Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Divulgação de Eventos
22/11/2007 (Nº 20) Alguns eventos ambientais
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=481 
  
Eventos ambientais

Alguns eventos ambientais:

 

- III Encontro Estadual de Educação Ambiental

Nas Águas da Educação Ambiental: Produções e Políticas

A Rede Paulista de Educação Ambiental – REPEA, Pólo Repea Turvo e Grande, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Preto realiza nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho de 2007, no município de São José do Rio Preto-SP, o III Encontro Estadual de Educação Ambiental - III EEEA. A iniciativa conta também com a colaboração de uma Comissão Local e Estadual composta por diferentes entidades.

O objetivo do encontro é o fortalecimento da educação ambiental no estado de São Paulo e ampliar a reflexão sobre o papel do agente público, da participação e mobilização social para a construção e implementação da Política Estadual de Educação Ambiental. Nos grupos de trabalho será debatido o texto base da Política Estadual de Educação Ambiental.

Durante o encontro ocorrerão conferências com educadores ambientais de reconhecimento nacional e internacional, oficinas e grupos de trabalho. Também estão programadas atividades culturais diversas, tais como: feira de trocas, mostra de vídeos ambientais, exposição de painéis com projetos de Educação Ambiental, entre outras. Estão confirmadas as presenças do dirigente da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marco Sorrentino; a educadora Moema Viezzer e o Secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo, Francisco Graziano. A conferência de abertura será da educadora Ondalva Serrano, com o tema A arte da construção de uma política de educação ambiental.

Estima-se a participação de 3000 pessoas, entre professores da rede pública e privada, educadores ambientais, pesquisadores, estudantes, profissionais em geral e interessados na temática.

As inscrições para o III EEEA vão até 6 de julho e podem ser feitas através do site da REPEA www.repea.org.br. Para obter mais informações, entre em contato com a Comissão Local pelo telefone: (17) 3222-1589 ou pelos e-mails encontroambiental@faperp.org.br e repea@repea.org.br.

No evento, a REPEA dará continuidade ao Diagnóstico da EA no estado de São Paulo, que teve sua primeira versão no II Encontro Estadual de Educação Ambiental - II EEEA realizado em 2003, em Rio Claro, com resultados já divulgados no site da Rede e na publicação Orientação para educação ambiental: nas bacias hidrográficas de São Paulo.

Local do Encontro

O III EEEA será realizado em Rio Preto, no Ginásio Natalone, localizado no complexo da represa Municipal, onde ocorrerão diversas atividades. As oficinas serão realizadas nas escolas municipais e particulares, e os Grupos de Trabalho no Sesi.

REPEA e Pólo Turvo e Grande

A REPEA é uma articulação entre pessoas e instituições ligadas a Educação Ambiental do Estado de São Paulo. A rede possibilita a troca de informações, experiências e ações de EA, promovendo seu fortalecimento no estado e pais. A Rede tem um portal, com banco de dados sobre as experiências em Educação Ambiental, seus atores e instituições das 20 bacias hidrográficas do Estado de São Paulo, capacitações e outros serviços. É organizada em Pólos descentralizados, relacionados às Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo – UGRHIs, tendo as bacias hidrográficas como territórios de articulação.

 

Desde 2003, educadores e instituições sediados na cidade de São José do Rio Preto, na Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, tornaram-se elos da REPEA, contribuindo para a consolidação e expansão da Rede na região do Noroeste do Estado de São Paulo.

Atividades do evento e Programação:

Conferência e Mesas de debates

Apresentação de temas e idéias por pessoas reconhecidas por sua atuação no campo da EA, gestores públicos, lideranças com o objetivo de subsidiar os debates, atualizar temas e apresentar questões para a reflexão.

Painel

Exposição na forma de painel sobre o projeto de Educação Ambiental em desenvolvimento. Posteriormente o painel estará disponível no banco de dados do site da REPEA. Os painéis serão fixados a partir das 14h do dia 25/7 e retirados a partir das 18h do dia 27/7. Custo para inscrição de painel: R$ 10,00.

