Estamos sendo lembrados de que somos tão vulneráveis que, se cortarem nosso ar por alguns minutos, a gente morre. - Ailton Krenak
ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 86 · Março-Maio/2024
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Dinâmicas e Recursos Pedagógicos
14/12/2006 (Nº 19) Jogo de tabuleiro inspirado em Van Gogh
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Leitoras e leitores amigos, a frase de Van Gogh

Andei por esta terra durante trinta anos e, por gratidão, quero deixar alguma lembrança

me inspirou um tabuleiro de jogo...

Vamos brincar?!

Um beijo e bom divertimento, Marina.

 

Vamos começar montando o tabuleiro para nosso jogo:

 

- Use toda a sua imaginação e desenhe na primeira casa como você acha que era a sua cidade há 30 anos atrás (ou se a professora e a escola tiverem tempo, pesquisem como era a cidade há 30 anos) ;

- Cinco casas depois, como era a cidade há 25 anos, (casa 5);

- Cinco casas depois, há 20 anos, (casa 10);

- Cinco casas depois há 15 anos, (casa 15);

- Cinco casas depois há 10 anos, (casa 20);

- Cinco casas depois há 5 anos, (casa 25);

- Cinco casas depois, como é atualmente, (casa 30);

 

Eis aqui alguns itens interessantes para você focar nesta pesquisa: população da cidade, transporte, prédios que existiam e não existem mais, ou construções que foram levantadas nesse período: se os rios da cidade tinham mais peixes, se alguém nadava nesses rios há 30 anos atrás,  e como era o saneamento básico. Com relação às escolas, pesquisar se são melhores ou piores hoje em dia, assim como se os Hospitais, as Estradas - vias de acesso à cidade, a fauna e flora, o clima, enfim, existe uma infinidade de temas para se montar este tabuleiro, ou até podem ser feitos vários.

 

Para jogar vamos precisar de:

- um dado;

- de 3 a 6 jogadores;

- 3 cartões com cada uma destas frases: “Está igual, nada mudou.” (fique onde está); “Esta pior!” (em qualquer sentido), (volte três casas); “Melhorou!” (em qualquer sentido (avance três casas).

 

Regras do jogo: 

 

Cada jogador rola o dado na sua vez de jogar e avança tantas casas quantas o dado mostrar.

O jogo corre normalmente até que um jogador caia em algum das casas que são múltiplos de 5.

 

Nestas casas ele retira um cartão, que lhe dirá se este jogador avança ou recua casas. Quando o jogador tirar uma das cartas, ele deve concordar ou discordar da frase escrita no cartão: se concordar deve explicar por que concorda e se discordar, por que discorda.

 

Antes, durante, ou depois do jogo, sugiro a quem estiver aplicando o mesmo, que explique os porquês dos avanços e recuos, ou do “permanecer” onde está, veja a seguir:

 

Em cada uma das casas múltiplo de 5, tentem responder a seguinte questão: a mudança que houve na cidade e/ou região, foi melhor para a cidade? Se a resposta for positiva a frase tema do jogo se ajusta, se for negativa, não se ajusta;

 

Os envolvidos no jogo devem refletir que tipo de lembrança Van Gogh estava se referindo? Positivas ou negativas? No meu entender ele estava se referindo ao lado humano e belo dos locais onde esteve, e das pessoas que conheceu durante sua vida.

Van Gogh viveu de 1853 a 1890, um curto período de 37 anos, mas neste breve espaço de tempo nos deixou obras maravilhosas, cheias de brilho de vida e paixão, entre estas: alguns auto-retratos;  os girassóis,  a noite estrelada; o velho moinho, alguns desenhos em carvão que são maravilhosos...

 

E para finalizar o jogo vamos refletir: que tipo de lembrança você vai deixar neste mundo?!

Bom divertimento!

Pessoal, não posso deixar de desejar a todos um:

 

Feliz Natal, Feliz Chanukah, Feliz 2007!

 

Um beijo, Marina

Marina Strachman é arquiteta e urbanista, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente e especialista em educação ambiental. marinastrachman@yahoo.com.br

 

 

Ilustrações: Silvana Santos