Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Artigos
22/11/2007 (Nº 20) Uma experiência em capacitação de professores desenvolvida no município de Saquarema/RJ/BR
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=488 
  

O município de Saquarema integra a Região Geográfica das Baixadas Litorâneas, na Microrregião dos Lagos e limita-se com os municípios de Rio Bonito e Araruama a norte; Maricá e Itaboraí a oeste e o Oceano Atlântico a sul. Sua sede municipal situa-se a 22° 55’S e 42° 30’W, distanciando-se 108 km da capital, a cidade do Rio de Janeiro. (Figura 1).



F


igura 1 – Localização do Município de Saquarema no Estado do Rio de Janeiro.


Município de Saquarema é constituído atualmente por cinco distritos: Saquarema (distrito sede), Bacaxá, Sampaio Correia, Jaconé e Vilatur e localiza-se a sudoeste do Estado do Rio de Janeiro, ocupando uma área de 356 km2, ao longo de uma faixa litorânea. (Figura 2).





Figura 2- Distritos do Município de Saquarema


O projeto será apresentado em três etapas, sendo que a primeira relata a composição da equipe, suas motivações e o processo de elaboração do projeto, assim como hipóteses de resultados vislumbradas. A segunda etapa descreve a metodologia do projeto, as técnicas e instrumentos adotados, as parcerias estabelecidas, e as limitações encontradas pela equipe. Em uma última etapa são relatadas as impressões da equipe ao término do projeto, a necessidade da avaliação deste projeto; os motivos que impossibilitaram a avaliação naquele momento; e o processo de construção da avaliação depois de dois anos de implementado o projeto; assim como os resultados desta avaliação.


As motivações para a elaboração do projeto

A idéia da elaboração do projeto de capacitação surgiu da oportunidade de se submeter um projeto ao edital lançado pelo UNISOL/Petrobras, em 2003. Na ocasião a equipe já havia iniciado a implantação de um projeto de capacitação de jovens para formar guias de ecoturismo, no qual foram estabelecidas algumas parcerias institucionais, o quê aumentou o envolvimento da equipe com as questões socioambientais do município. O contato direto com a realidade local colocou a equipe frente a uma das questões de fundamental importância para o município, qual seja, a da educação, sendo prioritário o atendimento da demanda na formação/capacitação de professores. Alimentada pelo estímulo da experiência com os jovens no projeto de capacitação em ecoturismo, a mesma equipe concorreu com este segundo projeto motivada pela grande demanda na temática apontada acima.

A composição/formação da equipe era de pesquisadores, pós-graduados de diferentes áreas das ciências como geografia, sociologia, história, arquitetura e urbanismo, jornalismo e biologia, todos com o mesmo pensamento em torno das necessidades comunitárias para um projeto de desenvolvimento sustentado, com foco no fortalecimento da identidade local. Aliás, a questão do sentimento de pertencimento do local onde se vive, mostrou-se importante anteriormente, quando desenvolvemos atividades de integração da equipe executora com a comunidade e, em particular, com professores da rede de ensino no município, incluindo-se palestras e trabalhos de campo priorizando a questão ambiental como tema central. Em palestras proferidas pela equipe, para professores da rede municipal, estes manifestaram claramente a insatisfação com a carência de meios didáticos auxiliares a seus trabalhos em sala de aula. Identificou-se, ainda, a urgente necessidade de atuação do poder público local, no sentido de promover a capacitação e a valorização profissional dos docentes e de ações voltadas para práticas de Educação Ambiental. (Figura 3)

Figura 3 – Equipe executora do projeto.

Assim a proposta da equipe era oferecer curso de capacitação para professores do ensino fundamental no município, adotando-se como temática central o tema transversal meio ambiente, em consonância com as orientações metodológicas preconizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Ministério de Educação (Ministério de Educação e do Desporto/Secretaria de Ensino Fundamental, 1998). Espera-se que os professores, uma vez capacitados, passem a atuar como agentes multiplicadores no processo de difusão das atividades teóricas e didático-pedagógicas relacionadas aos temas transversais, especialmente meio ambiente, de modo a contribuir no encaminhamento dos conteúdos relacionados às principais questões socioambientais, facilitando a relação professor-aluno e atingindo, assim, a melhoria da qualidade do ensino formal no município. Portanto este trabalho voltou-se para a construção de instrumental para a valorização do patrimônio cultural e social local que oriente e dê suporte às atividades dos professores do ensino fundamental de Saquarema, nas áreas de educação e meio ambiente.