Oficina

Oferecimento de Oficina sobre projeto, metodologia ou prática de Educação Ambiental. As oficinas realizadas posteriormente farão parte do banco de dados do site da REPEA. Todos oficineiros receberão a doação da publicação: Orientação para EA nas Bacias Hidrográficas do Estado de SP – Origem e Caminhos da REPEA. Datas das oficinas: 26 e 27/7 das 15h às 18h.

 

Grupos de Trabalho (GT)

Tem como objetivo a discussão e diálogo sobre o texto base da Política Estadual de Educação Ambiental.

Plenária

A Plenária é o espaço de compartilhamento dos trabalhos dos Grupos e das deliberações. Na pauta de discussões estão os rumos e prioridades de ação da REPEA, a construção de sua agenda, sustentabilidade da rede e a escolha do local de realização do IV EEEA.

Feira de Trocas

A Feira de Trocas terá início na abertura do Encontro, é uma atividade com princípios da economia solidária, possibilitando a substituição do uso do dinheiro, a reflexão sobre padrões de consumo e o estímulo à comunicação, à solidariedade e à cooperação.. É uma oportunidade de intercâmbio no qual se privilegiam os valores humanos.

Serviço:

Inscrição: www.repea.org.br

 

Comissão Local:

e-mail: encontroambiental@faperp.org.br

telefone: (17) 3222 1589.

 

Comissão Estadual: e-mail: repea@repea.org.br


- VIII Congresso de Ecologia do Brasil

 

O VIII CEB é um evento da SEB - Sociedade de Ecologia do Brasil, organizado pelo Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo. O evento terá lugar na cidade de Caxambu, Minas Gerais, nas dependências do Hotel Glória e Centro de Convenções, no período de setembro de 2007.

Sociedade de Ecologia do Brasil congrega pessoas, sociedades e instituições que atuam em Ecologia e áreas afins.

Esta Sociedade mantem intercambios com outras Sociedades e Instituições e promove o aperfeiçoamento de profissionais da área. Incentiva, estimula e educa a comunidade, como um todo, em questões ambientais.

Estimula a pesquisa científica e suas aplicações. Promove cursos, work-shop, congressos e conferências e poderá conceder prêmios.

Maiores informações: http://www.viiiceb.org.br/site/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1


- Encontro Intercontinental sobre a Natureza (4 a 10 de novembro de 2007)

 

Local e Data

Fortaleza - Ceará - Brasil

2 a 8 de Dezembro de 2007

Abertura
Praça Verde -  Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
2 de Dezembro de 2007 - 19 horas

Eco Arte Cultura
Centro de Convenções do Ceará
2 a 6 de Dezembro de 2007

Atividades Técnico-Científicas
Centro de Convenções do Ceará
3 a 6 de Dezembro de 2007

PROECO - Feira de Feira de Tecnologia e Produção Limpa
Centro de Convenções do Ceará
3 a 6 de Dezembro de 2007

Eco Turismo e Esporte Natureza
Externo - Diversos
7 e 8 de Dezembro de 2007

  • 2 de dezembro – Abertura
  • 3 a 6 de dezembro – Técnico/Cientifico
  • 3 a 6 de dezembro – Cursos – Interno
  • 3 a 5 de dezembro – Conferências, Mesas Redondas, Simpósios, Tribuna Livre da Natureza, Oficinas de Trabalho e Estudos de Casos.
  • 2 a 6 de dezembro – Eco Arte Cultura e Livraria Ecológica
  • 3 a 6 de dezembro – PROECO (Feira)
  • 7 e 8 de dezembro – Ecoturismo e Esporte Natureza – Externo

ATENÇÃO:

  • Até 20 de julho o resumo do trabalho deverá ser enviado ao Comitê Executivo (plenário e painel) *

PLENÁRIAS
Consiste de apresentação orais em auditórios específicos com sistema de multimídia para os cursos, conferências, mesas redondas, fórum de lideres sobre trabalhos voluntários individuais, coletivos ou institucionais com resultados práticos e disponíveis para disseminação em outras localidades, com duração mínima de 1h.

PAINÉIS
Buscando atender aos objetivos do O2 de fazer uma maior aproximação entre os autores de trabalho e os participantes do encontro, o comitê executivo irá disponibilizar uma área especial para simpósios, tribuna livre da natureza, exemplo de casos e oficinas de trabalho, através de sessões de painéis onde os amigos das águas e protetores da natureza terão a oportunidade de dispor de espaço e horário para diálogos mais profundos sobre os temas expostos, com duração mínima de 4h e até 8h.

