Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Saber do Fazer
14/12/2006 (Nº 19) Receitas Caseiras para o controle de pragas e doenças
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=456 
  
Nova pagina 1

Caros leitores e caras leitoras!

Todos sabemos que quanto menos produtos químicos no ambiente, melhor. Por isto, disponibilizamos algumas receitas encontradas na Internet - link referido - para que sejam divulgadas e aproveitadas e substituídas por produtos poluentes:

Receitas Caseiras para o controle de pragas e doenças

Pulgão, Percevejos e ácaros

Calda de Fumo de Corda: Picar 100 g de fumo de corda e misturar em 1 litro de água. Deixar por 10 horas. Coar e diluir em 10 litros de água. Acrescente 100 g de sabão comum. Aplique por pulverização. Calda válida por DOIS dias.

Pulgão

Calda de Folhas de Tomate: Ferver 100g de folhas de tomate em um litro de água. Coar. Aplicar por pulverização. 

Formigas Cortadeiras

Plantar em um vasinho hortelã e gergelim[...]

Formigas Domésticas

Casca de pepino ou Limão fatiado repele as formigas.

Ácaros

Cozinhar dez folhas inteiras de coentro por dez minutos. Deixar esfriar e pulverizar [...] 

Cochonilhas

Emulsão de óleo vegetal. - Misturar 100 g de sabão comum picado a um copo de água e acrescentar dois copos de óleo vegetal. Levar ao fogo até ferver. Esfriar. A pasta resultante deve ser aplicada sobre as cochonilhas.

Percevejos

Esmagar urtiga com um pouco de água e areia. Diluir em água o líquido resultante na proporção de 1 para 10. Coar. Pulverizar sobre as partes atacadas.  

Aranhas, lagartas e tatuzinhos

Captação manual.

 

Fonte:

http://www.bonsaikai.com.br/PragaseDoen%C3%A7as.htm

 

Ilustrações: Silvana Santos