Entre as justificativas para a proposta de capacitação inclui-se, também, a baixa escolaridade do município de Saquarema, visto que cerca de 62 % de sua população tem menos de 4 anos de estudo. Há uma grande precariedade do sistema do ensino do segundo grau e só recentemente foi instalado um curso superior à distância no município. Com cerca de 50 mil habitantes, Saquarema possui apenas 65 escolas, 80% das quais são municipais e, aproximadamente, 800 professores, sendo a metade pertencente à rede municipal de ensino. Há cerca de 12 mil alunos matriculados no ensino fundamental, 20 % destes endossam as estatísticas de reprovação. O número de professores de ensino fundamental é insuficiente para atender a demanda local e, além disso, há também uma grande carência no aspecto de capacitação, atualização e reciclagem dos profissionais que atuam na área de educação. Diante desta realidade, projetos educacionais específicos, priorizando a Educação Ambiental, ganham relevância e apontam para a melhoria da qualidade de vida no município.

A formação de professores de 5ª a 8ª séries, em geral não tem dado conta de uma formação profissional adequada. Formam especialistas em áreas específicas em áreas do conhecimento, sem reflexões e informações que dêem sustentação à sua prática pedagógica, ao seu envolvimento no projeto educativo da escola, ao trabalho com outros professores, com pais e em especial, com seus alunos. (Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998, p.35)

Os projetos das escolas devem ter como objetivo a produção de uma nova consciência que sirva como instrumento de intervenção em situações reais, onde professores e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados em torno de questões para favorecer a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade da comunidade local. O trabalho didático pode integrar a organização curricular, utilizando-se de momentos específicos, de modo a articular o trabalho das várias disciplinas curriculares.

A Educação Ambiental oferece múltiplas oportunidades para propor projetos educacionais nos diferentes ciclos da escola fundamental que facilitem as práticas pedagógicas em questões de transversalidade e interdisciplinaridade, onde o tema meio ambiente é dos mais promissores à aplicação dessas práticas. As diferentes disciplinas do currículo escolar sempre veiculam alguma concepção de ambiente e, neste sentido, efetivam uma “certa” educação ambiental. (PCN. TEMAS TRANSVERSAIS, 1998, p. 27).

Nossa proposta busca valorizar as ações locais como instância fundamental para a transformação dos problemas de âmbito regional e global com base nos princípios de cidadania e desenvolvimento sustentável para a construção de uma Agenda 21 local (Kranz, 1999).

Dentro deste contexto o projeto em questão visa ampliar as possibilidades de mudanças sociais, minimizando problemas ligados à ocupação desordenada do solo e a desigualdade social, promovendo o desenvolvimento comunitário, a capacitação de recursos humanos munindo-os de ferramentas didático-pedagógicas adequadas ao ensino fundamental e apoiando o exercício da cidadania. (Figura 4) Assim, este projeto pretende atingir o maior número de professores do 3o e 4o ciclos do ensino fundamental (5a a 8a séries). A contribuição de cada uma destas áreas de saber privilegiou a abordagem transdisciplinar como fio-condutor para o desenvolvimento das atividades junto aos professores, uma vez que nenhuma área do conhecimento, isoladamente, é suficiente para explicar a complexidade dos temas transversais, ao contrário, sua problemática atravessa os diferentes campos do conhecimento.



3. Apresentação do projeto de capacitação

Este projeto de Educação Ambiental pretendeu servir de instrumento de mudança, dotando os professores das ferramentas essenciais para a implantação de projetos político-pedagógicos nas escolas em que atuam, priorizando problemas socioambientais locais para ações efetivas de conscientização e de mudança de postura individual de cada cidadão, como coletiva da comunidade. Esta concepção tem como base o conceito de que Educação Ambiental vem da emergência de uma concepção renovada de mundo, conhecida como holística: uma forma íntegra de ler a realidade e atuar sobre ela. Educação Ambiental é, na realidade, uma proposta de filosofia de vida que resgata valores éticos, estéticos, morais, democráticos e humanísticos. Ela parte de um princípio de respeito pela diversidade natural e cultural que inclui a especificidade de classe, de etnia e de gênero”. Por esta razão parte-se do princípio básico de que a primeira etapa de um projeto de Educação Ambiental refere-se ao conhecimento da percepção e do ideário da comunidade alvo em relação à problemática objeto de estudo. Esta fase é fundamental para a proposta de diretrizes na perspectiva de um processo transformador que consiga articular micro-transformações (individuais) a macro-transformações (coletivas) e também na mobilização e articulação de diferentes atores sociais, incluindo a organização da sociedade civil.

