Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Apresentação
22/11/2007 (Nº 20) Editorial
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=465 
  
Educação Ambiental em Ação<

Apresentação da 20ª Edição

A publicação desta edição representa a superação de um desafio da equipe da Educação Ambiental em Ação. Com o lançamento previsto para março de 2007, tivemos que aguardar pela solução de algumas questões técnicas, e aqui estamos, retornando ao trabalho para colaborar com a divulgação e a difusão da Educação Ambiental. Trata-se, também, de uma edição comemorativa de 5 anos de atividades da revista, e de mais um Dia Mundial do Meio Ambiente. Temos, portanto, muito o quê comemorar.

Sensibilizando e conscientizando pela Educação Ambiental é o tema desta edição. Inspiramo-nos na frase:

"Minha vontade era sair gritando, ante as queimadas que destroem as florestas. Como seria confinado num manicômio, decidi denunciar esses crimes por meio da arte". Frans Krajcberg

Nós optamos por fazer esta revista, como forma de manifestar nossa vontade de colaborar com as questões ambientais que se apresentam, muitas vezes, de forma assustadora. Acreditamos, portanto, que a Educação Ambiental é importante ferramenta para a promoção de mudanças de postura frente aos hábitos cotidianos.

Até hoje, a questão sobre a Educação Ambiental ser uma disciplina específica da grade curricular, ou ser trabalhada de forma interdisciplinar, gera polêmica, e por quê? Porque esta prática educacional ainda não foi plenamente compreendida pelos ambientes educacionais, principalmente das séries iniciais da educação básica. É preciso que se conheçam os propósitos e os princípios da EA estipulados por diferentes coletivos, apresentados em diversos documentos referência da Educação Ambiental como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a Lei Nº 9.795/99, a Carta da Terra, entre outros, que preconizam a EA como prática interdisciplinar em todos os níveis de ensino e nas diferentes esferas da sociedade. Estes documentos, portanto, são parte desta edição, uma vez que são fundamentais para a compreensão da EA. Entretanto, voltando a questão inicialmente apresentada, compreendemos que a EA deve ser trabalhada como disciplina específica em cursos de formação de educadoras(es) , uma vez que estes profissionais necessitam de capacitação e acesso a muitas informações didático-pedagó gicas que norteiam a EA.

Além dos documentos referência que fazem parte do "cardápio" desta edição, apresentamos artigos, entrevistas, sugestões de atividades, dinâmicas, divulgação de eventos e muito mais.

Acreditamos que a Educação Ambiental tem papel crucial para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e para o desenvolvimento de um povo que valoriza sua diversidade cultural, que exerce a cidadania e tem seus direitos garantidos, principalmente o direito de viver em um ambiente sadio. Mas, para que ela possa exercer este papel, há um longo caminho a ser percorrido com o engajamento da sociedade como um todo.

A todos, uma boa leitura!

Berenice Gehlen Adams e Equipe da Educação Ambiental em Ação.

 

JUNHO-2007

Ilustrações: Silvana Santos