Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
Início Cadastre-se! Procurar Área de autores Contato Apresentação(4) Normas de Publicação(1) Dicas e Curiosidades(7) Reflexão(3) Para Sensibilizar(1) Dinâmicas e Recursos Pedagógicos(6) Dúvidas(4) Entrevistas(4) Saber do Fazer(1) Culinária(1) Arte e Ambiente(1) Divulgação de Eventos(4) O que fazer para melhorar o meio ambiente(3) Sugestões bibliográficas(1) Educação(1) Você sabia que...(2) Reportagem(3) Educação e temas emergentes(1) Ações e projetos inspiradores(25) O Eco das Vozes(1) Do Linear ao Complexo(1) A Natureza Inspira(1) Notícias(21)   |  Números  
Contribuições de Convidados/as
14/12/2006 (Nº 19) Dinâmica: O MORCEGO E AS MARIPOSAS
Link permanente: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=450 
  

Dinâmica: o morcego e as mariposas

 

 

Elenice Fritzsons, agrônoma, doutora em Engenharia Florestal, na área de concentração Conservação da Natureza, UFPR, professora da FAMEC (Faculdade Metropolitana de Curitiba),

elenfrt@yahoo.com.br

 

 

Ainda existem muitas pessoas no mundo que detestam ou tem aversão a morcegos. Adquirir conhecimentos sobre as espécies, hábitos alimentares, costumes, etc, é uma forma de entendê-los, desmitificá-los e assim passar a protegê-los.  Os morcegos têm um papel ecológico importante como predadores primários de um número grande de insetos voadores noturnos, inclusive de pragas que causam problemas à agricultura. A maioria dos morcegos é insetívora e assim, eles podem ser considerados controladores de insetos como a mariposa, pernilongo e besouro A transmissão de doenças a seres humanos por morcegos não é freqüente e pode ser evitada. Estas informações, associadas à prática que apresento a seguir, faziam parte das atividades realizadas com crianças e adolescentes no programa de Educação Ambiental no Jardim Botânico de Paulínia, interior de São Paulo. A brincadeira chama-se Morcego e Mariposa.

 

Faixa etária

Esta dinâmica é própria para crianças e adolescentes

 

Com é feita a brincadeira

Faz-se um círculo com as crianças, geralmente mais de cinco, sendo que uma criança deverá ficar isolada no meio do círculo. Delimita-se este círculo de crianças com uma corda ou mangueira de jardim.

As crianças que estão na roda representam as mariposas e a que está no centro da circunferência representa o morcego. Passa-se uma venda nos olhos da criança que representa o morcego e, a partir do sinal dado pelo coordenador, inicia-se a brincadeira.

O morcego repete quantas vezes quiser a palavra “morcego” e as crianças que estão na roda devem repetir em igual número de vezes e, no mesmo tom, a palavra “mariposa”, conforme o exemplo:

A que está no papel de morcego diz:

-Morcego, morcego.

As outras crianças, no papel de mariposas respondem:

-Mariposa, mariposa.

Orientados pelos sons das respostas das crianças que representam as mariposas, o morcego, de olhos vendados, tenta pegar as crianças que, por sua vez, tentam fugir do morcego, mas que não podem ir longe, pois se encontram no espaço delimitado pela circunferência.

Toda criança que for pega deverá sair da roda até restar uma só criança ao final da brincadeira e esta, a que restou, deverá ser o morcego na próxima rodada.

 

Complementação

Dependendo da faixa etária, pode-se explorar diversas informações sobre os morcegos, até mesmo fazer alguma pesquisa em algum site na internet. Como sugestão, abaixo estão alguns deles onde podem ser encontrados fotos e curiosidades sobre a vida dos morcegos:

http://www.geocities.com/~esabio/morcego/morcegos.htm

http://www.morcegolivre.vet.br/morcegos1.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Morcego

Boa sorte!!

 

Ilustrações: Silvana Santos