4. Metodologia

A metodologia foi baseada na participação ativa, na aprendizagem significativa e por descobrimento. Considerando a aplicação de estratégias que facilitem a integração de professores com suas multiculturalidades, a estratégia metodológica centrou-se na resolução de conflitos e no trabalho em equipe. A metodologia proposta visou atingir, mesmo que, indiretamente, todas as escolas localizadas nos diferentes distritos de Saquarema, através das atividades didático-pedagógicas e oficinas, além de outras atividades e fóruns locais realizados. Tais atividades foram condensadas em documento visando facilitar por parte dos professores, através da Secretaria Municipal de Educação. Algumas unidades escolares funcionaram como “escolas-piloto” do projeto, de onde sairão docentes preparados para funcionar como agentes multiplicadores da metodologia, ações e atividades implantadas com a prática do projeto. Portanto, um dos principais produtos do projeto é formar agentes multiplicadores, a partir da Educação Ambiental. Para tanto um dos objetivos do curso é a elaboração de material didático-padagógico com a colaboração dos próprios professores e alunos das escolas envolvidas. Esse material compõe o "Kit Educação Ambiental" que o professor recebeu ao término do curso para ser usado como recurso didático auxiliar na exposição dos conteúdos programáticos das disciplinas curriculares, de 5a a 8a séries. Esta estratégia, sem dúvida poderá ser inspiradora/motivadora de outras no sentido, não só, de explorar da melhor forma possível esse produto, mas também, de gerar outros, a partir dele. Por outro lado, na medida em que o projeto visa melhorar a relação escola x família através de uma maior integração professor/aluno/pais, as metas do projeto direcionam-se, também, para a capacitação de recursos humanos e a geração de oportunidades para a exploração das potencialidades que o município oferece. Visando atingir a meta de geração de emprego e renda para esta categoria profissional no município, criando ou ampliando oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho, propomos que 30% das vagas do curso fossem oferecidas a professores que estejam se candidatando a uma vaga como professor contratado. Para se evitar a retirada do professor de sala de aula durante o período do curso, o mesmo ocorreu às sextas-feiras, no período da tarde, e aos sábados, pela manhã.

As atividades propostas para o desenvolvimento do projeto, tendo como foco principal os temas transversais, em particular meio ambiente, foram divididas em três módulos, visando estimular o professor à renovação de práticas pedagógicas na compreensão de fenômenos que despertam grande interesse da comunidade, como é o caso dos fenômenos naturais, mas que exigem domínio teórico por parte dos professores. Enfim oferecer a oportunidade de se criar mecanismos para que os próprios alunos construam, com o auxílio dos professores, inclusive de outras áreas, como educação artística, matemática e educação física, seus próprios instrumentos de experimentação, aos quais se juntam a vivência da realidade local, elementos importantes para a formação de uma visão crítica do mundo.

Cada módulo foi composto por cinco grandes temas norteadores das estratégias de integração dos temas transversais, em especial, o meio ambiente, com as diferentes disciplinas curriculares. Os planos de aulas foram pensados de modo a serem dinâmicos e despertarem o interesse dos professores, não só quanto aos conteúdos, mas também quanto às novas possibilidades de apresentação destes, como, por exemplo, o uso de GPS (Global Position System) para os conteúdos de geografia e de história, contextualizados no município. Acreditando que ensinar exige reflexão crítica sobre a prática (Freire, 2001) ou educar pelo exemplo, nos apoiamos em dinâmicas de grupo, parábolas, imagens e materiais que revelassem o “educar pelo exemplo”, e privilegiamos o uso de materiais inservíveis para, através da reciclagem, na confeccionar maquetes, inserindo conteúdos como a noção de espaço e aumento da percepção ambiental local. As estratégias de ação foram baseadas na concepção construtivista, atividades experimentais, práticas interdisciplinares e interativas com os alunos. Foi produzido um “KIT EDUCAÇÃO AMBIENTAL” contendo o material didático-pedagógico: materiais audiovisuais, acompanhados das estratégias pedagógicas das atividades, experiências e experimentos realizados durante o curso. O objetivo deste “KIT é viabilizar a todos os professores da rede de ensino, na área do projeto, o acesso a esse recurso e instrumento didático pedagógico auxiliar na exposição dos diversos temas em sala de aula. A culminância do projeto foi a realização de um evento visando a apresentação dos resultados obtidos aos setores envolvidos no projeto, com ampla participação da comunidade”. Na oportunidade foi divulgado um “Boletim Ambiental”, tablóide editado com a colaboração dos professores, onde cada equipe participou com textos, entrevistas e fotografias, em que estes se propunham dar continuidade ao mesmo com a participação dos alunos das escolas do município. Com este objetivo foi oferecido aos professores oficina de comunicação e elaboração de jornal.

