Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
O que fazer para melhorar o meio ambiente
22/11/2007 (Nº 20) Sete Pecados Capitais do desperdício
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=484 
  
Nova pagina 1
Site lança “Sete Pecados Capitais do desperdício”
Data: 4/6/2007

A partir do próximo dia 5 de junho, dia internacional do meio ambiente, a H2C, empresa de consultoria especializada em Uso racional da Água, disponibilizará em seu site, uma lista com os Sete Pecados Capitais do Desperdício. Os sete pecados poderão ser colocados em murais, geladeiras, quadros e até mesmo como tela de proteção do micro.



Uma atividade especialmente desenvolvida para crianças de 7 a 11 anos, será realizada na represa Billings, em São Paulo, em comemoração ao dia do meio ambiente, o evento Velejando pela Natureza tem o intuito de desenvolver a consciência ecológica. Esse evento será marcado por uma regata ecológica com sete barcos a vela, cada um trazendo um “pecado capital”.



Em pesquisa recente da consultoria, notou-se que o brasileiro gasta , em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde – a organização recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa, em média.


O problema da falta água vem se agravando ano a ano nas principais metrópoles brasileiras, apesar de vivermos no território mais rico em água doce do mundo, detentor de 12% das reservas do planeta. O sentimento de ter água em abundância dá, à maioria dos brasileiros, uma sensação de que a água doce nunca vai acabar. “A cultura do desperdício levou o país a uma condição preocupante. Faltará água nas torneiras se a população não tomar consciência”, afirma o engenheiro Carlos Lemos da Costa, consultor especialista em Uso Racional da Água.



No último dia da água (22 de março), a consultoria já havia disponibilizado os Dez Mandamentos da Economia de Água, que geraram milhares de downloads.



Tecnologia e Atitude

De acordo com o consultor, existem basicamente duas formas de economizar água: com tecnologia e atitude. A atitude não custa nada, ao contrário, permite economizar recursos que podem pagar a adoção de tecnologia, que aumenta a economia. “O que pretendemos com esta ação é conscientizar o maior número de pessoas com informações do quanto uma mudança de atitudes no seu cotidiano pode colaborar com a economia de água”, diz Costa.



Calcule seu potencial

O site também disponibiliza uma ferramenta que possibilita a qualquer pessoa checar se ela está gastando muita água. “Constatamos que cerca de 90% dos usuários dessa ferramenta descobrem que podem economizar até 60% na conta de água”. O site da H2C é www.h2c.com.br



O grande vilão

Um dos principais vilões do desperdício é a bacia sanitária. Uma residência com quatro pessoas aciona a descarga sanitária em média 16 vezes ao dia. A conta revela uma economia de 11.560 por mês, ou o equivalente à redução de 80% no consumo de água nas descargas sanitárias.




descargas
litros/dia
litros/mês
m³/ mês
Gastos
Economia

Bacias de 30 litros
16 vezes/dia
480
14.400
14,4
R$46,00
80%

Bacias de 6 litros
16 vezes/dia
96
2.880
2,88
R$9,22



Carlos Costa lembra ainda que a água utilizada para a descarga nos vasos sanitários é a mesma água tratada e potável, proveniente da rede pública de abastecimento, e cuja destinação deveria servir a finalidades mais nobres, para as quais é imprescindível o uso de água tratada e dentro dos padrões internacionalmente estabelecidos.
Por isso, a H2C entende que, além de ganhos econômico-financeiros, as empresas, as pessoas e a sociedade como um todo obtêm essenciais lucros ambientais, com a diminuição da necessidade de implantação de novos reservatórios, cujas obras e lagos acabam desmatando florestas nativas, além de preservar a água, um bem cada vez mais escasso e de elevado custo.


Veja como coisas simples podem ajudá-lo a reduzir o consumo:

· Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba e economize até mil litros de água por mês;

· Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo;

· Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês; se o seu chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu aparelho por um mais eficiente;

· Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água!

· Coloque a funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.

· Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.

· Jamais use água para varrer a calçada! Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.

· Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.

· Esteja atento a vazamentos! Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia e, num mês, 1.380 litros! Canos furados e vazamentos em vasos sanitários também são grandes prejuízos.


Informações para a imprensa:
Mandarim Comunicação
Fone 11 3337-5633 Cel. 7666-6423
Raquel Saraiva (raquel@mandarim.com.br)
Rodrigo Prada (rodrigo@mandarim.com.br)
Silvério Rocha (silverio@mandarim.com.br)

Fonte: http://www.jornaldomeioambiente.com.br/JMA-index_noticias.asp?id=12911

Ilustrações: Silvana Santos