mal. E existem muitos mais pontos onde nos podemos começar de mudar nosso habito.

Respeito e responsabilidade são conceitos básicos que precisamos entender e vivenciar. Sem isso o mundo nunca vai melhorar.

 

*Presidente de Movimento Roessler para Defesa Ambiental

Ilustrações: Silvana Santos