O cumprimento do cronograma proposto objetivando realizar as atividades teóricas e práticas nos três módulos do curso, exigiu como suporte básico, o uso de recursos audiovisuais simples, eficientes e de fácil acesso, dentre os quais, retroprojetor, projetor de slides, cavalete com quadro branco e datashow.


5. Resultados esperados.

Com a implantação do projeto tendo a Educação Ambiental como fio-condutor do programa a ser cumprido e como objetivo a ser alcançado na escola, espera-se alcançar resultados como a melhoria da qualidade do ensino no município, através da internalização/sedimentação do entendimento do conceito de meio ambiental, como nosso habitat, ainda que seja um ecossistema urbano, uma modificação antrópica em um ecossistema natural.


6. Avaliação dos resultados do projeto e conclusões

“Antes tarde, do que... mais tarde!”

(adaptação de dito popular)


No projeto original encaminhado à agência financiadora, não foi considerada a etapa de avaliação após a implantação. Além de não ser uma exigência do edital, seria inviável retornar ao município com toda a equipe, algum tempo depois, sem o apoio do financiamento para esta atividade. Assim, todos os recursos disponíveis, humano e financeiro, foram concentrados na implantação do projeto, elaboração de material didático voltado para a realidade local, e impressão deste material para que fosse disponibilizado para os professores após o curso.


A necessidade de avaliação dos resultados alcançados torna-se evidente quando surgem novos projetos a serem implantados. Voltar a encontrar os professores capacitados, oferece a oportunidade de legitimar a metodologia adotada ou aprimorar alguns procedimentos que otimizem os resultados obtidos. Diante disto, após quase dois anos de conclusão do projeto, retornamos ao município para uma entrevista informal com os professores capacitados, para verificar se EA foi internalizada nos currículos das escolas e na vida das pessoas.


Nestas entrevistas os professores relataram como vêm utilizando o material de apoio para a preparação de aulas mais dinâmicas e atraentes para seus alunos. A utilização de referências locais contribui para a aplicação do conteúdo aprendido na escola na realidade cotidiana. Esta aplicação tem efeito multiplicador e está diretamente relacionado com o fortalecimento da identidade cultural local, aumento da auto-estima e da cidadania, e o aumento do nível de participação comunitária. Fica claro, para a equipe, que a importância do papel do professor no fortalecimento da comunidade e por capilaridade no desenvolvimento do município foi internalizado pelos professores capacitados e que a Educação Ambiental como fio-condutor

deste processo passou a fazer parte dos projetos pedagógico das escolas no município.


7. Referências Consultadas

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra Ed. São Paulo, 2001.


JUNIOR, Hermes de Andrade. “Barreiras cognitivas para a Educação Ambiental: Materiais, mitos e conceitos”. In Anais do IX SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Transversalidade em Questão - 04 a 06 de outubro de 2000 - Rio de Janeiro.


PEDRINI, A.G., JUSTEN. L.M. Avaliação em EA no contexto ibero-americano - um trabalho exploratório. Rio de Janeiro, 2006. Documento em meio magnético enviado por correio eletrônico, pelos autores, referente aos resultados apresentados no V Fórum Ibero-americano De Educação Ambiental, em Joinvile, SC, de 5 a 8 de abril de 2006. Anais no prelo.


Mata, Speranza França da, Gavazza, Sérgio, Almeida, Maria Cândida M. de et alii (orgs).Educação Ambiental: Compromisso com a sociedade.Rio de Janeiro:MZ Editora, 1999.


MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO. PARÂMETROS CLURRICULARES NACIONAIS 5ª a 8ª séries. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998.


MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO. PARÂMETROS CLURRICULARES NACIONAIS 5ª a 8ª séries.TEMAS TRANSVERSAIS. Brasília, 1998.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Programa Parâmetros em Ação. Meio Ambiente na Escola – 5ª a 8ª séries. Guia para Atividades em Sala de Aula. Brasília, 2001.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Programa Parâmetros em Ação. Meio Ambiente na Escola – 5ª a 8ª séries. Módulos 1 a 9. Brasília, 2001.


CEDI – Centro Ecumênico de Documentação e Informação. Movimento dos Atingidos por Barragens – CRAB. Educação Ambiental. Uma abordagem pedagógica dos temas da atualidade. Rio de Janeiro, 1994.


FUTURO CONGRESSOS E EVENTOS (Ed.). Temas em Educação III – Jornadas 2004.


KRANZ, p. Pequeno Guia da Agenda 21 local. Rio de Janeiro: Ed. Hipocampo, 1999.

Ilustrações: Silvana Santos