Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Dicas e Curiosidades
14/12/2006 (Nº 19) Ecologia X Economia - Por Olimpio Araujo Junior
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=454 
  
Nova pagina 1

Ecologia X Economia

 

Olimpio Araujo Junior

 

Meio Ambiente e Responsabilidade Social

 

e-mail: olimpioaraujojr@uol.com.br

 

 

    

Ecologia significa “estudar a casa” e Economia significa “arrumar a casa”, ou, “colocar a casa em ordem”. Porém, em nossa sociedade estas duas palavras às vezes parecem incompatíveis.

 

 

O físico Fritjof Capra, ao estabelecer em sua obra “The Web of Life (1996)”, as interdependências e os inter-relacionamentos entre os fenômenos sociais, culturais e ambientais, consegue como ninguém demonstrar o quanto podemos aprender com o Meio Ambiente. Um bom exemplo disso é nosso sistema econômico, que por não ter aprendido com o nosso sistema natural (ecossitema), acaba sendo ineficiente e pouco inteligente.

 

 

Existe uma frase muito conhecida, que diz que na natureza nada se perde, tudo se transforma. Se dá certo na natureza, por que não pode dar certo na economia? É por desperdiçar tanto que estamos exaurindo nossas fontes de recursos e acabando com nosso ambiente natural, por isso, pensar em soluções contrárias ao desperdício é sinônimo de responsabilidade sócio ambiental que gera benefícios a coletividade e lucro para a empresa.

 

 

Antes de planejar nossas atividades comerciais e industriais, devemos observar mais a natureza, pois nela, o que é resíduo para um ser vivo, serve de alimento ou fonte de energia para outro. Usando e reciclando continuamente cada molécula existente, os organismos vivem na Terra a bilhões de anos, agora o homem em poucas décadas está desequilibrando e degradando o ambiente, devido seus sistemas lineares de produção, onde se extrai a matéria prima, é confeccionado, vendido e consumido o produto, e no final disposto na natureza, geralmente de forma irregular.

 

 

Cada vez mais a necessidade, tanto ambiental quanto econômica, obriga a pesquisa de novos materiais, onde seja planejado com antecedência sua reutilização após seu uso. As empresas estão tendo que se adaptar a nova realidade, organizando sistemas que utilizam menos energia, reutilizam a água, absorvem novamente seus resíduos em sua própria produção. Já existem muitas que descobriram que seu resíduos valiam mais que seu produto, e hoje dão ênfase na utilização do resíduo.

 

 

Para se administrar com responsabilidade ambiental, é necessário investimento em tecnologia e em formação, mas o lucro final e os  excelentes resultados superam em muito o investimento realizado. Quando todos os empresários descobrirem que é muito mais lucrativo ser eficiente, nós ambientalistas teremos um problema a menos para resolver.

 

Fonte - http://olimpioaraujojr.sites.uol.com.br/artigos/ecologiaxeconomia.htm

Ilustrações: Silvana Santos