Cada trabalho terá um estande em área específica para exposição nas categorias profissional (graduados) e estudantes (fundamental, médio e superior), com área de circulação de 6 m2 (3x2) por 2,20 m de altura contendo área útil para exposição de 12 m2 , quadro (para anotações com 2 m2 ), pincéis, apagador, bancada, cadeira, lâmpada e tomada (notebook).

* A comissão organizadora fica livre para fazer adequação, na forma de apresentação, caso julgue necessário.

PERFIL TÉCNICO
Os trabalhos a serem apresentadas deverão obrigatoriamente tratar de experiências definidas, onde sejam claros seus objetivos, conclusões e recomendações para que os conhecimentos possam ser aplicados em forma de programas ou projetos, trazendo subsídios para implementação de políticas governamentais ou aproveitamento direto de seus resultados práticos através de ações sócio ambientais com geração de trabalho e renda e a proteção à Natureza.

TEMAS
Os temas gerais abordados para Simpósio, Tribuna Livre da Natureza, Oficina de Trabalho e Exemplo de Casos são:

I – Biodiversidade

II – Desertificação

III – Salinização em Perímetros Irrigados

IV – Gerenciamento Costeiro

V – Zoneamento Ecológico-Econômico

VI – Unidades de Conservação Ambiental

VII – Uso e Ocupação do Meio Físico Urbano

VIII – Sistemas de Georreferenciamento Aplicados à Análise Ambiental

IX – Gerenciamento Integrado das Águas

X – Poluição das Águas

XI – Água: Fator de Desenvolvimento Social e Econômico

XII - Água e Ecossistema

XIII - Disposição Racional de Resíduos Sólidos

XIV - Técnicas de Recuperação de Áreas Degradada

XV - Educação Ambiental

XVI – Energias Limpas

XVII – Outros

SOBRE O RESUMO
A seleção dos trabalhos será feita através dos resumos. O mesmo deverá ser preenchido com os campos abaixo:
- e-mail para resposta
- autor(es) e apresentador
- título e resumo com, no máximo, 3000 caracteres (letras)
- categoria
- forma de apresentação
- 2 a 3 palavras-chave

  • Até 10 de agosto – os autores serão comunicados sobre a aceitação do trabalho
  • Até 30 de agosto – o autor que tiver trabalho(s) aprovado(s) para o O2007 deverá, obrigatoriamente, ter enviado o trabalho completo e estar inscrito. Após esta data não será aceito, pois não haverá tempo hábil para publicação nos anais do evento.

SOBRE O TRABALHO COMPLETO
Após a aprovação do resumo, o autor deverá enviar o trabalho completo (no mesmo sistema que foi enviado o resumo), com as seguintes especificações:
Formato: Artigo Científico
Fonte: Arial 12 (Pode conter gráficos, tabelas e fotos)
Espaçamento: 1,5
Parágrafo: 1cm (5 caracteres)
Página: tamanho A4 (210 x 297 mm )
Margens: superior 2 cm , inferior 2 cm , esquerda 3 cm e direita 2 cm
Arquivo: PDF

Inscrições:

MODALIDADE, VALORES E PRAZOS PARA INSCRIÇÕES

MODALIDADE

ATÉ 31.07.2007 (R$)

ATÉ 31.10.2007 (R$)

APÓS 31.10.2007 (R$)

Pessoa Jurídica *

625,00

750,00

875,00

Pessoa Física

150,00

175,00

200,00

Membro de ONGs

100,00

125,00

150,00

Estudante (não graduado)

70,00

85,00

100,00

  • - com direito a 5 participantes

Faça o mundo respirar melhor. Divulgue o O2!

IHAB
Av. Santos Dumont, 7700 – Térreo
Dunas – CEP 60190-800
Fortaleza-Ceará-Brasil
Fone: 55 85 3262 1559 – Fax: 55 85 3262 1175
www.ihab.org.bro2@ihab.org.br


Revistaea.org

Ilustrações: Silvana Santos